Um levantamento do Instituto Datafolha, encomendado pela Abecs, estima que o Dia das Mães deste ano movimentará R$ 16,3 bilhões em compras com meios eletrônicos de pagamento, com 60% dos consumidores planejando presentear suas mães, gastando em média R$ 249, um aumento de 8,7% em relação ao ano passado. Os itens mais procurados são vestuário (39%), cosméticos (25%) e produtos para casa (14%). A maioria (73%) pretende comprar em lojas físicas, com 25% optando pelo e-commerce. Cartões são o meio de pagamento preferido para 50% dos consumidores, seguido do Pix (37%). Jovens de 18 a 24 anos planejam gastar em média R$ 269, e as classes A/B lideram em valor médio de compras com R$ 295. Regionalmente, o Sudeste é o maior responsável pelos gastos totais, com R$ 6,7 bilhões.
Resumo supervisionado por jornalista.Levantamento do Instituto Datafolha estima que este Dia das Mães deve movimentar R$ 16,3 bilhões em compras realizadas por meios eletrônicos de pagamento. A pesquisa, encomendada pela Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, apontou ainda que 6 em cada 10 consumidores pretendem presentear suas mães e o gasto médio deles será de R$ 249, um montante 8,7% maior em relação ao visto no ano passado, que foi de R$ 229. A medição trouxe outras informações relevantes:
- Dentre os presentes mais procurados, itens de vestuário (39%) ainda ganham na preferência dos consumidores, seguidos de cosméticos, perfumes e maquiagem (25%), itens para casa (14%), como eletrodomésticos, utensílio, móveis etc.; flores (7%), relógios, joias, bijuterias (5%); e eletrônicos (4%). Chocolates (4%) e cestas de café da manhã (2%) também estão na lista de desejos;
- 73% dos entrevistados informaram que pretendem adquirir seus presentes em uma loja física e 25% provavelmente vão optar pelo e-commerce;
- A intenção de adquirir o presente em loja física é maior entre as mulheres (76%) do que entre os homens (71%); já na compra online a situação se inverte, com eles (28%) comprando mais em plataformas digitais do que elas (22%);
- 50% dos consumidores têm como principal meio de pagamento o cartão, sendo que 28% deles costumam optar pelo cartão de crédito e 22% pelo cartão de débito;
- Outros meios de pagamento apontados são Pix (37%), dinheiro (31%), boleto (2%) e cartões de loja – private label (1%);
- Dentre os consumidores mais jovens (18 a 24 anos), a intenção de compra é de 85% e esse público pretende gastar, em média, R$ 269;
- Entre os que têm de 25 a 34 anos o valor da compra sobe para R$ 279, desce para R$ 232 entre aqueles com 35 a 44 anos, vai a R$ 219 entre os quem têm 45 e 59 anos e sobe para R$ 242 na faixa dos 60+;
- No recorte que traz resultados considerando a classe socioeconômica, as classes A/B aparecem com maior valor médio, de R$ 295, seguidas da classe C com R$ 244 e das classes D/E com R$ 209;
- Por região, a Norte apresenta o maior valor médio de compras: R$ 271, seguida por Sudeste, com R$ 257, Centro-Oeste, com R$ 249, Nordeste, com R$ 241, e Sul, com R$ 225;
- No entanto, ao se levar em conta os gastos totais, o Sudeste lidera, com R$ 6,7 bilhões (12,5% acima do visto em 2024). É seguido pelo Nordeste, com R$ 4,5 bilhões (+3,4%), Sul, com R$ 2,3 bilhões (+12%), Norte, com R$ 1,3 bilhão (+1,7%), e Centro-Oeste, com R$ 1,2 bilhão (+18,8%).