O compliance é uma prática fundamental para todas as empresas por prevenir crises grandes envolvendo situações como fraudes. Ele deve ser aplicado a todo momento, mas ganha uma dimensão ainda maior para negociações internacionais.
Isso acontece porque a empresa entra em contato com a legislação de outros países, muitas vezes de vários ao mesmo tempo. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que é compliance?
Compliance é um conceito que diz respeito a manter a organização em conformidade com a legislação em todos os seus processos internos e externos. Dessa forma, age na prevenção de riscos e no combate contra práticas fraudulentas e corruptas.
Em geral, essa área da empresa é responsabilidade de profissionais específicos, que devem, além de estudar as leis que afetam a empresa, esquematizar normas e regras para o funcionamento do time. Por esse motivo, o compliance está bastante relacionado com a governança corporativa.
Importância da compliance para negociações internacionais
Em negociações internacionais, não são apenas as leis do Brasil que passam a incidir sobre o seu negócio e os seus produtos. Para que um planejamento de exportação tenha sucesso e não acarrete em riscos jurídicos e financeiros para sua marca, é fundamental que um estudo da legislação do mercado-alvo seja conduzido.
Como adequar os processos da sua marca à legislação internacional
O conhecimento necessário para exportar produtos em conformidade com as leis passa por muitas frentes, como:
- regulamentações internacionais, como a Lei 1223/2009 do Parlamento Europeu;
- padrões de símbolos de manuseio, transporte e instruções para embalagens;
- entendimento de impostos para precificação;
- limitação de ingredientes e demais componentes do produto ou embalagem, se houver, em determinado país;
- demonstrações financeiras das negociações.
Entende-se, portanto, que é um planejamento complexo e que demanda a participação ativa de uma área de compliance ao longo das etapas de elaboração. Dessa forma, o lançamento internacional da sua marca não será prejudicado por problemas jurídicos.
Esse é apenas um dos itens de uma lista extensa do que deve ser preparado para negociações fora do país. Se você quer saber mais, conheça nosso e-book Checklist para Indústria Nacional — Como escalar o negócio e exportar produtos de beleza. Basta preencher o formulário abaixo: