Duas gigantes do mercado unem-se para dar um passo rumo à transformação digital e ao crescimento do ecossistema de bens de consumo. A Beauty Fair – hub de conteúdo, educação e serviços, além de organizadora da maior feira de beleza profissional das Américas e segunda maior do mundo – e a Scanntech – referência na inovação no uso de dados para garantia da eficiência de resultados do varejo alimentar e da indústria – firmam parceria com o objetivo de promover a compreensão profunda dos hábitos das pessoas consumidoras dentro das perfumarias de todo o Brasil.
A parceria iniciou-se em março e permitirá que as perfumarias utilizem os dados gerados pela Scanntech – automaticamente, sem manipulação humana -, para compreender a performance das categorias e dos produtos: volume de vendas; desempenho por categoria e subcategoria; precificação; itens de melhor performance; fluxo em loja, ticket médio, entre outras variáveis, em nível regional e nacional. Juntas, elas passam a se conectar a base robusta de 45 mil PDVs, melhorando o desempenho do mercado de perfumaria, de modo que este canal venha se beneficiar de insights acionáveis para melhora de margem e vendas do mesmo modo que as maiores redes canal alimentar já fazem.
A solução tecnológica de inteligência da Scanntech já consagrada no varejo alimentar, agora está disponível para beneficiar as milhares de perfumarias no Brasil. “Sabemos que os dados contribuem muito para a tomada de melhores decisões, tanto para o varejo quanto para a indústria, e ajudam a mensurar o tamanho real desse mercado no Brasil e a encontrar oportunidades acionáveis que geram resultado. A partir disso, podemos fazer ainda mais por esse segmento que representa bilhões de reais”, afirma César Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair.
“Estamos entusiasmados com este novo passo que irá, não somente, gerar dados e inteligência, mas também profissionalizar ainda mais o setor, contribuindo com seu crescimento de vendas, lucro, e satisfação de seus consumidores que serão mais bem atendidos”, detalha Benny Szylkcowski, Presidente Global de Varejo da Scanntech.
Outra vantagem da parceria é que as perfumarias escolherão as indústrias e distribuidores parceiros que poderão trabalhar junto a elas nas análises dos insights e nas ações para desenvolvimento das categorias. Com esta aproximação, todos saem ganhando, inclusive o shopper, que encontrará lojas e produtos melhor adaptados às suas necessidades.
Hoje, o canal alimentar já tem pleno acesso às informações de dados granulares que permitem uma gestão 360º orientada por dados, no entanto, quando falamos do canal perfumaria as informações ainda são escassas. Esta falta de dados se torna ainda mais grave quando vemos a importância e a complexidade do canal. Enquanto a organização das categorias de higiene e beleza nos supermercados são menos diversificadas, com baixa complexidade de sortimento, as perfumarias são um grande aprofundamento e diversificação dos produtos desta cesta de produtos. É neste canal que nascem as grandes tendências de beleza, sendo um grande laboratório, onde são testadas, se desenvolvem e se consolidam as inovações nesta cesta de produtos, que é a mais movimentada por inovações.
A solução de inteligência, que já lê uma base robusta de 40 mil PDV’s, passa a conectar o desempenho do mercado de perfumaria, de modo que este canal possa se beneficiar de insights acionáveis para melhora de margem e vendas do mesmo modo que as maiores redes canal alimentar já fazem.
Em pesquisa recente da Beauty Fair realizada pela Radar Pesquisas, constatou-se que 9 entre 10 consumidoras estiveram em uma perfumaria nos últimos 6 meses. Desse total, 60% compram pelo menos uma vez por mês, mantendo uma média de visita de 40 minutos.
Além disso, a Beauty Fair entrevistou mais de 560 clientes e profissionais do setor, ressaltando a importância das parcerias com marcas, já que os salões funcionam como vitrines para produtos e tendências. A pesquisa revelou que 9 em cada 10 mulheres checam avaliações no Google antes de escolher um salão, e para maximizar o potencial do negócio, é essencial adotar uma estratégia que permita oferecer serviços e produtos de qualidade, garantindo assim o desempenho e o sucesso esperado.
Mapeamento do varejo de beleza
A Beauty Fair também lançou esse ano, durante a feira, o Retail Maps. Trata-se de uma plataforma de geomarketing e inteligência geográfica para o mercado de beleza.
Com a solução, a indústria conseguirá encontrar clientes de modo eficiente e encontrar oportunidades de expansão por meio do cruzamento de milhões de dados da base sobre empresas, população, economia e território.
A tecnologia que já começa a ser oferecida ao mercado irá oferecer informações como:
comparação de performance de centenas de localidades geográficas ao mesmo tempo de maneira limpa e objetiva, a fim de compreender quais as áreas estão tendo mais evolução do que outras;
cruzar o perfil geográfico do entorno com a localização das empresas, identificando as características dos melhores pontos de venda com algoritmos de recomendação para encontrar novos.
Analisar e monitorar a influência da marca no território, os vazios de atuação, e também a presença de concorrentes e do público.