A mídia de varejo, ou retail media, está revolucionando o setor de publicidade digital e criando novos fluxos de receita de alta margem para os varejistas. A oportunidade por trás desse mercado americano de US$ 40 bilhões em rápido crescimento é significativa, com marcas ansiosas para capitalizar os dados primários do varejista para alcançar os compradores com experiências de publicidade relevantes.
Foi esse o assunto abordado na sessão da NRF 2023 que contou com a participação de líderes de mídia de varejo, examinando como as redes de retail media estão evoluindo para atender aos comportamentos de compra dos consumidores onde quer que estejam, seja na loja ou online.
Entre outros insights essenciais que a feira tem abordado, os varejistas Albertsons e Nordstrom subiram ao palco da NRF 2023 junto à Insider Intelligence para contar suas experiências com a criação desse novo canal de comunicação.
Rede de mídia escalável
No futuro, cada varejista se tornará uma rede de mídia escalável, seja por meios próprios ou com a ajuda de parceiros. Gerar conteúdo para marcas tem sido fundamental para impactar o público.
Hoje, a Amazon domina o mercado de retail media, seguido de Walmart, Instacart e eBay. A principal vantagem desse novo modelo para o varejo é o faturamento de altíssima margem.
Porque a retail media é tão poderosa?
A mídia do varejo está embasada em um ambiente onde as pessoas estão comprando, com métricas mensuráveis de venda.
Com um futuro da internet sem cookies, forçando as empresas a usarem dados primários, vai haver uma nova maneira das marcas acessarem seus consumidores.
Dessa forma, o futuro do investimento de mídia das empresas será do uso combinado de vários canais, integrando lojas físicas, streaming, entre outros.
Vantagens da mída de varejo
Ao investir em retail media, o varejo estará gerando tráfego de qualidade, escalabilidade, dados reais de compras, além de campanhas mais segmentadas através de dados primários.
Ainda tem mais. Com a tendência das lojas físicas se tornarem cada vez mais espaços de experiência, a mídia de varejo se torna importante para atender essa nova audiência.
Desafios da mídia do varejo
Segundo Kristi Argyilan, SVP e Retail Media na Albertsons Media Collective e Aaron Dunford, Diretor de Digital Merchandising & Marketing na Nordstrom, o maior desafio na retail media é integrar dados do varejo físico e on-line. A verdade, segundo os executivos, é que ninguém ainda descobriu como conectar toda a jornada do consumidor.
Ações práticas para retail media
A Nordstrom criou uma plataforma de centralização de dados que permitiu avançar bastante nas análises das campanhas, aumentando o potencial de obter resultados mensuráveis e, portanto, de direcionar as próximas estratégias para segmentos específicos e mais quentes.
Essa ferramenta é capaz de conectar uma pessoa da rede social com a plataforma online de vendas, integrando diferentes ambientes de consumo. A métrica ainda deverá a ser aprimorada para entender o real retorno de suas campanhas.
Segundo os palestrantes, a mágica da retal media é quando você, de fato, melhora a experiência do consumidor. O protagonista ainda é a conexão humana que precisamos gerar.
Descubra as tendências e insights da NRF 2023 para o mercado de beleza
As palestras da NRF 2023 estão trazendo um momento crítico de reflexão para o novo varejo. Por isso, no intuito de democratizar esse conhecimento, a Beauty Fair promoverá um evento gratuito e online: o Pós-NRF 2023. Através do portal Negócios de Beleza, o encontro trará uma curadoria dos principais insights e tendências da NRF e das visitas técnicas em lojas de Nova York traduzidos para o cenário do mercado de beleza brasileiro.
Pela primeira vez, o Pós-NRF será transmitido diretamente de Nova York, assegurando a agilidade das informações e possibilitando aos participantes colocar em prática os ensinamentos o quanto antes. Faça sua inscrição gratuita clicando aqui.