Profissionais de Beleza

Bem-estar e saúde: por que você precisa entender de wellness no mercado de beleza

O mercado da beleza não para! Sempre com novos desafios, antecipando novidades e ressignificando formato - e o wellness é um exemplo disso.

Wellness
Por Gleicy Palheta em 5 de janeiro de 2022

O mercado da beleza não para, né?! Sempre com novos desafios, antecipando novidades, aderindo novas tendências e ressignificando formatos, e o wellness é um exemplo disso. Mas, afinal, o que significa esse termo?

O termo, em tradução livre do inglês, significa bem-estar e traz a ideia de hábitos saudáveis, que promovam conforto e satisfação, a partir de práticas diárias, seja no aspecto físico, emocional, profissional, espiritual, emocional, entre outros.

O assunto ficou em alta com o distanciamento social provocado pela pandemia, em que as pessoas buscaram novos significados para velhos hábitos, para priorizar aquilo que fazia bem de verdade.

Foi nesse contexto que a ideia do autocuidado com o corpo e mente, ficou em evidência para muito além da questão estética.

Esse comportamento despertou novos olhares no mercado da beleza, não apenas como uma oportunidade de rentabilização, mas como uma responsabilidade coletiva pelo cuidado e bem-estar do outro.

Você já conhecia esse termo e sua influência no mercado da beleza contemporâneo? Nesse artigo, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa tendência que tem dado o que falar.

O mercado da beleza e o wellness

Ano a ano as tendências surgem, a concepção de beleza se aperfeiçoa e, claro, o mercado acompanha. O momento agora é falar sobre bem-estar e beleza, como conceitos para muito além da estética ou juventude. 

Para isso, é importante analisar a ideia de bem-estar aliada à beleza, como um despertar de todos os sentidos, com foco em uma experiência global do cliente, com a finalidade de promover a hábitos saudáveis, que tragam conforto e felicidade.

Dessa forma, os cuidados estéticos passam a ter um caráter mais profundo: o cuidado preventivo que promovam o equilíbrio entre mente e corpo, em prol da valorização individual.

Assim, a beleza não é mais vista apenas como um objeto de satisfação estética, mas também une a concepção de promoção da saúde física, mental e social.

Como valorizar o wellness no meu espaço de beleza?

Agora que você entendeu o poder que esse conceito traz para o mercado de beleza, está na hora de descobrir como aplicar no seu salão ou clínica estética hoje mesmo, para começar a promover o bem-estar para suas clientes.

1- Personalização do atendimento

A rotina corrida nos salões e estéticas às vezes dificulta a personalização do atendimento, mas você pode introduzir essa rotina, aos poucos, no seu espaço de beleza.

Comece reservando horários com alguns minutos a mais para cada cliente e use esse tempo para conhecê-la mais, dar atenção às suas preferências, valorizar seus gostos e investigar seus pontos fortes.

Ao fazer isso, você tem a oportunidade de descobrir peculiaridades que podem ser transformadas em serviços únicos, encaixando-se melhor nos desejos da cliente.

2 – Foco na experiência

O Bem-estar da sua cliente também envolve uma experiência sensorial completa.

Isso pode ser alcançando com ambientes perfumados, músicas relaxantes, além de biscoitos amanteigados e uma máscara facial revigorante, que garantem o combo.

É claro que você não precisa aderir tudo isso, mas garanta que seu espaço seja um local de conforto, paz e segurança, que além de um bom serviço, também ofereça relaxamento e um gostinho de quero mais.

3 – Mentoria e dicas

Sabe aquelas dicas que você sempre dá ao final de algum procedimento? Está na hora de aperfeiçoar isso.

Você pode fazer isso criando listas de recomendações, com indicação de produtos e dicas de autocuidados que valorizem seu serviço e o bem-estar das clientes. 

Comece falando sobre como aumentar a durabilidade do procedimento, ou como evitar que situações desagradáveis aconteçam, como corte químico, manchas na pele ou fungos nas unhas, por exemplo.

O ideal é que sejam dicas detalhadas e profissionais. Lembre-se que as práticas de autocuidado já são realizadas diariamente pelas pessoas, contudo, você pode ajudá-las com seu conhecimento e profissionalismo.

Para praticar o wellness no seu espaço de beleza, não precisa de ações mirabolantes, que sejam onerosas pro seu estabelecimento.

Comece com pequenas e reais atitudes, que vão destacar seu espaço de beleza e ajudar a propagar esse novo estilo de vida.

Gostou de saber mais sobre o wellness no mercado de beleza? Assine nossa newsletter e siga-nos no Instagram! Assim, você vai ficar por dentro de todas as tendências que rolam no mercado da beleza.