O Rio de Janeiro deu as boas-vindas a um marco estratégico para o mercado de beleza profissional brasileiro. A primeira edição da Professional Fair Rio de Janeiro, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro no ExpoRio Cidade Nova, não só atraiu milhares de visitantes, como também confirmou o acerto da estratégia de regionalização do Grupo Beauty Fair CO., reconhecendo o potencial do setor fluminense.
Com mais de 150 marcas e cerca de 30 mil visitantes ao longo de três dias, a feira superou expectativas de público e engajamento. O evento reforçou o compromisso da organização em levar inovação, capacitação e oportunidades de negócios a mais de um milhão de profissionais nos próximos três anos, consolidando o Rio como o segundo maior mercado de consumo de beleza do país, ao lado de São Paulo e Minas Gerais.

“Após 11 anos sem uma feira de beleza no Rio de Janeiro, fomos recebidos com entusiasmo. Profissionais da capital e de cidades distantes participaram intensamente da programação, muitos deles viajando em caravanas especialmente para o evento”, destaca Keila Kerber, Head de Eventos Regionais da Beauty Fair Co.
O poder econômico da beleza no Rio de Janeiro
O evento também chama atenção para o peso do setor na economia. Segundo dados do SEBRAE RJ e DATASEBRAE:
- O mercado da beleza é um dos de maior crescimento global, gerando cerca de 5,4 milhões de oportunidades de trabalho no país.
- O Rio de Janeiro abriga cerca de 124 mil micro e pequenas empresas no setor de beleza e cosméticos, totalizando 157.008 estabelecimentos.
- Com 87,96% no setor de serviços, a principal atividade – cabeleireiros, manicure e pedicure – soma 100.887 estabelecimentos.
- A capital concentra 44,91% das empresas de beleza do estado, consolidando-se como epicentro do segmento.
“A beleza é mais do que um produto, é uma jornada. O crescimento e a resiliência do setor, comprovados por superar segmentos tradicionais do consumo, demonstram que estamos em um mercado de futuro. Os atos de cuidar e ser cuidado estão em alta e influenciam o estilo de vida e as tendências de compras. Isso exige que o profissional esteja à frente, buscando constantemente inovação e aperfeiçoamento”, afirma César Tsukuda, CEO do Grupo Beauty Fair CO.
Com o mercado global de beleza projetado para atingir R$ 580 bilhões até 2027, com crescimento de 6% ao ano, segundo a McKinsey & Company (2023), a feira oferece infraestrutura e conteúdo para que os profissionais se mantenham na vanguarda do setor.
Inovação e reconhecimento profissional marcaram a estreia

No primeiro dia, domingo (19), destacou-se pelo alto fluxo de público e pela programação intensa. Dois congressos, o Congresso de Depilação e o Congresso Hair, definiram o tom da inovação:
- No Congresso de Depilação, especialistas apresentaram novas técnicas, protocolos de biossegurança e tendências, promovendo capacitação completa aos participantes.
- No Congresso Hair, ícones do setor encantaram o público: Bruno Lotufo revelou segredos das mechas loiras; Dudu Gimenez e Karine Guimarães compartilharam expertise em correção de cor; Hernandez Cardoso destacou a tendência Mocha Mousse; Mimmo Laserra, internacionalmente reconhecido, abordou influências da moda e do cinema; e a dupla Celso Kamura e Gabriela Gusmão encantou com a construção de um “look total”.
“É muito importante trazer a Professional Fair para o Rio de Janeiro porque você coloca o profissional de beleza em contato com as principais marcas do Brasil e o mantém informado sobre as novidades do mercado”, comentou Celso Kamura.

O público também conferiu atrações gratuitas, como o Palco Hair, com apresentações de Fabrício Gregório, Vivi Siqueira, Eliabe Moreira, Natasha Pires, Iara Pereira, Simone Bezerra, Karol Kramm e Bruno Pereira, além de workshops e masterclasses de Rafaela Aquino, Nilson Ribeiro, Thifany Souza, Christiany Siqueira, Clayton Barbeiro e Leiah Fernandez.

Valorizando técnica e empreendedorismo
Na segunda-feira (20), a feira manteve o ritmo intenso, com destaque para o Congresso de Manicures, lotando a Sala Copacabana com profissionais de diversas regiões. Especialistas como Thais Albertasse, Pablo Bressan e Ana Paula Villar dividiram conhecimento técnico e estratégico. “A gente sonhou muito com a feira no Rio de Janeiro. É a primeira edição da Professional Fair aqui. O congresso estava lindo, a feira também, os estandes estão maravilhosos, os corredores cheios de gente”, declarou Ana Paula emocionada.
O Congresso de Curvaturas, promovido pela Cacheadus Cosmetics, trouxe imersão em cabelos cacheados, crespos e ondulados, unindo técnica, ciência e estratégia para impulsionar carreiras.

Entre as atrações mais aguardadas, a maquiadora Daisy Teixeira, chefe de caracterização da TV Globo, realizou ao vivo uma caracterização artística temática para o Dia das Bruxas, mostrando seu processo criativo e atraindo grande público.
O talk show ‘Os 4 Pilares da Beleza’ trouxe os cabeleireiros Vivi Siqueira e Lauri Werner, ao lado de Joana Fleury (L’Oreal) e da atriz Juliana Alvez. “O universo da beleza principalmente no Brasil, veio muito lentamente e tardiamente, acompanhar uma necessidade da população brasileira”, comentou a atriz. O debate destacou a conexão entre cabeleireiro, indústria, salão e cliente para o sucesso sustentável.
Outro destaque foi a Competição Profissional NailPro Brazil, competição internacional de unhas com mais de 10 categorias, que visa “melhorar e refinar o mercado das unhas para que a gente consiga trazer mais segurança, autenticidade e reconhecimento para as nail designers, que muitas vezes não têm oportunidade de serem vistas”, afirma Michelle Mendonça, organizadora do evento.

Negócios aquecidos e experiência de varejo
Nos estandes, marcas renomadas lançaram produtos, promoveram demonstrações e ofereceram promoções exclusivas. A Monamie Cosméticos, rede com 16 unidades no Rio, atuou como varejo âncora, trazendo uma loja dentro da feira e promovendo vendas e ações que reforçaram a presença do evento no estado.
O intenso movimento evidenciou o apetite dos profissionais fluminenses por atualização e oportunidades de negócios. O terceiro dia manteve atrações gratuitas, permitindo a troca de conhecimento em make, nails, cabelos e barbearia, além de descontos e lançamentos especiais.
Expansão estratégica e compromisso com o regionalismo
O Grupo Beauty Fair CO., além da Professional Fair (BH e RJ), integra eventos como Barber Week, PMU Prime Brazil e Brazil Lash Congress, mostrando foco na ampliação e desenvolvimento regional do setor.

“A aquisição da Professional Fair, reconhecida por trazer lançamentos e inovação há 20 anos, está totalmente alinhada à missão da Beauty Fair de ampliar soluções para o mercado de beleza, agora estendendo sua influência em nível regional. Este evento no Rio de Janeiro foi essencial para nos mostrar que estamos no caminho certo”, afirma César Tsukuda.
O grupo projeta que, em três anos, as feiras regionais representem 30% do negócio total, com o objetivo de impactar um milhão de profissionais, oferecendo capacitação, novas oportunidades de distribuição e maior interação das marcas com suas comunidades locais.
