Parte do Grupo Unhas Cariocas, a rede Escova Express surgiu há três anos, conta com nove unidades em operação e no ano passado registrou um crescimento de 128% no número de atendimentos. Como consequência, sua receita aumentou em 99,5% em 2023 e o faturamento ultrapassou os R$ 2 milhões. O sucesso é atribuído à proposta ‘tudo em uma só cadeira’, que oferece serviços de cabelo e estética facial sem necessidade de agendamento e realizados com rapidez e eficiência. Para entender como a rede chegou lá, NEGÓCIOS DE BELEZA BEAUTY FAIR falou com exclusividade com os fundadores da Escova Express, Mariana Groke e Mauricio Cesar; acompanhe.
Quais as estratégias da Escova Express para atingir um aumento de receita de 99,5% em 2023?
Durante o ano passado, intensificamos as ações de marketing local, realizando um trabalho entre consultoria de campo e franqueado. Dessa forma, os diretores franqueados receberam uma supervisão, com metas mensais estabelecidas e suporte da franqueadora para alcançá-las. Mesmo a Escova Express sendo uma marca recente, ela mostra um potencial muito grande, principalmente porque pelo foco de trabalhar com produções express, deixando para os salões os procedimentos que envolvem química e cortes. Dessa forma, otimizamos o tempo de cadeira, sem a necessidade de agendamento, e cativamos cada vez mais clientes.
Como funciona a cadeira multifuncional, que permite a Escova Express executar a promessa ‘tudo em uma só cadeira’?
Nossa cadeira multifuncional tem base giratória e lavatório ajustável, para proporcionar mais conforto ao cliente e garantir que ele, sem realizar deslocamentos na loja, receba todos os serviços, que incluem lavar e escovar cabelo, fazer maquiagem, design de sobrancelhas, extensão de cílios, lash lifiting, higienização facial, limpeza de pele profunda, epilação por áreas e brow lamination. Ao reduzir o tempo de cadeira, o franqueado realiza mais atendimentos e aumenta seu potencial de faturamento.
É o mesmo profissional que realiza todo os serviços, que incluem lavar e escovar o cabelo, maquiar, fazer as sobrancelhas e tratar a pele do rosto?
No treinamento inicial, por parte da franqueadora, todos os profissionais são treinados em todas as modalidades. Isso é muito importante, porque impacta diretamente no faturamento individual de cada parceiro, aumentando o leque dele de possibilidades.
Quais produtos a rede Escova Express está lançando?
A princípio, teremos os novos produtos de fabricação própria, com a Alona Laboratórios, que serão para uso interno da rede e também servirão como um termômetro para lançarmos cosméticos destinados ao consumidor final, como óleo reparador de pontas, xampus e máscara para cabelos, entre outros que já estão em nossa lista.
Onde estão localizadas as nove unidades da Escova Express?
Há duas unidades no litoral paulista, sendo uma em Santos e outra em Caraguatatuba. Uma na capital paulista, no bairro da Bela Vista, próximo à Avenida Paulista, e duas no interior de São Paulo, sendo Ribeirão Preto, São José dos Campos e Taubaté. Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, há uma unidade; assim como em Rondonópolis, em Mato Grosso; e uma em Belém, no Pará.
Quanto custa uma franquia da Escova Express?
O investimento total considerando capital de giro é de R$ 230 mil, mais R$ 2.100 de royalties, R$ 300 de taxa de publicidade. O faturamento médio mensal estimado por unidade é de R$ 60 mil a R$ 80 mil e o lucro líquido médio mensal por unidade em uma loja maturada é de 25% a 30%. O prazo de retorno do investimento é 18 a 24 meses. A área mínima exigida é de 40 m2 e o número de funcionários por unidade varia entre 5 e 8.