técnica de escovação

Conhecimento nunca é demais: aperfeiçoe sua técnica de escovação

Pablo Bustamante, hairstylist e educador, dá dicas para você fazer a escova perfeita. Confira!

3 minutos de leitura

Young woman have hair cutting at hair stylist during pandemic isolation, they both wear protective equipment. Hair stylist washing her hair
Por Redação em 18/12/2020 Atualizado: 27/10/2022 às 21:04

Um bom cabeleireiro está sempre em busca de atualização, seja para conhecer alguma técnica ou tendência nova, ou até mesmo para se aprimorar em métodos que já conhece. A escova é um dos serviços mais realizados no salão e saber fazê-la é premissa de um profissional. Mas, será que você já não se acostumou com o jeito de fazer? Que tal algumas dicas para te ajudar a melhorar ainda mais o serviço? 

Mas, se você está entrando na área de cabelos agora, essa é uma chance ainda maior de aprender com quem entende do assunto. Pablo Bustamante é educador e hairstylist e compartilhou algumas informações que poderão ser úteis pra você. O expert também está no Beauty Fair On, canal de educação e entretenimento da Beauty Fair, com aulas incríveis para você. Assine já!

Invista nos produtos certos

“Um produto de qualidade faz com que a escova deslize melhor, sem criar tanto atrito, evitando nós indesejados nas pontas”, reforça Pablo.  Além dos produtos ideais para cada tipo de cabelo, as ferramentas de trabalho também fazem a diferença. Segundo Pablo, um secador potente, por exemplo, faz com que o tempo de escovação no cabelo de uma cliente diminua.

“Eu só aconselho o uso de secadores menos potentes no caso de profissionais iniciantes, que ainda estão estudando ou no início da carreira, porque assim você evita queimaduras no couro cabeludo da sua cliente”, conta.

Lave bem os fios

Para Pablo, uma boa higienização capilar é responsável por 40% do resultado final. “Não podemos ter erros no diagnóstico e na escolha do shampoo e condicionador, muito menos na forma de higienizar os fios.  Você deve caprichar no lavatório, positivando as áreas-chave que precisam de limpeza”, revela fazendo menção às partes da cabeça em que o cabelo fica mais oleoso.
A franja ou a área atrás das orelhas são algumas delas, já que são regiões em que as clientes têm o costume de passar a mão com mais frequência, fazendo com que os fios fiquem mais oleosos.

Garanta a saúde do cabelo da sua cliente

A beleza das madeixas não está só no brilho; é preciso garantir a saúde dos fios com o uso de produtos certos e de qualidade. A atenção deve ser redobrada, principalmente se a cliente fizer uso de ferramentas, como chapa e secador.

Não tem muita verba para investir? No mercado, existem produtos muito bons e que não custam tanto. Uma boa pesquisa é sempre a melhor opção. No entanto, o preço não deve ser um grande empecilho para o profissional. “Todo investimento é necessário quando falamos da saúde do cabelo da cliente”, aposta Pablo. 

Técnica e ferramenta são melhores amigas

De que adianta ter o secador mais potente do mercado se na hora de manuseá-lo te falta a técnica correta? Pablo explica que, direcionar corretamente o jato de ar do secador, faz toda a diferença na hora da finalização. “Se o jato não acompanhar as áreas escolhidas na hora da secagem, certamente a nossa modelagem terá partes úmidas que vão, com certeza, comprometer o resultado desejado”, diz.

Para melhorar a técnica, a palavra-chave é curso. Aposte em toda e qualquer possibilidade de aprender mais. No Beauty Fair On, por exemplo, você encontrará muitas opções de aulas com conteúdos exclusivos para melhorar seus serviços. E não se esqueça que tem workshops voltados para cabeleireiros na Beauty Fair, em setembro, também.

A prática leva à perfeição

Para Pablo, mesmo com todos os atributos necessários – equipamentos, produtos e técnica – nada dá mais resultado do que a prática. “A dica que posso dar aos profissionais escovistas é treinar muito. Só o treino incessante leva à perfeição”, finaliza.