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Experiência de Compra: uma nova era chegou!

Você precisa proporcionar uma boa experiência de compra ao seu cliente. Quantas vezes você ouviu isso nos últimos anos?

Bruna Fallani
Por Bruna Fallani em 31 de agosto de 2022
Fundadora da Shopper 2B e Conselheira do Instituto Mulheres do Varejo. Possui uma metodologia que mapeia as expectativas e mede a experiência de compra e ajuda no desenvolvimento estratégico do CRM.

Você precisa proporcionar uma boa experiência de compra ao seu cliente. Quantas vezes você ouviu isso nos últimos anos?
Tenho certeza que muitas vezes, mas você tem clareza sobre como fazer isso?

Eu poderia afirmar que não, pois é muito amplo e pode se tornar complexo dependendo da forma que interpretamos.

Se puder definir: experiência de compra seria a capacidade de proporcionar boas experiências e emoções positivas, capaz de conectar emocionalmente o cliente à nossa marca durante toda a jornada de compra!

Experiência é o que fica! Precisa marcar de alguma forma, mesmo inconsciente. O importante é marcar !! E vai desde o ato mais simples até as grandes ações! Não está relacionado somente ao investimento,

mas sim, ao nível de resolução ou atendimento das necessidades e desejos do cliente.

Se há duvidas sobre o que está fazendo e o quanto está impactando seu cliente é preciso ter clareza e conhecimento de alguns fatores:

1. Você conhece seu cliente? Isso é básico, mas nem todos conhecem.  Não confunda com dados demográficos, como gênero, idade e etc, me refiro a conhecer seu cliente enquanto preferências, hábitos e comportamentos relacionados a compra. 

O que muda? Você só será capaz de atender seu cliente quando entende-lo. Temos diferentes pessoas, necessidades, gerações e expectativas. Não há outra opção. É preciso conhecer!

2. Jornada de Compra: se você mapear e entender as expectativas do seu cliente em cada fase da jornada, conseguirá entender o que está deixando a desejar, ou ainda em que momento o shopper abandona sua marca. Mas principalmente, entender aquilo que está alinhado com o seu propósito e a maneira mais efetiva de atuar, oferecendo as soluções certas e se comunicando de forma correta.

3. Não confunda experiência com tecnologia. Há um erro em achar que a tecnologia é por si só suficiente. Tecnologia é o meio, mas não o fim.
Garanta que está resolvendo alguma dor e que está de fato encantando seu cliente.

A experiência será cada vez mais traduzida pela capacidade do indivíduo. Use a tecnologia a favor desse propósito, mas não inverta a ordem. As pessoas que precisam conduzir a tecnologia e não o contrário.


Tem uma frase que sempre uso: em tempos de algoritmos, nunca foi tão necessário se relacionar, cuidar e encantar seu cliente, mas isso é assunto para outro artigo.

Entenda, colocar o Shopper no centro das decisões não é mais algo teórico e sim, o único caminho para inovar no seu negócio e em alguns casos, conseguir sobreviver num ambiente tão vulnerário e imprevisível.

Minha dica final é: aproxime mais do seu cliente, conheça suas preferencias, entendas os principais pontos de contato e defina estratégias que apoiem nessa experiência de compra.