Indústria

Negócios em alta: como conquistar novos mercados internacionais

Confira no artigo as etapas de planejamento para internacionalização dos negócios em alta e garanta o sucesso da sua estratégia de exportação.

Negócios em Alta: Como Conquistar Novos Mercados Internacionais
Por Redação em 7 de março de 2023

Dados do Sebrae e da CNI apontam os caminhos mais promissores para seguir o exemplo dos negócios em alta no mercado exterior, expandindo a influência da sua marca para novos países.

Nesse sentido, as práticas a seguir podem ser aplicadas por empresas que estão apenas iniciando seus processos de internacionalização, bem como por aquelas que já estabeleceram a marca fora do Brasil e querem chegar a mais mercados.

Continue a leitura e entenda o passo a passo do seu planejamento!

O que é preciso para chegar ao mercado internacional?

Um plano de ação detalhado e aprofundado é a maior arma dos negócios em alta. Se você quer ver sua empresa chegar a novos mercados, busque:

  • analisar o cenário atual do setor e da economia nacional e internacional em relação às condições internas da empresa. Ou seja, entender o que o seu negócio é realmente capaz de produzir e alcançar na conjuntura presente e em projeções futuras.
  • determinar objetivos estratégicos claros e realistas. Para tanto, você pode pesquisar por benchmarks da indústria;
  • elaborar um plano de comércio exterior que guiará todas as ações da empresa no processo de internacionalização;
  • expandir sua rede de contatos para conhecer players de outros países que podem ser parceiros na comercialização dos seus cosméticos.

Como os negócios em alta se planejam para exportação?

O planejamento para exportação pode ser dividido em cinco partes fundamentais, que se complementam:

  1. levantamento do mercado: reunir um históricos de dados relevantes para o segmento de beleza para compreender os padrões de negociação entre as empresas e estimar as chances de sucesso da sua estratégia;
  2. entendimento do comércio exterior: conheça seus concorrentes e os players que estão inseridos no ramo, como traders, brokers, atacadistas e varejistas de outros países, pois eles podem ser seus maiores parceiros;
  3. escolha de um ICP: o ICP é o perfil do cliente ideal. Aqui, você reúne dados sobre a audiência do seu mercado alvo e delimita aqueles que seriam os compradores perfeitos para os seus produtos;
  4. planejamento financeiro: existem muitas taxas e encargos relacionados à exportação. Em alguns casos, eles podem minar a competitividade do seu negócio e a lucratividade da estratégia por serem muito altas, então pode ser o momento de repensar o plano de comércio;
  5. estruturação da distribuição: a rede de distribuição é a responsável por garantir que o produto saia da sua fábrica e chegue até a casa do consumidor final. Por isso, é uma das partes mais importantes de toda a exportação. Tenha parceiros confiáveis para essa etapa.

Se você quer conhecer mais sobre o mercado internacional para a indústria da beleza e aumentar as chances de conseguir levar sua marca a outros países, a Feira Beauty Fair oferece soluções para a internacionalização de negócios brasileiros.

Por meio de rodadas de negócio com distribuidores e exportadores, sua empresa pode chegar a um público cada vez maior. Além disso, você tem contato direto com todas as novidades e tendências do setor.
Conheça a Beauty Fair — Feira Internacional de Beleza Profissional e seja um negócio em alta no comércio exterior!