Aderir ao mercado internacional de cosméticos é uma forma de expandir a competitividade do seu negócio, atingindo novos mercados e aumentando o faturamento da sua empresa. Mas, para isso, você deve atender a determinados requisitos e se preparar para as exigências da administração pública.
Neste artigo você encontra as determinações de quem pode exportar e os passos fundamentais para expandir sua área de atuação a outros países. Continue a leitura para entender melhor sobre o processo burocrático de habilitação e comece seu novo plano de internacionalização!
Quem pode exportar?
Os requisitos para exportar envolvem a regularização da empresa e cadastros em sistemas da Receita Federal:
- situação fiscal e tributária regular;
- aderência ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE);
- capacidade operacional e econômica para realizar as operações de exportação;
- operações dentro da legislação;
- cadastro no Portal Siscomex.
Como se cadastrar no Siscomex?
O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é onde ocorrem todas as operações de exportação e o cadastro deve ser feito no Sistema Habilita.
Para isso, é preciso preencher os requisitos levantados no tópico anterior e seguir o passo a passo do Portal. Isso envolve:
- selecionar o CNPJ;
- escolher a modalidade da habilitação.
A Receita Federal tem um manual completo de habilitação no Siscomex que pode ser consultado para realizar o processo na sua empresa sem dificuldades.
O que fazer para exportar cosméticos
Os requisitos são apenas uma das etapas da exportação de cosméticos. Para conseguir prosseguir com o plano de internacionalização, a sua empresa deve ter setores dedicados às negociações internacionais, planejamentos de produção, marketing, logística e mais, além de conhecer profundamente o mercado alvo.
Isso significa que ainda há um grande caminho para trilhar antes de fechar as primeiras vendas. Dessa forma, é essencial se preparar para os desafios que podem aparecer.
Para ajudar nesse processo, a Beauty Fair reuniu seu know how em um checklist completo sobre planejamento e execução da venda de produtos de beleza para compradores internacionais.
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