Um dos destaques da 39ª edição do South by Southwest (SXSW), que aconteceu entre os dias 7 e 15 de março, no Texas, EUA, foi a discussão promovida pelo Grupo Boticário, por meio de sua vice-presidente de marketing, Renata Gomide de Carvalho, e a WGSN, através de sua CEO, Carla Buzasi, a respeito do futuro da beleza. No evento, que reúne líderes e especialistas do mundo todo e é conhecido por identificar tendências e explorar temas emergentes a cada ano, o debate girou em torno de como a longevidade se tornará o foco central da beleza e do bem-estar com a diminuição dos estereótipos de idade.

Acompanhe os 4 principais movimentos apresentados no SXSW, que prometem moldar a indústria da beleza nos próximos anos:
1. Espectro etário
Com o desmonte dos estereótipos de idade e o desafio à crononormatividade (expectativa de atingir marcos da vida em idades específicas), envelhecer será a nova norma. Isso se deve basicamente a dois fatores: o de que alguns países buscam soluções para um envelhecimento saudável, enquanto outros veem o aumento da população jovem, que inicia sua jornada de beleza mais cedo. Diante disso, a previsão é de que nos próximos anos veremos uma abordagem multicamadas para o design de produtos, atendendo diversas gerações, de alphas a boomers. “Os consumidores vivem mais. Ajudar no envelhecimento saudável é nova prioridade de saúde”, disse a CEO da WGSN. Renata, do Grupo Boticário, complementou dizendo que a marca cria produtos para cada fase da vida e citou o programa Pacto Prateado, que empodera mulheres de todas as idades, promovendo diversidade no trabalho por meio da qualificação de maiores de 45 anos.
2. Sobrevivendo e prosperando em um mundo mais quente
Tomando como base o recorde de temperatura na última década, que expôs 3,6 bilhões de pessoas à vulnerabilidade climática, a palestra na SXSW alertou sobre o quanto essas mudanças impactam diretamente a saúde e longevidade humana. Com isso, a WGSN falou da previsão de adaptações drásticas nos hábitos, desde a alteração de espaços e horários para atividades até uma nova percepção da sazonalidade; e o Grupo Boticário apresentou o projeto Extinto, um chamado à ação para a conscientização climática.
3. Design inclusivo
Em um cenário de maior expectativa de vida e onde as gerações convergem, emergem novas oportunidades de consumo nos extremos da pirâmide etária. Nesse contexto, o conceito de design inclusivo se revela não apenas relevante, mas essencial, reforçando que é imperativo que as marcas recalibrem suas estratégias de inclusão para atrair um público diversificado e consolidar sua posição no mercado futuro. Um planejamento meticuloso, que abrace múltiplas perspectivas, é essencial para assegurar a criação de projetos imbuídos de cuidado, empatia e foco no resultado. Um exemplo da aplicação dessa visão inclusiva no setor de beleza é o projeto de pincel de maquiagem acessível, desenvolvido pelo Boticário, para garantir o mesmo desempenho a todos os usuários, independentemente de suas particularidades.
4. Beleza guiada pelos ciclos de vida
Esse conceito redefine a forma como compreendemos a beleza e o bem-estar e aprofunda a compreensão do impacto das flutuações hormonais durante os estágios menstruais, de gravidez e menopausa, abrindo um leque de oportunidades para o desenvolvimento de soluções de suporte à beleza hormonal. Durante a discussão na SXSW, ficou claro que a base para uma longevidade saudável está na compreensão do funcionamento do corpo, com foco nos sistemas hormonais. Nesse contexto, monitorar esses níveis hormonais e adotar ações preventivas, como terapias hormonais bioidênticas e ajustes na dieta e na prática de exercícios físicos, são passos essenciais para a prevenção de doenças associadas à idade e para a promoção de um envelhecimento saudável e ativo. Renata Gomide de Carvalho aproveitou a deixa para falar sobre o inovador Centro de Pesquisa de Mulheres do Grupo Boticário, um ambicioso projeto que visa aprofundar o conhecimento sobre os ciclos femininos, com o propósito de impulsionar a saúde, o bem-estar e a beleza em todas as fases da vida.