Varejo

Como preparar sua loja de beleza para as compras de fim de ano

30% dos consumidores brasileiros já haviam começado as compras de fim de ano desde agosto

loja de beleza
Por Renata Tarrio em 23 de novembro de 2022

De acordo com um estudo feito pela Ipsos e encomendado pelo Google, 51% dos brasileiros que fazem compras para as festas dizem que essa experiência fez com que considerassem comprar para outras datas do ano muito mais cedo. Isso significa que preparar sua loja de beleza para o fim de ano não significa aumentar a rentabilidade somente em dezembro, mas criar um ecossistema sustentável ao negócio ao longo de outras datas sazonais.

A verdade é que, nos últimos anos, essa temporada de compras se estendeu, tornando os picos menos relevantes e priorizando intervalos mais longos de consumo. Isso ocorre devido ao achatamento do período de compras, que ao invés de alcançar um alto patamar durante o Natal e o Ano Novo, permanece mais estável nos meses seguintes. 

Assim, acompanhar o consumidor nessa jornada mais longa – que inclui os meses anteriores a dezembro e os primeiros meses de 2023 – vai exigir que as lojas de beleza comecem suas estratégias o quanto antes.

Compras para o Natal e Ano Novo já iniciaram há meses

Em agosto de 2021, 30% dos consumidores brasileiros já haviam começado as compras de fim de ano. Além disso, 47% das pessoas que fizeram compras nesse período queriam ter começado mais cedo. O motivo da antecedência se deve ao receio de esperar os últimos meses e encontrar dificuldades. 

De acordo com o Google/Ipsos EUA, 61% dos brasileiros iniciaram suas compras antecipadas para evitar a falta de estoque de um item. Na mesma linha, o Google analisa que esse ano seguirá essa tendência, sobretudo levando em consideração a natureza imprevisível da COVID-19, que está voltando a altos números no Brasil e no mundo, com possível impacto na cadeia de suprimentos, que refletem na produção e na entrega de produtos.

Prepare sua loja de beleza para as compras de fim de ano

Diante deste cenário, é fundamental que as perfumarias se preparem para o fim de ano e tracem estratégias para o alongamento do período de compras. Confira as dicas:

Foque nos produtos mais vendidos

Foque nos produtos que geralmente são mais vendidos nessa época do ano. Dê destaque omnichannel a eles, aumentando a exposição tanto em sua estratégia online quanto na vitrine. Lembre-se: No final do ano passado, apenas 12% dos consumidores brasileiros não usaram canais digitais para fazer compras.

Aproveite a onda do mercado de beleza

Segundo a pesquisa realizada pela Méliuz, perfumes e cosméticos ocupam a 7ª posição de produtos mais vendidos nessa época, com destaque para a Copa do Mundo e Black Friday. Faça promoção e dê desconto nesses itens em sua loja de beleza no final do ano. Óleos, hidratantes, batons, sabonetes, perfumes e produtos isolados de maquiagem estarão em alta.

Informe seu consumidor

Deixe seu consumidor munido de informações essenciais para a decisão de compra: dados sobre preço, frete, troca, cancelamento são fundamentais. Além disso, na estratégia online é importante priorizar múltiplas fotos dos produtos, com diversos ângulos, ou vídeos, que são bastante persuasivos.

Abra espaço para a conversa

Estabeleça canais de comunicação com respostas ágeis e informativas, com reforço para as compras de final de ano nas perfumarias. Ligações com poucas etapas para resolver problemas e atendimento com vendas via Whatsapp são ótimas opções.

Ofereça comodidade de última hora

Esteja preparado para as compras de última hora nas lojas de beleza que tem lojas físicas. No Google Maps, as buscas por “lojas de presentes perto de mim” cresceram mais de 60% no mundo todo em comparação com o ano anterior, o que configura uma excelente oportunidade para as perfumarias, que oferecem produtos dentro da categoria de presentes e lembranças.

Use canais digitais a seu favor

Promova seus produtos na perfumaria, inspire e engaje seus clientes através de canais digitais. Publique promoções e descontos nas redes sociais, crie vídeos de reels do Instagram, Tik Tok e Youtube para alcançar mais pessoas. Além disso, cheque a capacidade de seu site para receber uma quantidade maior de compradores.

Preparar sua loja de beleza para o fim de ano deve ser uma tarefa que, ano após ano, tem tendência de começar cada vez mais cedo. Por isso, use as estratégias para além de 2022 e antecipe-se às outras datas de compras sazonais que virão em 2023.