Varejo

1º Hub de Aceleração Clean Beauty é criado pela Soneda em parceria com o Laces

Projeto terá apoio do Sebrae e funcionará na Soneda A Casa da Beleza, primeira flagship da rede, que a família Kamachi inaugura na Avenida Paulista no dia 19 de abril

soneda
Por Redação em 25 de abril de 2023

Depois de desembarcar na Rua Augusta em junho de 2021, a Soneda Perfumaria, rede de beleza e bem-estar presente em 15 municípios, inaugura no próximo dia 19 de abril a megaloja de 1.800 metros quadrados (1.400 deles de loja e outros 400 de jardins) na Avenida Paulista, 1.405, bem ao lado da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O espaço leva o nome de Soneda A Casa da Beleza, a primeira flagship da companhia. É lá também que abrigará um projeto inovador criado em parceria com o Grupo Laces, referência no mercado e pioneira em tratamentos saudáveis, naturais e orgânicos para cabelos, no desenvolvimento do Hub de Aceleração Clean Beauty, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Hub de Aceleração contará com cerca de 20 empresas, entre elas três grandes marcas (Risqué Bio, WeDo e Aveda) e outras pequenas e médias, que desenvolvem produtos livres de parabenos, sulfatos, silicones e outros ingredientes que possam causar danos ao organismo.

A Soneda, como diz o diretor Minoru Kamachi, entende que o esforço da pesquisa e a evolução do mercado de clean beauty precisam de uma atenção especial no varejo, além de orientação voltada ao negócio.

Avaliando a evolução da categoria, a Soneda Perfumaria decidiu investir na aceleração de marcas e a percepção para o consumidor no que tange o valor agregado da cosmetologia moderna, que engloba a sustentabilidade, e que deve ser o pensamento e ação da economia de transição.

Para isso, procurou o Grupo Laces, sob o comando do casal Cris Dios e Itamar Cechetto (foi um dos representantes brasileiros do setor da beleza a ser convidado para Conferência Climática nas Nações Unidas – COP 27), precursor na categoria clean beauty, e principalmente especializado em cabelos (o grupo é dono da rede de salões de beleza Bioma), para juntos conceber e executar o hub de aceleração do mercado de consumo consciente para cosméticos com menos derivados fosseis, predominância em matérias primas renováveis e marcas com ecossistemas pautados em ESG.

Na prática, Soneda Perfumaria e o Laces, que já atua no mercado clean beauty e procurava um parceiro ideal para disseminar seus produtos de uma forma sustentável e que tivesse o mesmo propósito do grupo, irão somar as sinergias para atender as exigências do mercado de beleza como um estímulo para uma nova economia. A iniciativa, como argumenta Daniel Kamachi, diretor Comercial da Soneda, visa revelar novas marcas e produtos para o mercado, especialmente PMEs. Uma das exigências às empresas participantes é que 80% na elaboração de seus produtos sejam de materiais naturais. 

O mercado mundial de clean beauty é crescente e até 2024 deve ter o tamanho de US$ 22 bilhões, de acordo com a consultoria StatistaA pesquisa “Sustentabilidade: o impacto no hábito dos brasileiros e nas marcas”, realizado pela Toluna com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 75% dos brasileiros mudaram hábitos de consumo devido à preocupação com o planeta. Desses, 70% o fizeram por preocupação com o seu bem-estar e 65% com as próximas gerações. 

As conversas iniciais com as empresas participantes foram executadas por Daniel Kamachi, com indicações do próprio Grupo Laces. “Esse mercado de clean beauty é fomentado em grande parte por pequenas companhias, que normalmente não têm contexto e estratégia para ganhar espaço no varejo. A maioria é pequena empresa, que tem boas ideias, mas não conseguem escalar seus produtos por falta de orientação e entendimento. Queremos ajudá-las a se estruturar melhor, dar visibilidade aos seus negócios”, explica.

Acelerar para ganhar mercado

O Hub de Aceleração Clean Beauty ocupará o primeiro piso da nova loja da Soneda. De acordo com Daniel, haverá todo um trabalho de mentoria, com acompanhamento do Sebrae, com as pequenas empresas por pelo menos seis meses. “O nosso objetivo é ajudar as marcas a ‘varejar’, auxiliando-as a construir capital de giro e fomentar negócios”, afirma o executivo comercial.

A proposta da Soneda é que elas fiquem um semestre na incubadora e aquelas que se destacarem ganharão o apoio para ganhar escalabilidade no varejo. A começar pela introdução dos produtos da marca na megaloja da Paulista e posteriormente para toda a rede criada pela família Kamachi em 2018, com cerca de 40 unidades. “As pequenas serão ajudadas por condições comerciais especiais que criamos. Não haverá exclusividade para a Soneda, a marca pode fomentar negócios com outras redes, mas exigiremos apenas que os preços sejam controlados no mercado”, destaca Daniel.

Em 2022, a Beauty Fair, principal feira do setor da beleza na América Latina, teve um espaço dedicado à exposição de produtos naturais e orgânicos. No Hub de Aceleração criado pela Soneda e o Grupo Laces, a preocupação com a sustentabilidade e as boas práticas que atendam ao ESG também está no ambiente. Todos os móveis, por exemplo, são produzidos a partir de madeira de áreas de reflorestamento.