Robôs no lugar de profissionais de beleza?

Para os próximos anos, escolhas precisarão ser feitas. Os salões trabalharão com humanos e robôs, dentro de uma vertente denominada “beleza tec”

2 minutos de leitura

ShutterStock
Por Ligia Favoretto em 30/09/2022 Atualizado: 20/12/2023 às 13:17

“Você já parou para pensar que tudo o que você tem hoje está conectado a um smartphone?” Foi com este questionamento que a coordenadora nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Andrezza Cintra Torres, iniciou sua palestra no 12º Seminário de Negócios de Beleza, que aconteceu em paralelo à Beauty Fair, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), no último dia 05 de setembro de 2022.

De acordo com a especialista, muitas vezes, as pessoas acreditam que algumas coisas estão longe dos negócios e que os empreendedores não são protagonistas do futuro. Mas é importante não se esquecer de que: “O futuro é somente seu e é você que vai construí-lo.”

Todo tipo de negócio precisa gerar recursos e em muitas áreas, já existem robôs fazendo o trabalho de humanos. “E como vamos resolver isso de uma forma diferente do que estamos imaginando? Vamos ter profissionais de beleza? Vamos. Vamos ter robôs fazendo o serviço dos profissionais de beleza? Vamos. Aliás vou pegar esse verbo e colocar na conjugação correta. Já temos!”, revela Andrezza.

Ela diz ainda que para os próximos anos, escolhas precisarão ser feitas. “Você vai ter um negócio de beleza com profissionais de beleza e você vai ter a oportunidade de ter robôs fazendo as unhas. “Sim, isso é possível. Se você me perguntar qual o futuro da beleza, posso te responder em duas palavras: ‘beleza tec’.”

Outro ponto de muita importância apresentado por Andrezza, foi o ESG, ela explicou que para quem não sabe, ele diz respeito às pessoas, às regras. Em resumo é a ação de cumprir regras e mostrar para as pessoas que você cumpriu as regras? “Isso tem a ver com tudo, com o bairro que você atua, com a sociedade, com o governo, com tudo que você possa imaginar.”

Uma tendência que veio ficar e que todos os empreendedores da área de beleza devem ficar atentos, segundo informa a especialista, é que muitos consumidores estão mais bem informados e preocupados com a causa das marcas e das empresas, como elas se relacionam com o meio ambiente, se os produtos são testados em animais etc. Se o salão não condiz com os valores do cliente, ele troca, até que encontre um que se encaixe em suas ideias e que atenda suas necessidades de forma customizada. “Entende porque o ESG faz a diferença? Porque ele tem a ver com propósito. Se o seu negócio acabar, ele teria feito diferença na vida de alguém?

O que está por vir no mercado de beleza

Dispensadores de estoque automáticos são uma grade aposta, sobretudo quando viabilizam economia; scanners que vão mostrar às clientes o tom exato da coloração que elas querem, no aplicado no rosto delas; robôs que fazem a esmaltação das unhas; pulverizadores de jato d’água, que proporcionam economia de 80% de água e 30% de produto. Mas, Andrezza, faz uma ressalva: “Não adianta você investir em uma tecnologia de economia de água, por exemplo, se o seu propósito não for o de economizar água.