Profissionais de Beleza

5 erros que você deve evitar para uma boa reputação

Existem erros no salão de beleza que podem destruir até as melhores reputações, sobretudo nestes tempos em que a informação voa.

erros no salão de beleza que você precisa evitar se quer manter uma boa reputação
Por Gleicy Palheta em 28 de abril de 2022

Existem erros no salão de beleza que podem destruir até as melhores reputações, sobretudo nestes tempos em que a informação voa e todos possuem amplo acesso a tudo que acontece.

É certo que esse fato pode assustar muitos donos de salões de beleza, afinal, muitos demoram anos para construir uma imagem positiva para seus clientes, que pode ser derrubada com simples atitudes.

Por isso, monitorar pontos críticos que possam levar seu negócio a ser mal visto deve ser uma atividade constante, quando se fala em gestão.

Ainda não sabe quais pontos são passíveis de erros no seu salão? Separamos algumas falhas que não devem ser cometidas no seu negócio. Confira:

1. Recepção inadequada

erros no salão de beleza

A recepção que você oferece ao seu cliente é o seu cartão visitas, por isso não pode ficar entre os erros no salão de beleza. Provavelmente essa será a primeira impressão que ele terá do seu espaço. Por isso, capriche nesse quesito.

Proporcione uma experiência confortável, em que todas as dúvidas sejam esclarecidas, além de passar a confiança que o cliente deseja com o profissional que vai realizar o procedimento.

Para isso, é importante estabelecer uma conversa franca com o profissional responsável sobre os resultados esperados e o que se pode alcançar, além de colher referências e outros trabalhos já realizados por ele ou ela.

Lembre-se: se você não recebe bem seu cliente, se seus profissionais estão mal-humorados ou se eles não demonstrarem que cada cliente é especial, seu salão pode acabar sofrendo com uma reputação negativa.

2. Não valorizar o que o cliente deseja

erros no salão de beleza

É comum que alguns profissionais de beleza trabalhem com técnicas e resultados específicos, como uma marca registrada ou uma assinatura artística. A prática é importante para aumentar a autoridade desse profissional no mercado e torná-lo referência no assunto.

Mas isso pode levar seu salão a pecar em um critério importante: valorizar os desejos do cliente e os resultados que ele busca com o procedimento.

Por isso, é importante que sua equipe esteja sempre pronta para escutar, analisar referências, fazer sugestões, mas sempre com respeito pela vontade do cliente e atenção ao explicar possíveis consequências do procedimento.

É necessário ter em mente que o trabalho executado depende sim do acordo de profissional e cliente, para que todos saiam satisfeitos.

3. Mau atendimento

erros no salão de beleza

A qualidade do seu serviço, e dos demais profissionais influencia diretamente na forma como seu salão é visto: técnicas desatualizadas, habilidades amadoras e má vontade é um perigo e pode configurar em um dos principais erros no salão de beleza.

Realizar um bom trabalho, que seja atual, personalizado e com cuidado vai transformar a forma como seu salão é visto.

Atender bem vai muito além da simpatia. Isso significa o quanto você se dedica ao trabalho executado, o quanto você pode oferecer para uma experiência completa do cliente, além da desenvoltura que seus profissionais possuem.

Bons salões de beleza ficam em destaque pela qualidade de atendimento que seus profissionais podem proporcionar aos clientes.

4. Má gestão do tempo

erros no salão de beleza

Não fazer uma boa gestão da agenda abre espaço para clientes aborrecidos e problemas sérios com sua reputação, o que pode incorrer em um dos principais erros no salão de beleza.

Você sabia que um cliente satisfeito conta a boa experiência que teve para, em média, 3 pessoas? Por outro lado, já ouviu falar que um cliente frustrado espalha sua insatisfação para uma média de 10 pessoas? Isso ocorre porque momentos ruins nos atiçam mais que os bons. 

Somado a isso, você deve entender que um dos maiores problemas nos salões ainda é a gestão do tempo, ou seja, fazer a cliente esperar antes do atendimento e, muitas vezes, até mesmo durante o procedimento. 

Eu sei que, às vezes, você só aceita tantos clientes no mesmo dia porque tem medo de perder a oportunidade, mas pense duas vezes antes de tomar este tipo de decisão. No longo prazo, ela provavelmente não dá certo e você deixa de ter clientes fiéis. 

Tenha um controle minucioso da sua agenda, deixe espaço para eventuais contratempos e busque sempre respeitar esses horários. A sua imagem como salão de beleza de excelência vai subir!

5. Ter um time de profissionais desalinhados

Atenção a esse ponto, gestor: o modo como você se relaciona com o time de profissionais que compõe seu salão de beleza é o espelho do sucesso do seu negócio.

Uma equipe alinhada e bem engajada pode trazer resultados incríveis e conquistar uma reputação impecável.

Eu sei que é um ponto difícil de conseguir, sobretudo porque se trata, muitas vezes, de pessoas que estão com objetivos distintos, ou possuem valores e visão desalinhados do salão de beleza. Mas esse ponto pode ser ajustado quando a gestão de pessoas é feita de forma eficiente.

Gestores de salões são líderes e precisam exercer essa liderança justamente nesse ponto: buscando alinhar, motivar e engajar sua equipe.

Sabe o que todas esses erros no salão de beleza tem em comum? Pessoas. São elas que fazem a diferença na reputação do seu salão de beleza. São seus profissionais que levarão seu salão a um sucesso crescente.