Profissionais de Beleza

Aumenta a procura por especialistas em cachos

O aumento pelo termo "cachos" subiu mais de 300% nos últimos 10 anos, deixando claro o interesse das pessoas pelo assunto.

Por Redação em 26 de julho de 2022

Nos últimos anos, os cachos tem ganhado mais adeptos e, cada vez mais, um grande número de pessoas decidem passar pela transição capilar. Segundo a plataforma Google Trends, o aumento pelo termo “cachos” subiu mais de 300% nos últimos 10 anos, deixando claro o interesse das pessoas pelo assunto.

O processo de assumir os cachos, no entanto, continua sendo desafiador. O mercado acompanhou a demanda dos consumidores, oferecendo produtos especializados, diversidade de estilos e profissionais experts. Esses últimos, inclusive, passaram a encher suas agendas que, em alguns casos, decidiram atender esse público com exclusividade. Nasceu o cabeleireiro especialista em cachos.

O processo de transição capilar: do alisado aos cachos

O cabeleireiro especialista em cachos precisa entender as peculiaridades desse tipo de fio, desde questões técnicas, até o difícil período em que as mechas ainda não voltaram à sua forma natural. Isso porque aspectos psicológicos também fazem parte da jornada.

A promotora de vendas Claudionice Florencio foi uma das adeptas à volta do cabelo original, mas a decisão veio de um gatilho muito além da questão estética. “Após o uso excessivo de químicas, tive corte químico e o medo de ficar totalmente careca me fez pensar em aceitar o cabelo natural”.

A cacheada precisou, então, lidar com os novos cuidados e passar a gostar das próprias madeixas. “A aceitação pessoal diante das críticas foi o maior desafio. Fiquei muito tempo sem sair para festas e fotografar, até entender e aceitar que aquele era meu cabelo, eu nasci com aquela textura. É uma aceitação pessoal. A mudança acontece de dentro para fora. É não aceitar um padrão de beleza que querem, é entender que você pode usar seu cabelo da maneira que sentir bem”, conta.

Para ela, o aumento de profissionais especialistas em cachos facilitou o processo. “Hoje em dia temos muitos profissionais e empresas com ótimos produtos, então não temos dificuldades em relação a isso. Muitas pessoas não tem essa conscientização e estão ficando carecas por procedimentos que acabam danificando a estrutura dos fios a longo prazo”.

Ser especialista em cachos é urgente

Frente a um momento tão delicado, é fundamental que o cabeleireiro especialista em cachos seja capaz de entender as especificidades de seus clientes. Ele deverá aprender:

  • Tricologia aplicada
  • Anatomia dos cachos
  • Estilo, moda e finalizações
  • Diferentes texturas de cachos.
  • Técnicas de cortes

Cursos formam especialistas no serviço

O trio Fabiana Lourenço, Juninho Lóes e Wagner Ramos são especialistas em cachos reconhecidos no mercado de beleza e que costumam ministrar cursos para capacitar e formar novos profissionais. Na Beauty Fair, ministraram workshops dois anos seguidos na Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas.

Fabiana Lourenço é profissional formada pelo Senac há mais de 20 anos, conhecida nacional e internacionalmente, com clientes espalhados pelo mundo, pioneira em tratamento de crespos e cachos no Brasil.

Juninho Lóes é cabeleireiro, formado pelo conceito Dadleys Univert (academia Negritude Fashion Hair) e Cosmetologia Capilar. Cursou visagismo sob o método Philip Hallawell. É sócio-fundador do Loes Saúde & Beleza, salão referência em cabelos crespos e cacheados em São Paulo e no Brasil, onde atua como Personal Hair Stylist, desenvolvendo um conceito único na área. Em 2018 viajou para Angola para desenvolver o Projeto Diversidades, que teve como objetivo valorizar e ensinar soluções em tratamento e finalização para os diferentes tipos de texturas de cabelos cacheados e crespos.

Wagner Ramos é cabeleireiro, técnico de produtos, Hair Coach e expert em tratamentos para cabelos crespos e cacheados. Participou de treinamentos em cosmetologia na Itália e tem carreira internacional.