Varejo

Entretenimento no varejo: conheça o case da Lego

A marca fala sobre as estratégias utilizadas para intensificar a experiência do cliente

NRF 2023
Por Redação em 16 de janeiro de 2023

A 113ª edição da NRF Retail’s Big Show está acontecendo a todo vapor em Nova York, onde já foram apresentados inúmeros cases de sucesso, que servem como inspiração e motivação para varejistas do mundo todo. Grandes marcas já demonstram para o público como estão revolucionando seus nichos, e o setor de entretenimento teve destaque no evento.

Foi com a experiência da Lego que veio um dos grandes insights do segundo dia de evento, através da palestra ministrada por Martin Urrutia Islas, Global Head Retail Experiente do grupo Lego, que falou sobre como a marca combina experiências físicas e digitais para criar entretenimento de varejo.

100 anos de Lego em 2023

A Lego comemorou recentemente quase 100 anos de atuação, sendo uma conquista extraordinária para uma marca que permanece firmemente na vanguarda da inovação, presente em 40 países. Por isso, Martin Urrutia afirmou a responsabilidade de desenvolver, pilotar e lançar novas experiências e plataformas que envolvem compradores e consumidores em diferentes pontos de contato no varejo.

Assim, a marca está com a meta de aumentar o uso de energia renovável, o uso de plástico sustentável, inclusive nas peças de Lego, bem como o uso de sacolas de papel. Além disso, a Lego quer investir na abertura de novas lojas físicas de forma contínua, sendo esse o principal canal de comunicação da empresa.

Mas não é só isso! A marca quer focar em experiência e consagrou 2023 como o ano para isso. E para conseguir aprimorar esse ponto, a Lego não pretende separar on-line e presencial, defendendo a ideia de que a execução é diferente, mas a experiência deve ser única e integrada.

A Legoland – cadeia de parques temáticos da Lego – é um exemplo de projeto especial da empresa, onde conecta o ponto de paixão com os consumidores, sejam crianças e adultos, em uma experiência imersiva de diversão.

Conexões emocionais estão no cerne da estratégia

Durante a pandemia, o canal digital foi fundamental para manter forte a base de clientes da marca, que também teve que lidar com a redução da demanda do físico. Contudo, hoje o digital é um canal prioritário para alcançar novos consumidores, que se mostrou eficiente na eliminação de fronteiras da marca, além de facilitar uma experiência imersiva ao cliente.

Por isso, hoje o desafio é transferir a experiência obtida numa loja conceito para o digital, com conteúdo multimídia e funções exclusivas, que prometem provocar conexões emocionais muito mais potentes entre os clientes. Essas conexões são a base para a fidelização e atração de novos públicos, o que só tem a fortalecer a Lego.

Como manter a marca relevante ao longo dos anos?

A Lego é uma empresa de inovação, que ama e valoriza a criatividade, sendo que uma loja Lego é oportunidade para vivenciar os produtos e o mundo da marca. Nesse sentido, há dois anos relançaram o formato de suas lojas, sob o conceito de retailtenniment, agrupando o setor do varejo ao de entretenimento, que se colocou como mais uma ferramenta de solidificação da marca.

Comunidade de fãs

Para fortalecer a comunidade de fãs Lego, a marca investiu na criação de um site chamado ideas.lego.com, onde qualquer pessoa pode contribuir com a criação de novos produtos. Além disso, as pessoas podem votar nas ideias sugeridas e as mais votadas são trabalhadas pela equipe de novos produtos.

Pós-NRF 2023 com Beauty Fair e Negócios de Beleza

O Pós-NRF 2023, é um evento promovido pelo portal Negócios de Beleza e a Beauty Fair, transmitido direto de Nova York, para compartilhar os principais e insights e tendências do evento. O Pós-NRF acontecerá no dia 19 de janeiro, será online e gratuito. Faça sua inscrição clicando aqui.

*Com informações de Deborah Huff, que está acompanhando a delegação Beauty Fair em Nova York.