Indústria

“O setor de beleza é um território onde as mulheres não apenas participam, mas ditam regras”

Conheça a trajetória inspiradora de Marilene Coelho, fundadora e diretora científica da Bel Col, entrevistada especial da série Quem faz o mercado de beleza no Brasil.

mulheres setor da beleza
Por Redação em 8 de março de 2024

Transformar uma crise em oportunidade foi a estratégia de Marilene Coelho para sair da condição de funcionária demitida para a de empreendedora. Eram os anos 1990, momento em que a crise financeira quebrou muitas empresas, inclusive a em que Marilene trabalhava comercializando matéria-prima para a indústria de cosméticos. A experiência no ramo e o feeling empresarial a levaram a investir em um ativo que, até então, nenhuma marca queria apostar: os fluidos de colágeno. “Estudando o mercado descobri o potencial dos importados e decidi que teria um creme feito na Europa. Para chegar à Espanha, vendi o carro e, visitando uma feira de negócios, conheci pessoas que me ajudaram a lançar a então chamada Bio Col. Três anos depois, registrei a marca no Brasil como Bel Col”, lembra ela.

Com o objetivo de conquistar um segmento que estava emergindo no Brasil, o das esteticistas, a fundadora e diretora científica da Bel Col participou de congressos do setor que começavam a surgir no país, visitava pessoalmente clínicas de estética e foi precursora ao criar o próprio evento para formação de profissionais. Foram cinco anos tentando dar certo, com o caixa fechando no negativo, para, finalmente, começar a lucrar e nunca mais voltar ao vermelho, nem mesmo durante a pandemia.

Hoje, a Bel Col conta com um portfólio de mais de 300 produtos, produzidos em fábrica própria e presentes em todo o território nacional, além de serem exportados para outros países da América, Europa e Ásia. A empresa possui uma sede em Ontário, no Canadá, e incorporou a Visso Natural, marca de produtos naturais e veganos para uso em clínicas e home care. Para entender os próximos passos dessa empreendedora de sucesso, confira a entrevista que ela deu especialmente para a série Quem faz o mercado de beleza no Brasil.

Ao adquirir a Visso Natural anos atrás, você apostava que o futuro seria dos cosméticos naturais e veganos. Caminhamos para isso! E agora, o que você prevê?

Sigo focada na inovação e, neste momento, vejo nas limpezas de pele diferenciadas uma tendência promissora. Afinal, além de proporcionarem a tradicional remoção de impurezas, oferecem tratamentos variados, como rejuvenescimento, clareamento, detox, revitalização etc. Acredito que a busca por resultados mais abrangentes e personalizados será uma demanda crescente no setor, bem como proporcionar uma experiência mais completa para o cliente, que deseja não apenas tratar problemas específicos, mas alcançar uma melhoria global na saúde, na aparência da pele e no bem-estar.

Na sua visão, quais os principais desafios para as mulheres empreendedoras no mercado da beleza e estética?

Acredito que o setor se destaca como um território onde as mulheres não apenas participam, mas também ditam as regras e desempenham papeis fundamentais em todos os níveis, desde a criação e inovação até a liderança. Esse protagonismo é motivo de orgulho para essas empreendedoras, que ‘matam um leão por dia’, refletindo a coragem necessária para superar obstáculos e criar as bases para o cenário atual na indústria da beleza. Diante disso, o desafio é se reinventar diariamente para acompanhar o crescimento desse mercado tão dinâmico e onde a concorrência é acirrada.

Diante da enorme concorrência, como você vem preparando a Bel Col para se manter no radar do consumidor?

Nosso compromisso é construir relacionamentos sólidos com nossos clientes, utilizando diversas ferramentas. A presença ativa em nosso site e nas redes sociais, juntamente com o compartilhamento de conteúdo relevante e interações constantes, são peças-chave nessa estratégia. Também reconhecemos a importância dos parceiros distribuidores e valorizamos a presença física, concentrando esforços em parcerias locais para garantir que nossos produtos estejam disponíveis em pontos de venda, atendendo eficientemente às demandas regionais. Mantemos, sobretudo, nosso canal com um time dedicado de consultores para atender profissionais da área da estética. Essa iniciativa estabelece um canal direto, proporcionando aos profissionais a oportunidade de esclarecer dúvidas, conhecer novidades e lançamentos exclusivos, além de reafirmar a Bel Col como parceira e amiga confiável que entrega soluções comerciais ao negócio deles. Estamos, enfim, comprometidos em ser uma empresa que não apenas oferece produtos de qualidade, mas também proporciona um suporte integral para o sucesso dos profissionais em seu empreendimento. Afinal, se eles ganham, nós também ganhamos.