Por conta da pandemia, a Copa do Mundo foi adiada e, desta vez, acontecerá entre novembro e dezembro de 2022. O evento esportivo que tradicionalmente ocorre em junho, com essa mudança, agora coincidirá com diversas datas especiais do comércio no fim de ano, principalmente a Black Friday. Naturalmente, impactará o varejo de beleza.
Ainda há outras razões para o momento ser animador. Os trabalhadores recebem o 13º salário, as férias escolares se aproximam, as festas de natal e ano novo também, assim como a contratação de mão-de-obra temporária aumenta. O poder aquisitivo cresce no período e o que não faltam são motivos para entrar em clima de festa.
Por isso, o varejo de beleza está atento ao momento e se antecipa ao evento para pensar em ofertas e serviços que atendam aos anseios de clima de Copa do Mundo.
Dados mostram um mercado animado para consumir
O Brasil está esperando o hexacampeonato desde 2006. Não é novidade, portanto, que haja uma grande ansiedade no ar para que, mais uma vez, a seleção consiga alcançar o tão sonhado título. Além disso, o futebol é uma paixão nacional que se conecta à cultura do brasileiro e mobiliza muitas pessoas para torcerem e assistirem aos jogos.
Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, espera-se um aumento de até 12% nas vendas durante a Copa do Mundo.
Neste sentido, 60 milhões de brasileiros pretendem fazer compras no período, de acordo com o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Estima-se também um crescimento de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Além disso, segundo pesquisa da UOL em parceria com a MindMiners, 62% das pessoas acreditam que vão comprar mais na Black Friday em decorrência da Copa do Mundo. Além disso, como as pessoas já esperam essas promoções de fim de ano, 36% se planejam pensando em quais produtos irão adquirir.
Varejo de beleza precisa aproveitar a ocasião
Diversos posts nas redes sociais e em blogs começam a anunciar a proximidade da Copa do Mundo. Nesses conteúdos, já há um incentivo para o uso de cosméticos, maquiagem, penteados e decoração de unhas, assuntos que movimentarão o varejo de beleza.
É neste cenário que a gigante do varejo Magazine Luiza aproveita, mais uma vez, a oportunidade do evento. Patrocinadora oficial da Copa do Mundo, o Magalu já está trabalhando para intensificar sua presença na TV com as marcas que fazem parte do seu conglomerado. A Época Cosméticos, companhia de beleza que faz parte do ecossistema do Grupo, será um dos destaque na estratégia.
Por isso, é hora de se planejar e sair na frente para oferecer serviços de beleza que acompanhem as temáticas da Copa do Mundo.
Perfumarias devem planejar a compra de produtos com o tema da Copa
A Copa do Mundo é um evento que gera apelo de compra e se torna uma oportunidade não só de vendas como de aproximação com os clientes. Dessa forma, é importante começar a apostar no aquecimento para o evento, que promete ser promissor para os diversos setores, incluindo o varejo de beleza.
Dessa forma, é preciso planejar a compra de produtos com o tema da Copa, identificando aqueles que fazem mais sentido para o negócio e identificar os materiais a serem encomendados junto aos fornecedores. As vitrines também devem receber atenção especial. Tudo isso deve ser feito com antecedência, já que no período a procura por materiais temáticos e nas cores verde e amarela aumenta e até gera escassez no mercado.
Veja algumas estratégias para se preparar para a Copa do Mundo no varejo de beleza
A espera é grande e o clima de festa da Copa do Mundo promete. Assim, as promoções e estratégias de vendas no varejo de beleza devem se alinhar às expectativas do cliente. Siga algumas dicas para atrair os consumidores:
- Horário dos jogos
É importante aproveitar os horários dos jogos. De acordo com a ESPN, os horários no Brasil serão às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (horários de Brasília). Por um lado, essa é uma ótima oportunidade para as perfumarias, já que coincide com o horário comercial de funcionamento e poderão receber clientes sedentos pelo tema da Copa do Mundo antes e depois dos jogos. Por outro lado, é importante lembrar que durante os jogos, o movimento tende a ser baixo. Programe-se.
- Decoração
Para dar o clima de Copa, é estratégico decorar o ambiente. Invista em vitrines temáticas, apresente os seus produtos dentro da linguagem visual do Brasil, explorando os símbolos desse período, como as bolas de futebol e a taça de campeã. Vale também investir nos colaboradores e produzir uniformes nas cores do Brasil para que sejam utilizados no período dos jogos.
- Brindes e produtos
Uma outra forma de estimular a clientela é produzir brindes e produtos com o tema do Brasil. As perfumarias podem dar destaque a acessórios para cabelos, maquiagem nas cores verde, azul e amarela, e películas para decoração de unhas com bandeiras e motivos do país.
- Redes sociais
É fundamental dar atenção especial às redes sociais. Fazer tutoriais de cabelo, maquiagem e unhas para atrair uma clientela em potencial amplia o alcance da marca. O consumidor procura ideias no Instagram e Pinterest, por exemplo, tanto para se inspirar em suas produções como para levar para o salão e solicitar os serviços.
- Promoções
Como será um período próspero para o varejo de beleza, vale investir em condições especiais para clientes. As promoções podem abrangir justamente os produtos mais relacionados à Copa do Mundo.
Aproveitar é importante
Tud isso mostra que é hora de aproveitar o momento e planejar ações concretas para aumentar o faturamento no período. Quer receber mais notícias e estratégias sobre a Copa do Mundo no varejo de beleza e outras empresas do setor? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum acontecimento importante para o mercado.