Profissionais de Beleza

Bastidores da escolha de embaixadores L’Oréal Professionnel

Saiba como funciona o processo para fazer parte do time de especialistas da marca e os ganhos e contrapartidas que isso envolve.

Por Redação em 9 de março de 2024

Referência nacional em visagismo, cor e corte, Bruno Oliver, proprietário do salão Oliver Beauty Center, em Brasília, acaba de entrar para o time de especialistas de L’Oréal Professionnel, o que dá a ele o título de embaixador da marca. Como este é um sonho de muitos profissionais brasileiros, NEGÓCIOS DE BELEZA falou com o cabeleireiro e com a diretora de L’Oréal Professionnel no Brasil, Mariana Salgueiro, para entender como fazer parte deste dream team, todas as vantagens que isso traz, quais responsabilidades o profissional deve assumir e o impacto em seu dia a dia do salão. Acompanhe a entrevista.

Quando surgiu o programa embaixadores L’Oréal Professionnel e qual o propósito dele?

MARIANA – L’Oréal Professionnel nasce como aliada dos profissionais cabeleireiros, e o programa de embaixadores, de aproximadamente 30 anos, é uma extensão desse compromisso. Por meio dele, reunimos um dream team de profissionais que movimenta a comunidade, inspirando e compartilhando conhecimentos e aprendizados, imprescindíveis para o desenvolvimento da profissão.

Quantos embaixadores existem no Brasil?

MARIANA – Há 12 embaixadores no país, entre eles 5 são embaixadores honorários, que possuem mais de 30 anos de parceria.

Quais as atribuições de um embaixador L’Oréal?

MARIANA – Ele é responsável por multiplicar os valores da marca e informações técnicas dos produtos, além de inspirar e desenvolver profissionais da beleza através de workshops técnicos e dicas em suas redes sociais. O embaixador é, de forma geral, um porta-voz da marca, e passa por critérios de avaliação que garantem a melhor execução dos serviços e experiência da consumidora final.

Quais as vantagens para um cabeleireiro ser eleito embaixador L’Oréal?

MARIANA – Enquanto embaixador, o profissional desenvolve um relacionamento privilegiado com a marca, possibilitando a presença em eventos exclusivos, a possibilidade de assinar campanhas de tendências para L’Oréal Professionnel, além do contrato de remuneração e produtos fornecidos. Com isso, e ao estar associado a uma marca pioneira no segmento, o profissional ganha ainda mais visibilidade e autoridade no mercado da beleza.

Como é o processo para escolher um embaixador?

MARIANA – Em L’Oréal Professionnel acreditamos no nosso papel de desenvolver os profissionais. Atualmente, a marca conta 622 profissionais que são assistidos de forma individual por meio dos nossos programas artísticos, em que o profissional inicia sua jornada como Star L’Oréal Pro, através da indicação do time de educação da sua região. A partir daí, o profissional passa a receber treinamentos para o seu desenvolvimento técnico, comportamental e em comunicação. Aqueles que se destacam dentro das suas habilidades, têm a oportunidade de alcançar o título de artista, com plano exclusivo de desenvolvimento. Em uma jornada progressiva, o profissional que obtiver destaque nessas habilidades pode se tornar um embaixador nacional, e até mesmo um embaixador global.

Qual é a sensação de ser o mais novo embaixador L’Oréal?

BRUNO – Recebi a notícia com muita honra e alegria. Representar uma marca de sucesso, conhecida nacional e internacionalmente, é sinal de que estamos no caminho certo. É sinal de confiança no trabalho que venho desenvolvendo. Busco me conectar com marcas que tenham propósitos alinhados aos meus, como respeito, transparência, e o objetivo de ressaltar a beleza e autoestima das mulheres, oferecendo tratamentos com eficácia por meio de produtos de alto padrão de qualidade. Acredito que essa união trará bons frutos.

Você já é um cabeleireiro de sucesso, reconhecido, tem 20 anos de experiência e uma ótima cartela de clientes. O que muda na sua vida ao se tornar embaixador L’Oréal?

BRUNO – A partir de agora, com mais visibilidade, a responsabilidade aumenta. As pessoas vão querer saber mais sobre meu trabalho, então serei uma referência para muitos outros profissionais e, para isso, preciso estar atento e na busca constante por novos aprendizados. Entro para o time da L’Oréal para somar, e vamos juntos seguir fazendo o que gostamos: cuidar e realçar a beleza feminina.

Em termos práticos, quais adaptações na sua rotina no salão você precisará fazer para dar conta das demandas como embaixador?

BRUNO –Terei, sim, que fazer alguns ajustes na minha rotina diária. Mas, tenho uma equipe de profissionais ao meu lado que me apoia e vai me ajudar com ajustes de agendas, além da execução dos serviços do salão. Organização será a palavra da vez. Com organização, tudo flui da forma desejada.