quatro mulheres representando diversidade no uso de modelos na publicidade

Você se identifica com os modelos usados na publicidade das marcas?

Pesquisa mostra quais empresas mais colaboram para a aceitação da diversidade de corpos, segundo a visão dos consumidores.

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Publicado em 26/09/2024 Atualizado: 26/09/2024 às 07:00

Não é novidade que a publicidade das empresas influencia na percepção que o consumidor tem sobre seu próprio corpo e sua aparência. E foi com base nisso que a consultoria Dubu realizou a pesquisa ‘Sem Cabimento’ como forma de entender, a partir da visão do cliente, quais marcas realizam os melhores trabalhos em relação ao corpo e estimular que as companhias se preocupem e contribuam no processo de autoaceitação.

Para tanto, foram entrevistados 500 homens e mulheres de 16 a 50 anos; e, pasme: 9 em cada 10 respondentes não se identificam ou se identificam apenas parcialmente com o casting das propagandas enquanto apenas 1 em cada 10 disse se identificar totalmente com as pessoas retratadas na publicidade.

Entre os entrevistados da geração Y, nascidos entre 1982 e 1944, ou seja, que atualmente têm entre 30 e 42 anos de idade, 16% citaram de maneira espontânea que a Natura se preocupa em mostrar a diversidade dos corpos brasileiros. Já o Boticário foi lembrado por 11%, a Nike por 8%, a Nestlé por 7% e a Adidas por 6%. Importante: 42% declararam não saber responder.

Quando a mesma pergunta foi feita aos participantes da geração Z, que nasceram a partir de 1995 e hoje têm até 29 anos de idade, as marcas mais citadas por eles foram Nike (13%), Natura (6%), Boticário (5%), Ambev (5%) e Nestlé (4%). E, mais um dado alarmante, 61% não souberam responder.

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