“Ser igual a todo mundo é mais fácil, mas ser você mesmo te leva mais longe”

Os influenciadores da beleza destacaram a jornada de determinação e paixão que os levaram a construir uma comunidade digital forte e engajada

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Por Redação em 27/05/2024 Atualizado: 27/05/2024 às 23:25

Para ser um influenciador de make e começar a ter uma carreira de sucesso nas redes sociais, é preciso uma boa dose de autenticidade e resiliência, afinal, em um setor onde existem muitos profissionais competentes, colocar a sua personalidade é crucial para se destacar da multidão. 

Ju Leme e Andy Rodrigues são dois exemplos inspiradores de como paixão, determinação e a coragem de serem autênticos os levaram a construir comunidades digitais fortes e engajadas, inspirando milhares de seguidores, seja na comunidade Jurema ou na blogayra dos testes de produtos da vida real, suas histórias são reflexos de um mundo em constante evolução, onde a adaptação e a autenticidade são os pilares das conquistas.

Trajetória de sucesso e autenticidade

Ju, desde a infância, encontrou na maquiagem não só uma paixão, mas também uma forma de superar sua timidez e conectar-se com sua audiência. “Minha mãe foi a minha maior inspiração, vendo-a sempre linda e maquiada, comecei a fazer vídeos escondida imitando as blogueiras com 9 anos. Tudo isso começou como um hobby. Até o momento em que eu precisei escolher entre continuar na faculdade de farmácia ou investir 100% do meu tempo para a carreira de influenciadora. E foi essa escolha que eu fiz. Investi em ser uma influenciadora da beleza.”

Hoje, ela tem como marca registrada testar os produtos da vida real nas redes sociais, imprimindo toda sua personalidade. “A pessoa pode te seguir e tudo mais, mas ela só vai ficar, engajar ou até mesmo comprar os seus produtos, pelo o que você é. Quando eu comecei a mostrar a Juliana por trás das câmeras, foi o momento que comecei a ganhar relevância no digital, me conectando com o meu público, chegando ao meu primeiro milhão de seguidores, e hoje, estou aqui ajudando vocês a se engajarem no digital.”

Andy viu na pandemia uma oportunidade para redirecionar sua carreira de maquiador profissional para a produção de conteúdo, principalmente no TikTok, onde construiu uma comunidade fiel. “Comecei usando o Instagram como um portfólio online, para mostrar os meus trabalhos como maquiador. Esse era o meu plano A. Mas, com a chegada da pandemia, precisei fazer da internet, que era o meu plano B, em plano A. Juntei uns amigos, começamos a fazer lives, gravando muitos conteúdos relacionados ao universo da makes, e vimos a comunidade Jurema crescer.”

Há 10 anos no ramo da maquiagem, Andy se destaca pelas suas produções bem polidas e elaboradas, demonstrando todo o seu amor na transformação e valorização da beleza feminina. Com quase 3 milhões de seguidores nas plataformas digitais, ficou muito conhecido por seus bordões, que surgiram de maneira orgânica: “Em 2016, na primeira Beauty Fair que fui, me pararam no meio do corredor e falaram, ‘eu sou uma Jurema’. E eu falei ‘meu Deus, isso está funcionando então’. Foi aí que percebeu que seus bordões estavam dando certo, e hoje, tem uma forte comunidade de Juremas que ficam “perpéchas” com os conteúdos produzidos pelo influenciador. 

Aprendizados e lições 

Andy ressalta a importância da constância e disciplina em qualquer aspecto da vida, encorajando os aspirantes a influenciadores a se verem como uma empresa, estabelecendo seu valor, negociando e adotando uma mentalidade empresarial para alcançarem o crescimento desejado.“Mire em ser o CEO da vida de vocês. Saiba o seu valor, aprenda o poder da negociação, quando você consegue chegar nessa etapa, alcançará coisas maravilhosas.”

Por sua vez, Ju Leme enfatiza a relevância de ser autêntico em um mercado saturado, incentivando os indivíduos a incorporarem sua personalidade e atitude em suas jornadas, pois, “ser igual a todo mundo é mais fácil, mas ser você mesmo, te leva mais longe”