A tendência do skinification, de tratar o corpo e o cabelo com o mesmo nível de cuidado que se tem com o rosto (skincare), agora molda o mercado de filtros solares. Nessa sunnification, os protetores têm suas formulações pensadas para oferecer funcionalidade e experiências aos consumidores – e 78% deles estão dispostos a pagar mais por produtos com benefícios que vão além de alto FPS e proteção contra raios UVA e UVB, aponta a Mintel.
Recado dado, o que temos visto é o lançamento de filtros mais fluidos, refrescantes, transparentes, à base de água, em sérum, formato bastão e ricos em ativos para as mais diferentes necessidades e desejos. Entre eles, pele sensível, com ação hidratante, reparadora, antipoluição, antioxidante, clareadora, antienvelhecimento e uniformizadora da cor. Tamanho investimento faz sentido, já que o mercado global de protetores solares está atualmente avaliado em 20 bilhões de euros e seu valor potencial, segundo a Euromonitor, é de 177 bilhões de euros.
Ciência aplicada aos insights do consumidor
Um caso recente de sunnification é o da Lakmé, marca de maquiagem número 1 da Índia, que lançou uma linha de filtros solares elaborada com uma tecnologia de hidrogel. O resultado foi uma fórmula leve, que parece água na pele, e atende a algumas das principais barreiras que impedem o consumidor local de usar protetores solares comuns: a sensação de pele oleosa, pegajosa, suada, esbranquiçada, opaca ou que prejudica o resultado da make.
Essa história da Lakmé também serve para exemplificar a afirmação do diretor sênior de pesquisa e desenvolvimento de skincare da Unilever, Richard McManus: “Estamos cada vez mais agindo com base em insights do consumidor para trazer ciência sofisticada de cuidados com a pele para nossas marcas no portfólio de beleza e bem-estar. Produtos com benefícios de proteção solar são um espaço onde vemos uma tremenda oportunidade de crescimento”. Ele completa: “À medida que mais e mais consumidores entendem os benefícios de proteger a pele todos os dias e buscam filtros solares híbridos, que também atuam como cuidados com a pele ao aumentar a radiância, hidratar ou embelezar, aumenta a nossa esperança de que eles escolham esses novos produtos o ano todo. Até porque protetores solares certamente não são apenas para o verão”.