Varejo

Black Friday no varejo de beleza: como se preparar

Perfumarias representam 23% dos produtos mais procurados no período e devem investir

Black Friday no varejo de beleza
Por Renata Tarrio em 17 de outubro de 2022

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do comércio e atrai, todos anos, milhões de consumidores. Desta vez, a data, que é marcada por grandes ofertas e descontos, cairá no dia 25 de novembro. Esse é um período de maior lucratividade – acima da média anual – e, por isso, se torna fundamental se preparar para a Black Friday no varejo de beleza.

Além das ações promocionais, os comerciantes aproveitam o momento para queimar o estoque e renová-lo para o ano seguinte.  Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, no ano de 2018, cerca de 91% dos consumidores brasileiros realizaram compras na Black Friday. 

Projeções são positivas

No ano de 2021, em virtude ainda dos impactos da pandemia e recessão na economia, o varejo faturou menos que o esperado. Ainda assim, as notícias foram boas. Segundo o levantamento feito pela Neotrust, foi contabilizado o número de compras via e-commerce de quinta-feira até às 23h59 de sexta-feira e totalizou um faturamento de R$ 5,4 bilhões, 4,5% acima de 2020. Apesar de representar um salto de 5,8% frente ao ano anterior, a expectativa era de um crescimento maior, de 6% a 10%. 

No entanto, para o ano de 2022, as expectativas são diferentes. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões neste ano.

Copa do mundo coincide com Black Friday

Nesse cenário, uma coincidência torna o quadro mercadológico ainda mais animador. Em 2022, a Black Friday acontecerá um dia após a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, o que costuma movimentar ainda mais o mercado.

De acordo com a pesquisa Black Friday & Impacto Copa, realizada pelo Google, não há indícios de que o campeonato deva tirar o foco da Black Friday 2022. Pelo contrário, o estudo mostra que a competição mobiliza o consumidor apenas por determinados períodos e pode até estimulá-lo aproveitar o saldão.

Inclusive, o impacto da Copa pode ser muito positivo. Isso porque uma pesquisa realizada pela UOL/Mindminers apurou que 62% dos entrevistados acreditam que vão comprar mais justamente por causa do mundial. O comportamento esperado é que os clientes fiquem mais tempo em smartphones, o que deve valorizar as compras online, mas sem esquecer o ambiente físico.

A Black Friday no varejo de beleza não seria diferente. Ela promete resultados otimistas, mas deve atentar para algumas dicas:

1- Planejamento antecipado

Quanto antes o comerciante se preparar para a data, melhor serão os resultados. A Black Friday no varejo de beleza pode, por exemplo, antecipar o período de promoções em uma semana ou, até mesmo, um mês, caracterizando o Black November.

Na verdade, essa já é uma prática comum. Uma pesquisa realizada pela Glbo/Behup mostra que, em 2021, as ofertas começaram antecipadamente. Assim, houve um crescimento de 31% nas vendas já nos 11 primeiros dias de novembro. 

Por sua vez, durante a semana que antecedeu a data, além do crescimento de vendas, o faturamento alcançou 2.8% bilhões de reais. A pesquisa aponta que, somente na quinta-feira anterior, registrou 25% de tudo o que foi comercializado. 

Nesse ano de 2022, esse fator se mostra ainda mais relevante, já que a data coincide com a Copa do Mundo. Para driblar – e aproveitar -o torneio esportivo, é preciso se antecipar. 

A iniciativa é ainda mais importante no setor de beleza, já que as perfumarias ocupam um percentual de 23% dos produtos mais procurados no período. Para não disputarem com os produtos esportivos e os relacionados ao audiovisual (que estarão em alta em virtude do campeonato mundial), a Black Friday no varejo de beleza deve antecipar-se nas promoções de seus produtos. 

Então, a dica é: planeje-se e amplie o período de ofertas! 

2- Proponha um diferencial

Nesse momento, o varejo de todo o Brasil competirá por uma vaga no coração dos consumidores. Para a sua empresa sair na frente, é importante proporcionar um diferencial aos clientes.

No ano de 2021, os principais fatores que atraíram compradores na Black Friday foram: frete grátis (38%), descontos acima de 50% (37%), entrega rápida (23%) e pagamento flexível (16%). 

A conciliação das ofertas já previstas com os fatores mais atrativos resulta em uma combinação eficiente e lucrativa. 

3- Publicidade e divulgação 

A cada ano, a Black Friday ganha mais abrangência. Diante da concorrência crescente, é importante contar com uma estratégia de investimentos em marketing e publicidade digital. 

De acordo com o site ecommercebrasil.com, em 2022, quem investiu em anúncios teve um ROI (retorno sobre investimento) de 60 vezes, deixando claro, assim, que uma boa publicidade é eficaz na captação de clientes. Além disso, ela aumenta a autoridade da loja e concede mais visibilidade aos produtos. 

Consta no portal, ainda, que “esse grande retorno sobre os investimentos realizados pelo varejo se deu a partir de um crescimento de 265% no número de cliques em anúncios em relação ao mesmo período de 2020. Ao mesmo tempo, o número de marcas e sellers investindo em publicidade digital aumentou 24% na comparação anual”.

4- Prepare sua plataforma digital

Parte significativa das compras realizadas nessa temporada ocorrem de forma digital. Como o acesso aumenta exponencialmente na data, é necessário que a empresa se antecipe e prepare sua plataforma digital para um grande número de acessos simultâneos sem que ocorra congestionamento ou paralisação dos serviços. As pessoas já costumam comprar cosméticos e produtos de beleza online. Por isso, a Black Friday no varejo de beleza precisa dar conta dessa demanda.

A Black Friday no varejo de beleza faz parte de um rol de datas importantes para o setor. Quer ter acesso a dados e conteúdos exclusivos para perfumarias em diferentes épocas comerciais? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do mercado de beleza.