Indústria

“Nosso compromisso é potencializar a proximidade de Risqué com as manicures”

Bruno Wolmer, vice-presidente comercial da Coty Brasil, grupo do qual Risqué faz parte, fala sobre os planos para a marca que mais vende esmaltes no país e das novidades que serão apresentadas no Beauty Show.

Por Redação em 25 de março de 2024

Encantar o consumidor está entre as principais missões de Bruno Wolmer à frente da vice-presidência comercial da Coty Brasil, uma das maiores empresas de beleza do mundo e da qual Risqué faz parte. Uma responsabilidade e tanto, afinal, estamos falando da marca líder na categoria de esmaltes no Brasil, que desde 1958 faz parte da vida dos brasileiros, sendo por vários anos considerada a marca feminina mais lembrada e uma das impulsionadoras do desempenho da Coty no país.

Diante desse ‘currículo’ fica fácil entender por que a Risqué não só vai participar do Beauty Show 2024 como será patrocinadora do Congresso de Manicures, que acontece de 27 a 29 de abril no Pro Magno, em São Paulo.

Para dar alguns spoilers das novidades e surpresas que a Risqué vai apresentar nesta nova feira de beleza organizada pela Beauty Fair, que se consolida como evento de referência no setor, bem como entender os planos da marca para o futuro e a atuação da equipe comercial em seu posicionamento diante do mercado, Bruno Wolmer fala com exclusividade à série Quem faz o mercado de beleza no Brasil. Acompanhe.

Qual foi sua trajetória profissional até chegar à Coty?

Ingressei na Coty Brasil no começo de 2018, como diretor de vendas para os canais perfumaria, farma e lojas de departamento. Depois, assumi a posição de diretor executivo comercial, liderando toda essa área na Coty Consumo no Brasil; e, desde meados de 2023, atuo como vice-presidente comercial desta divisão.

Mas, minha carreira foi iniciada 24 anos atrás na Kellogg’s, contando com passagens marcantes e longas pela PepsiCo e pela L’Oréal. Durante esses anos, tive oportunidade de atuar em diferentes áreas, como trade marketing, vendas, merchandising, planejamento comercial, BI e preços; acredito muito nesse modelo de formação multifuncional dentro das organizações. Vale dizer que sou formado em administração de empresas e tenho duas especializações, uma em trade marketing e outra em varejo. Como curiosidade, também lecionei parte destas matérias após a conclusão do MBA.

O que a equipe comercial está vivenciando hoje na Coty Brasil?

Estamos numa jornada de transformação da empresa com foco na frente de beleza, fortalecendo nossa presença nas categorias de skincare, esmaltes e, recentemente, introduzindo a linha de fragrâncias lifestyle no Brasil, com relevantes marcas globais como Adidas, Nautica, Gabriela Sabatini e Bourjois, entre outras, buscando construir a categoria junto a nossos clientes.

Neste contexto, a especialização das equipes Coty por cada um dos canais foi marco importante que traçamos no passado e que hoje nos possibilita, em vendas, trade e pricing, termos direcionais diferentes por ambiente de varejo – calendário de trade, política comercial, inovações – dentro dos nossos planos de negócios, e com cada um dos nossos clientes. 

Como a sua liderança impacta no posicionamento de Risqué no mercado?

A equipe comercial atua diariamente para garantir a excelência no atendimento aos clientes e na implementação das estratégias da Coty por cada uma das suas categorias e canais de venda.

Trabalhamos em parceria com os varejistas justamente para assegurar a mais assertiva execução nos pontos de vendas e a evolução dos resultados nas 14 diferentes categorias de produtos nas quais atuamos. Ter clareza na estratégia por ambiente de varejo e abertura para construção a quatro mãos, com cada cliente, são pontos-chave desse processo. Proximidade, colaboração, alto grau de alinhamento e parceira são palavras que compõem nosso modelo comercial na Coty.

E, falando especificamente de Risqué?

Temos uma série de premissas que fazem com que os produtos sejam posicionados de forma apropriada e permitam oferecer a melhor experiência de compra aos consumidores e às manicures.

O foco tem que ser em encantar e facilitar os consumidores no momento da compra, on-line ou offline. E, para isso, estamos focados em proporcionar cada vez mais beleza e conteúdo aos diferentes formatos em pontos de venda, trabalhando com materiais de comunicação, displays, mobiliários e outras ferramentas de trade. 

Qual a principal missão hoje do departamento comercial com Risqué?

Risque é marca líder na categoria de esmaltes no Brasil, que desde 1958 está presente na vida de consumidores em todo o país. Assim, temos na área comercial a missão de assegurar a presença e a correta visibilidade dos diferentes produtos de Risqué nos diversos ambientes de varejo e em todas as localidades do Brasil.

Por vários anos já considerada a marca feminina mais lembrada do Brasil, temos também como compromisso potencializar cada vez mais a proximidade de Risqué com os consumidores e as manicures em pontos de venda, disponibilizando produtos e atuando para que as lojas ofereçam o portfólio da marca de forma cada vez mais completa – desde os itens regulares, coleções temáticas, linhas premium (caso da Diamond Gel), vegana (Risqué Bio) e linha de tratamento (Risqué Care).

Pode falar sobre o conceito de trazer beleza para os pontos de venda?

Risqué é um dos principais impulsionadores do desempenho da Coty no Brasil, marca com a qual também temos trabalhado nosso conceito de trazer cada vez mais beleza para os pontos de vendas. E, com esse espírito, temos realizado diversas ações para melhorar a jornada do shopper, investindo em materiais educacionais que facilitam a navegação dos consumidores na gôndola e impulsionam o crescimento de Risqué e da categoria de esmaltes.

Como foi o fechamento de Risqué em 2023 e quais são as projeções para o futuro da marca?

Como empresa listada em bolsas de valores, a NYSE, de Nova York, e a Exchange Paris, a Coty não informa dados sobre o desempenho de suas marcas ou da companhia nos mercados em que atua. Mas, posso dizer que atividades relacionadas à Risqué estão no topo das prioridades do nosso negócio no Brasil e a marca tem contribuído para nossa ótima performance nos últimos anos.

Nosso compromisso é fortalecer ainda mais a marca, líder na categoria de esmaltes já há tantos anos, muito reconhecida e desejada pelos consumidores. Para isso, seguimos com a proposta de apresentar constantes inovações e evoluir consistentemente a performance dos produtos. 

Quais são as ações previstas de Risqué para a Beauty Show 2024?

Teremos um estande de ativação com foco em manicures e consumidores, trazendo exposição de produtos, como Risqué Diamond Gel, Risqué Bio e a nossa novíssima coleção Bridgerton, que foi concebida em parceria com a Netflix e traz oito novas cores alusivas a situações emblemáticas dessa série que é sucesso mundial.

Os visitantes poderão ainda realizar esmaltação no espaço da marca além de participar de promoção “Postou, Ganhou”, fazendo fotos em áreas instagramáveis, cenografadas para gerar experiências com elementos da Risqué, inclusive gigantografias dos produtos.

Por fim, Risqué será patrocinadora do Congresso de Manicures, reforçando ainda mais sua proximidade com profissionais do setor.