Profissionais de Beleza

Conheça Hairstylists For The Future, o novo programa da L’Oréal

Neste início, até 100 salões vão receber energia solar; saiba como participar.

Programa L'oréal
Por Redação em 17 de novembro de 2023

Em um ano marcado por eventos climáticos extremos e às vésperas de acontecer a COP28, conferência da ONU (Organizações das Nações Unidas) em que os governos discutirão como limitar e preparar-se para futuras alterações climáticas, a L’Oréal Produtos Profissionais acaba de lançar Hairstylists For The Future. Trata-se de um programa global de sustentabilidade que tem o objetivo de inserir os cabeleireiros em uma transição sustentável para os salões, concentrando-se na melhoria da gestão de resíduos, na diminuição do consumo de água e na mudança para energias renováveis.

Nesta ‘jornada do salão sustentável’, para adotar a expressão usada pela L’Oréal, os planos para o tratamento de resíduos e a redução de água entrarão em vigor em 2024 enquanto o pilar de energia começa agora. E o Brasil será o primeiro país da América Latina a adotar esse projeto piloto, em que 80 a 100 salões em São Paulo, no interior e na capital, vão receber energia solar. “No Brasil, há mais de 790 mil estabelecimentos de beleza e este é o setor com o segundo maior número de empresas ativas, o que evidencia a importância desses empreendimentos e profissionais no cenário nacional. E, não poderíamos deixar de considerá-los na implementação deste programa para que os salões se tornem sustentáveis ambientalmente”, diz a diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais, Joana Fleury.

Como vai funcionar

Esta primeira etapa do Hairstylists For The Future será realizada em parceria com a Leve Energia Renovável, uma plataforma de energia solar por assinatura que conecta usinas solares fotovoltaicas a consumidores comerciais e residenciais. Na prática, os salões vão receber energia limpa vinda de uma fazenda solar recém-lançada pela fornecedora, reservada para os estabelecimentos parceiros do Grupo L’Oréal no Brasil. Como consequência, além de reduzir as emissões de CO2 no meio ambiente, a conta de luz vai ficar até 20% mais barata – um ganho e tanto quando se lembra que os negócios de beleza, caso dos salões, estão entre os que mais consomem energia. Para participar basta cadastrar o salão no site do programa. “Não existe um requisito de escolha de salões por região. Os que tiverem consumo a partir de R$ 200 já estão elegíveis e a quantidade informada se dá pelo limite de kilowatts de fornecimento disponível na usina”, esclarece Joana Fleury.

A transição para a energia renovável será realizada em até dois meses, sem custo algum nem a necessidade de fazer obras no imóvel. Todo o processo, desde a captação dos geradores de energia até o faturamento aos salões parceiros, ficará sob a responsabilidade da Leve Energia Renovável. “O fornecimento dessa energia limpa é por tempo ilimitado e o período pode ser decidido pelo salão. Reforço que não há taxa de adesão nem de cancelamento estipulada aos estabelecimentos participantes”, destaca a diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais.

Expectativas

Não é segredo que o Grupo L’Oréal no Brasil tem ambições de sustentabilidade até 2030. “Enquanto empresa número um de beleza do mundo, reconhecemos nosso dever de construir uma agenda responsável para o negócio e colaborar para construção de um futuro possível. Dessa forma, o lançamento do Hairstylists For The Future se soma a uma série de iniciativas que L’Oréal Produtos Profissionais Brasil tem adotado de relacionamento e impacto na indústria da beleza profissional”, esclarece Joana Fleury. Ela completa: “Estivemos juntos na formalização da profissão, criamos programas de suporte ao salão durante e após a pandemia, garantindo um retorno seguro para os salões.

Neste ano tivemos foco em uma agenda de ESG consistente, e criamos um programa de bolsas de estudo para garantir que profissionais se qualifiquem cada vez mais. Também disponibilizamos um programa de conscientização e suporte para a saúde mental dos cabeleireiros e, por fim, demos início à agenda sustentável dos salões, lançando de forma inédita no Brasil o pilar de energia do Hairstylists For The Future. Nosso objetivo é construir um salão com ainda mais impacto positivo na sociedade, pois encaramos esse ambiente como um importante catalisador de mudanças sociais, capaz de mudar realidades”. Alguém duvida disso?