Indústria

“É um orgulho que 90% dos cargos de liderança da Mezzo sejam ocupados por mulheres”

A frase deste título é da presidente do Grupo Mezzo, Joyce Rodrigues, entrevistada na série Quem faz o mercado de beleza no Brasil.

Mezzo
Por Redação em 19 de março de 2024

A história de sucesso da farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente do Grupo Mezzo, Joyce Rodrigues, começou cedo. Recém-saída da adolescência, aos 20 anos de idade ela já era empresária do setor de dermocosméticos e tinha conquistado seu primeiro milhão de reais. O fato de ter vindo de uma família pobre e mesmo assim conseguido se transformar em uma mulher empoderada é algo que sempre regeu e norteou muitas de suas atitudes e projetos, principalmente os que envolvem o público feminino. É o caso de seu Instituto Joyce Rodrigues, fundado em 2010, que oferece gratuitamente cursos livres de estética e beleza para mulheres de Barueri (SP); e do curso Estética 10X, que já impactou mais de 30 mil mulheres com cases que multiplicaram em até seis vezes o lucro de seus negócios de estética.

Reconhecida por sua visão inovadora para os negócios, a empresária ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor lançamento de 2018, com Concept Skin Fill, e o de empresa amiga do Profissional de Estética, também em 2018. No ano seguinte, levou mais duas premiações por inovação em cosmetologia, sendo uma pelo melhor produto com o Concept Liporedutor e o outro de melhor home care com o protetor solar Fotoactive Skin Cover.

Autora do livro Tudo às claras: um mergulho no melasma, à seguir ela fala com exclusividade à NEGÓCIOS DE BELEZA neste especial Quem faz o mercado de beleza no Brasil, que ao longo do mês de março celebra o Dia Internacional das Mulheres; acompanhe.

Quais marcas fazem parte do Grupo Mezzo e que estão sob a sua liderança?

São três: a Mezzo Dermocosméticos e a Mezzo Nutrition, cujos produtos são comercializados em lojas próprias e no mercado digital, além da rede de distribuição de parceiros; e a Mezzo Pharma, que tem como público-alvo profissionais habilitados a realizar procedimentos dermatológicos e estéticos. Esse setor, aliás, vive uma alta impressionante, que pode ser medida pelo fato de que o mercado de estética cresceu 567% no Brasil no período de 2014 a 2019. Nestes cinco anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Além de você, há outras mulheres em cargos de liderança na Mezzo?

Tenho o maior orgulho de dizer que 90% dos nossos cargos de liderança são encabeçados por mulheres. Impulsionar outras mulheres é algo muito importante para mim. No mercado de beleza e estética somos muito presentes; e, se uma mulher é capaz e tem habilidade para estar na liderança, com certeza estará no meu time. A mulher é multifacetada, guerreira, ela corre atrás e o mercado precisa abraçar essas pessoas.

Na sua visão, quais são os principais desafios hoje para mulheres empreendedoras no mercado da beleza e estética?

As pessoas procuram tratamentos e produtos de beleza independentemente da época do ano, ao contrário do que acontece em vários outros segmentos. Por isso, este é um mercado muito promissor e que há espaço para todo mundo. É inclusive um dos nichos mais receptivos para mulheres. Mas, para empreender e prosperar, acredito que investir em conhecimento e inovação é fundamental. É preciso estudar o tempo todo, sem jamais parar, para poder entender do seu negócio, da sua área de atuação, dos seus clientes e saber no que vale a pena apostar para se diferenciar. Também acho importante ter alguém como inspiração e ter sempre em mente que empreender é uma missão de foco, constância e determinação.

Como foi o desempenho da Mezzo no último fechamento?

2023 foi um ano bem diferente, com desafios, mas, mesmo assim, conquistamos o espaço planejado e ficamos na média anual de crescimento. Também tivemos uma grande conquista: conseguimos identificar uma nova vertente para trabalhar junto aos nossos clientes, os profissionais de estética. E, vamos fazer isso oferecendo inovação e soluções transformadoras.

E para este ano, quais as expectativas de crescimento?

A meta do Grupo é chegar em 2028 com abrangência forte nos continentes europeu, americano e asiático. Hoje, a Mezzo tem 11 lojas próprias espalhadas pelo Brasil, e a meta para 2025 é dobrar esse número.

Atualmente, 50% do volume de vendas é atribuído à Mezzo Dermocosméticos, a mais rentável das nossas três marcas, que vem com um crescimento médio de 20% ao ano nos últimos cinco anos e para 2024 esperamos manter esta média.

Quais são os seus planos para o futuro da marca?

Quero continuar minha jornada expandindo cada vez mais o Grupo Mezzo por meio da inovação e da qualidade, atributos que já são percebidos pelos nossos clientes – com quem queremos trabalhar cada vez mais focado para entregar uma melhor experiência. O Grupo hoje abraça seu cliente por completo com um portfólio 360 graus, cuidando da saúde, da beleza e do bem-estar. Vamos dar sequência ao nosso processo de expansão, porém, entrando em todos os cantos do mundo.