Profissionais de Beleza

Técnicas de epilação: quais os métodos e diferenças dessa prática

Conheça técnicas de epilação para descobrir quais você pode oferecer em seu negócio.

técnicas de epilação
Por Gleicy Palheta em 11 de julho de 2022

A remoção de pelos é uma prática antiga, que acompanha as mudanças de hábitos de beleza da sociedade. Com o tempo, métodos novos e outras técnicas de epilação vão surgindo. Por isso, esse acaba sendo um importante nicho para o mercado desse segmento.

O Brasil contribui ativamente para a consolidação e crescimento desse nicho, sendo que já exportou modelos de remoção de pelos para outros países, reconhecido mundialmente pela diversidade e qualidade das técnicas.

Com o passar do tempo, as técnicas de remoção de pelos foram se diversificando para atender as diferentes necessidades que foram surgindo com cada cliente, distinguindo-se basicamente em depilação e epilação.

Diferença entre epilação e depilação

técnicas de epilação

Depilação e epilação são o conjunto de técnicas utilizadas para a remoção dos pelos. Contudo, essas se distinguem pelos métodos utilizados para a execução dessas técnicas.

Segundo Daniela Pontes, especialista em biossegurança e curadora do Congresso de Depilação da Beauty Fair, “a depilação é caracterizada por cortar o pelo, ao invés de arrancá-lo pela raiz. Por outro lado, se você arranca um pelo pela raiz, com cera, por exemplo, então você faz uma epilação”.

Dessa forma, entende-se que a depilação é a remoção superficial dos pelos, sem atingir as partes internas dos folículos pilosos. É um corte que acontece quando se usa lâminas de barbear, cremes depilatórios ou realiza o aparo de pelos.

Por outro lado, a epilação é a remoção dos pelos inteiros, pela raiz, ou seja, incluindo os folículos pilosos. Existem várias técnicas de epilação, uma delas é por meio do uso da cera, por exemplo.

O termo epilação por muito tempo foi mais conhecido entre os profissionais de estética, acontece que nos últimos anos foi popularizado também entre os clientes, que passaram a ter interesse pelas diferenças entre as duas técnicas.

Compreender essa diferença fez com que muitos clientes passassem a entender mais os processos de remoção de pelos e buscar técnicas que aliassem durabilidade, segurança e saúde da pele.

Técnicas de epilação: quais os métodos de epilação?

técnicas de epilação

As técnicas de epilação diferenciam-se pelas formas como a remoção do folículo piloso acontece. Daniela Pontes menciona como métodos de epilação os seguintes:

  • método espanhol: o processo consiste na aplicação de cera quente na pele, composta, geralmente, por própolis, cera de abelha e mel;
  • método hidrossolúvel: fórmula de cera quente, cujos resíduos podem ser removidos com água;
  • método Roll-on: conhecido pela praticidade, o método utiliza roll-on para aplicação da cera aquecida, sendo fácil de utilizar e menos doloroso que alguns métodos;
  • linha: a remoção de pelos por linha é indicada para a depilação facial, como sobrancelhas e buço. Com o uso de uma linha, a epiladora realiza o procedimento executando a técnica certa;
  • pinça: também indicada para epilação facial, que utiliza a pinça como ferramenta, removendo pelo a pelo.

Além desses métodos, existem a fotodepilação e o laser, usados para enfraquecer os pelos pela raiz, prometendo resultados mais duradouros que os demais.

Importância do papel da epiladora

técnicas de epilação

Hoje, exige-se dos profissionais epilatórios muito mais conhecimento teórico e prático, além de constante atualização, em busca de procedimentos cada vez mais seguros e eficientes.

Leia também: Como administrar um salão de beleza para fazer o negócio crescer

Embora o número de procedimentos caseiros tenha crescido, grande parte dos clientes ainda procuram profissionais para realização das técnicas de epilação, para evitar problemas gerados pela técnica mal executada.

Por isso, é importante que esses profissionais estejam atentos à execução de um trabalho cada vez mais eficiente, sempre buscando inovações que tragam benefícios para os clientes, além de um atendimento personalizado.

E, para isso, você pode participar de congressos, eventos e realizar cursos sobre o nicho. Aproveite para conhecer os oferecidos pela Beauty Fair no segmento de beleza!