Profissionais de Beleza

Pesquisa sobre reviews: o que as clientes estão falando sobre os salões de beleza no Google?

A Radar Pesquisas, em parceria com a Beauty Fair pesquisou a avaliação de 2.860 salões para averiguar o posicionamento dessas clientes

o que as clientes estão falando sobre os salões de beleza no Google
Joana Belo
Por Joana Belo em 14 de junho de 2024
Sócia-Diretora da Radar Pesquisas. Empresária e psicóloga, pós graduada em Pesquisa de Mercado pela USP, membro do Conselho-Superior e da Diretoria Executiva da Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).

Apesar dos holofotes estarem sempre voltados para as clientes dos salões de beleza, elas não tem sido as únicas a se iluminarem. Nos últimos anos, o papel do profissional tem ganhado ainda mais relevância, evidenciando que a cliente do salão pode não ser exclusivamente a cliente final, mas, de um certo ponto de vista, como destino dos esforços das marcas e salões, o profissional também deve ser contemplado. Afinal, sem ele, nada acontece dentro do salão.

Percebemos essa mudança no papel dos profissionais no pós-pandemia: assim como nas demais profissões, os cabeleireiros também encontraram outros locais de trabalho. Seja no “home office”, atendendo na sua casa ou na das clientes, ou “co-working”,  em salões onde podem alugar um espaço; a exclusividade de trabalhar todos os dias no mesmo salão foi alterada. Hoje encontramos profissionais que às vezes têm uma brecha na agenda e atendem fora do salão; até outros que passam 50% do seu tempo no salão e 50% fora. Ficou difícil para os salões segurarem os profissionais; e, sem dúvida, tiveram que rever a importância que atribuíam a eles.

E olha que interessante a corroboração desse estudo que a Radar Pesquisas fez com a Beauty Fair analisando Reviews do Google: Pesquisamos a avaliação de 2.860 salões e vimos que o que as clientes estão falando sobre os salões de beleza no Google na verdade não é sobre o salão em si, mas sim sobre os profissionais.

Mais da metade dos comentários com 5 estrelas, nota máxima nas avaliações, referem- se ao profissionalismo de quem realizou o atendimento. Na hora da avaliação, o protagonista não é o salão, mas sim o profissional.

Há de se observar que quando vamos à um salão, em minutos literalmente entregamos nossa cabeça a um profissional. Então quanto mais segurança, maturidade e conhecimento técnico esse profissional demonstrar, ou seja, o profissionalismo tão mencionado nas reviews, mais tranquilos vamos estar sentados na cadeira.

Os profissionais são o fator que mais geram boas avaliações nas reviews do Google. Além do profissionalismo, 25% citam ainda satisfação com o resultado  e 11% mencionam a atenção dada ao cliente, ambos fatores que dependem diretamente dos profissionais.

Destacamos também a importância do atendimento, não só do profissional, mas da recepcionista e de todos que têm contato com a cliente no salão. O atendimento aparece em 38% dos reviews com 5 estrelas.

Nesse cenário, é imprescindível que os gestores dos salões treinem seus profissionais, não apenas tecnicamente, mas também no que é esperado em termos de postura no atendimento.

E isso vale para quem realiza o agendamento, para quem recebe a cliente no salão, para a manicure, para toda a equipe; pois um mal atendimento de qualquer um deles interfere não só na avaliação do salão, como na fidelização de clientes.

O ambiente do salão, a aparência (estar organizado/ limpo) é bastante reparada e impacta nas avaliações, assim como o cafézinho – os detalhes fazem toda a diferença. Por fim, pontualidade, agilidade e uso de bons produtos são fatores com menos menções, mas que podem fazer diferença para um cliente que está procurando um salão.

E você deve estar ser perguntando: mas por que essas reviews são importantes? Na pesquisa realizada em parceria com a Beauty Fair com 560 clientes de salão de beleza, constatamos que 9 em cada 10 mulheres verificam as avaliações dos salões no Google. Além disso, as avaliações online, especialmente as do Google, podem afetar a visibilidade e o desempenho (alcance) nos resultados de busca.

Por isso é essencial realizar o gerenciamento dos comentários, bem como monitorar e responder às avaliações de forma proativa.

Essa pesquisa evidencia que o mercado de salões de beleza alcançou um estágio de maturidade, onde a expectativa mínima das clientes é que os procedimentos sejam realizados com excelência. Além de garantir esse nível de qualidade, para se destacarem e fidelizarem suas clientes, os salões precisam oferecer um atendimento de qualidade ao longo de toda a jornada da cliente, desde a busca e agendamento até a manutenção do relacionamento, passando, é claro, pela execução do procedimento. Você deve estar se perguntando  o que seria esse atendimento de qualidade. Perguntamos para as clientes e ai vai a resposta: que  seja atencioso, educado, simpático, acolhedor e rápido.