Varejo

Um ano depois, Hub Clean Beauty cresce em marcas e vendas de olho na expansão do mercado de beleza limpa

Escalabilidade das melhores marcas vai acontecer agora em 2024, tendo como principais categorias de produtos as de Tratamento Capilar, Produtos para o Corpo, SkinCare, Maquiagem e Banho

Por Redação em 12 de junho de 2024

O Hub de Aceleração Clean Beauty, lançado pela Soneda A Casa da Beleza, rede de beleza e bem-estar presente em 16 municípios paulistas, em parceria com o Grupo Laces, exatamente na inauguração da sua primeira flagship na Avenida Paulista, em São Paulo, completou um ano de atividades. E a performance nesse primeiro ano de operação é muito positiva. As vendas cresceram em torno de 15% na média e o número de marcas presentes no espaço saltou de 25 para 31. Em 2024, o mercado da beleza limpa deve faturar globalmente US$ 22 bilhões e atingir US$ 37,6 bilhões até 2028, como aponta a empresa de pesquisa Research And Markets.com.

O Hub de Aceleração Clean Beauty da Soneda e Laces espera alavancar de vez o espaço neste ano, depois de ganhar o reforço de Jorge Kamachi, diretor de Marca, na operação. A escalabilidade das melhores indústrias, prevista inicialmente para 2023, vai acontecer agora em 2024, tendo como principais categorias as de Tratamento Capilar, Produtos para o Corpo, SkinCare, Maquiagem e Banho. A iniciativa busca revelar novas empresas e produtos para o mercado, especialmente PMEs. Uma das exigências às participantes é que 80% na elaboração de seus produtos sejam de materiais naturais.

Daniel Kamachi, diretor Comercial da Soneda, lembra que o mercado de clean beauty é fomentado em grande parte por pequenas companhias, que normalmente não têm contexto e estratégia para ganhar espaço no varejo. “A maioria das fabricantes é pequena empresa, que tem boas ideias, mas não consegue escalar seus produtos por falta de orientação e entendimento. O Hub de Aceleração vem para estruturar melhor o setor e dar visibilidade aos negócios dos empreendedores que fomentam esse rico mercado”, explica.

Resultados positivos para empresas

Com aproximadamente 200 SKUS em um mix de óleos essenciais, óleos vegetais, cosméticos naturais, linha profissional, acessórios para spa e clínicas, aromatizadores, entre outros, a By Samia está desde o princípio no Hub de Aceleração. “Para nós é interessante estarmos em um espaço exclusivo para marcas naturais e de clean beauty em uma perfumaria referência, principalmente em um local privilegiado como a Avenida Paulista”, destaca Roberta Tomasi, CEO da By Samia.  

Para Roberta, a movimentação por parte das marcas com o incentivo da Soneda A Casa da Beleza em um hub focado em divulgar marcas com um mesmo propósito estimula o mercado. “Fico feliz de nos unirmos para ajudar a potencializar o alcance das marcas que têm o mesmo olhar e que buscam mudar a forma como as pessoas enxergam e consomem produtos de beleza e cosméticos”, revela.

Lançada em 2021 com um portfólio de 11 produtos, a Inner Beauty, marca minimalista de cuidados com o rosto, corpo e casa, chegou ao Hub de Aceleração em 2024. “Entramos agora no espaço, mas vemos como uma grande oportunidade de a marca ganhar visibilidade e crescimento em vendas”, diz a co-fundadora Marina Barbosa Brecheret.

Com o Hub de Aceleração, as expectativas da Inner Beauty são grandes. “Esperamos crescer oito vezes o faturamento em perfumarias, estando presentes não só na loja da Paulista, mas também nas prateleiras de outras unidades da rede”, revela Marina. Além disso, a companhia pretende lançar novos produtos no segundo semestre, que irão complementar o portfólio, que hoje tem como carros-chefe o skincare corporal – óleo corporal e sérum corporal – e os roll on de perfume que trazem aromaterapia para o dia a dia.

A marca BEMGLORIA, da atriz global Glória Pires, a princípio, pretendia permanecer com as vendas somente no online por pelo menos um ano para conhecer melhor as consumidoras e testar todo o modelo, antes de avançar para o varejo físico. “Mas a aproximação com a Soneda acelerou nossos planos de disponibilizar a marca ao varejo físico e permitindo testar o modelo, as ações, o posicionamento no PDV de forma realmente colaborativa”, explica a sócia-fundadora Cibele Régis. “Esse tipo de postura do varejo brasileiro proporciona prosperidade a todo ecossistema a que ele se conecta e gera real valor aos parceiros fornecedores, colaboradores e clientes”, completa.

Com o Hub de Aceleração, a BEMGLORIA pretende triplicar de tamanho ao longo dos meses através de ações consistentes voltadas as consumidoras e colaboradores, além de aprender com o histórico construído pela Soneda para pilotar ações inovadoras. “A Soneda tem sido visionária desde o lançamento do hub e da forma como vem implementando a execução do espaço, que está além de um conceito comercial, pois traduz crenças verdadeiras de seus líderes”, comenta Cibele. “Esse movimento se conecta diretamente com o nosso propósito e pilares de comércio justo, além de manter a floresta em pé, oferecendo produtos naturais de performance”, diz Cibele.

Mercado emergente e qualidade

De acordo com avaliação da Beauty Fair, a demanda por cosméticos de beleza e cuidados pessoais clean beauty é impulsionada por uma série de tendências. O aumento da incidência de problemas capilares e de pele, como alopecia areata e eflúvio telógeno, por exemplo, levou os consumidores a buscarem soluções eficazes em todo o país. O mercado de beleza limpa reúne produtos de beleza sem qualquer insumo artificial como corantes, ingredientes petroquímicos, conservantes do tipo parabeno e outros mais de 600 ingredientes considerados perigosos ou controversos na indústria de cosméticos.

E o Hub de Aceleração criado pela Soneda e o Laces vem de encontro às necessidades do mercado. “Essa é a nossa expectativa, de atender o mercado, sobretudo quando falamos de união com outras marcas que estão trilhando o mesmo caminho.  Acreditamos que há espaço para todo mundo e no conjunto da oferta de produtos de qualidade, mais profissionais e menos artesanais, para a consolidação desse novo segmento. A Soneda acaba sendo um grande catalizador dessa construção. Um futuro que é presente”, afirma Marina.