Indústria

Empreendedorismo e criatividade farmacêutica: a receita de sucesso de Fernanda Chauvin para a Ellementti

Esta é a primeira de uma série de entrevistas que serão publicadas em março com algumas das maiores empreendedoras do país para celebrar o Dia Internacional das Mulheres.

Fernanda Chauvin, Ellementti
Por Redação em 15 de março de 2024

Contrariando a lógica do tempo, a história da Ellementti Dermocosméticos começou muito antes de sua fundação, em 2008. Para ser mais exata, 15 anos antes, quando a Pro Vitae Farmácia Magistral foi lançada ao mercado pela farmacêutica e bioquímica Fernanda Chauvin. O ano era 1993, e foi essa a ‘escola’ para a expertise em manipulação de medicamentos injetáveis, com ativos naturais e de eficiência avançada que serviu de essência para a criação da Ellementti Dermocosméticos.

Hoje, a marca possui um portfólio com mais de 200 produtos profissionais e para home care e tem Fernanda Chauvin não só como sua CEO, mas também sua diretora científica. Uma posição ocupada não por privilégio, mas conquistada através de muita dedicação e estudo. A lista é longa e inclui uma pós-graduação em cosmetologia e homeopatia pela USP, a especialização em dermatocosmética pela Universiteit Brussel, na Bélgica, e a certificação como membro da International Association for Applied Corneotheraphy – uma associação que promove a colaboração e troca de informações entre dermatologistas, farmacêuticos, químicos e outros profissionais da área da estética visando o avanço da investigação científica no campo da corneoterapia e da qual Fernanda Chauvin foi a primeira brasileira a fazer parte.

Ser multifacetada é também uma das características femininas que mais merece ser celebrada no Dia Internacional das Mulheres, uma data tão importante para NEGÓCIOS DE BELEZA que aqui ela será comemorada ao longo de todo o mês de março com a publicação de entrevistas com algumas das maiores empreendedoras do Brasil. Acompanhe a conversa exclusiva com Fernanda Chauvin.

Mesmo sendo CEO da Ellementti, você segue atuando como farmacêutica e pesquisadora da marca. Como consegue se desdobrar em todas essas funções, e com sucesso?

A minha posição como farmacêutica é fundamental para o sucesso da Ellementti. É desse meu lado que vem toda a inovação, todas as novidades que garimpo pelo mundo e formulações diferenciadas dos produtos da marca. Por isso, faço questão de não abrir mão da minha criatividade farmacêutica e equilíbrio com meu lado empreendedor.

Com base na sua experiência e visão atual, quais são os principais desafios hoje para mulheres empreendedoras no mercado da beleza e estética?

Dificuldades de empreender sempre existiram e continuarão a existir, especialmente quando se é mulher, já que temos que conciliar múltiplos lados. No meu caso específico, sou chefe, farmacêutica, pesquisadora de beleza, porta-voz da empresa, esposa e mãe. É um desafio estar presente e ser sua melhor versão em todas essas áreas, mas confesso que todas são partes muito importantes de mim.

Quais dicas você dá para quem deseja empreender hoje no Brasil?

Tenha foco! Você terá que colocar muitas facetas em jogo, mas, fazendo o que ama e acredita, tudo se torna mais prazeroso. Porém, não se esqueça: o trabalho pede dedicação e seriedade.

Como foi o desempenho da empresa em 2023? As expectativas foram atingidas?

Em 2023 atingimos as nossas metas de faturamento com um crescimento em torno de 10%.

Quais as expectativas de crescimento da Ellementti para este ano?

Para 2024, nossa expectativa é de um aumento de 15% a 20% nas vendas. Para isso também vamos lançar um novo projeto para o público profissional, que logo será anunciado.

Quais seus planos para o futuro da Ellementti?

Pretendo focar bastante nos benefícios dos produtos profissionais, trazendo ainda mais soluções para o mercado. Além de também continuar a seguir o que acredito dentro da estética, ativos de qualidade para uma pele equilibrada, um envelhecimento saudável e a beleza baseada no wellbeing, o viver bem além do bem-estar.