Adélia Mendonça

“O desafio de ser empresária no Brasil não me abala, me inspira”

Com quase 5 décadas de atuação no setor cosmético e muito pioneirismo (sua marca foi a primeira da América Latina a oferecer produtos fotobiomoduladores), Adélia Mendonça fala à série Quem faz o mercado de beleza no Brasil.

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Por Redação em 25/03/2024 Atualizado: 25/03/2024 às 18:57

Barreiras e dificuldades, que ainda são uma constante no empreendedorismo feminino em pleno 2024, também foram marcas registradas na trajetória de Adélia Mendonça quase meio século atrás. “Por isso digo que o desafio de ser empresária no Brasil não me abala nem amedronta. Pelo contrário, me inspira”, diz a esteticista, cosmetóloga especializada em cosmiatria, fundadora e CEO da Adélia Mendonça Cosmiatria, que inicialmente buscou a estética para tratar seu sofrimento com a acne na adolescência e acabou sendo levada a estudar estética e cosmetologia. Isso em 1977.

“Na época, não era que a nossa profissão não era reconhecida; ela não era conhecida! Tanto que ao preencher o campo ‘profissão’ em formulários, eu sempre era questionada sobre o que significava ser esteticista. Diante disso, foi muito difícil conseguir emprego, até que uma dermatologista me concedeu espaço em seu consultório para que eu fizesse limpeza de pele nos pacientes”, lembra.

O amor pela área e a sede de conhecimento fizeram com que Adélia Mendonça fosse para a Argentina se especializar em estética facial corretiva e, em seguida, começasse uma jornada de descobertas pela Europa e Estados Unidos. Além de participar de feiras e congressos em vários países, entre eles Itália, Alemanha, Suíça e Espanha, ela elegeu Paris, então referência mundial em cosmetologia, para estudar.

“Despertei para a importância da pesquisa e inovação em formulações cosméticas quando, durante um curso, um professor comentou que um produto tinha sido elaborado com 28 extratos botânicos. Conversei com ele sobre a miscigenação brasileira, nosso clima e meu desejo de conquistar melhores resultados nos tratamentos. Ele me encaminhou à uma escola que tinha um laboratório de desenvolvimento de produtos, onde aprimorei uma nova maneira de pensar que me fez chegar até aqui. Uma empresa que tem seu própria indústria laboratório há 20 anos, lojas e centros técnicos próprios em Belo Horizonte e São Paulo, revendedores no Brasil e no exterior, que conquistou vários prêmios de inovação e pesquisa em cosmiatria científica avançada e possui um portfólio com 170 produtos de uso profissional e home care. Enfim, uma marca à qual me orgulho de emprestar meu nome”, diz Adélia Mendonça, que falou com exclusividade à série Quem faz o mercado de beleza no Brasil, especial do Dia Internacional das Mulheres; acompanhe.

Pode citar alguns dados que ajudem a dimensionar a grandeza da Adélia Mendonça Cosmiatria?

Nossa marca orgulhosamente carrega em sua história o pioneirismo. Fomos a primeira empresa na América Latina a pesquisar, desenvolver e comercializar de forma 100% legalizada cosméticos fotobiomoduladores, que interagem com as luzes de LED e laser, além de uma linha de estética íntima e de produtos com bioplacenta. Nosso último lançamento, a linha Laser Skin Resurfacing, também é a primeira no mundo testada e aprovada para uso com lasers ablativos, como o Lavieen (Thulium), Erbium, NF Yag e CO2 Fracionado.

Hoje temos mais de 170 produtos inovadores que atendem às principais disfunções estéticas com alta performance, estamos presentes no Brasil e em mais de 20 países com mais de 100 mil clientes satisfeitos e compartilhando lindos resultados. Neste ano, completamos 20 anos de uma história de grandes conquistas e barreiras quebradas, sendo que em 2023 fomos bicampeãs no prêmio Inovação Estética da Beauty Fair na categoria Inovação em Produto Facial com a linha CBA NeurO3 System e levamos a medalha de prata no Estética Business Awards com a linha Collagen Verse.

Entre tantas decisões ousadas tomadas ao longo da sua trajetória, pode citar duas que você acredita terem sido cruciais para a Adélia Mendonça Cosmiatria ser o que é hoje?

A primeira foi ter tido a coragem de 50 anos atrás buscar pela profissão de esteticista, algo tão novo no Brasil que me levou a ter que cruzar o Atlântico em busca de especialização, inovação e inspiração nos maiores centros de referência do mundo.

A segunda foi suprir minha carência por produtos diferenciados e que ofereciam resultados reais criando uma própria linha de cosméticos para atender a desafiadora pele brasileira, tão diferente das outras no mundo devido à miscigenação. Para isso, voltei à minha cidade natal, Dores do

Indaiá, no interior de Minas Gerais, onde construí do zero nossa indústria e laboratório, onde fabricamos todos os produtos da marca.

Na sua visão, quais os maiores desafios para as empreendedoras hoje no mercado da beleza e estética?

Sem dúvidas, é ter que lidar com a concorrência desleal, as altas cargas de impostos e a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas no setor.

O que podemos esperar da Adélia Mendonça Cosmiatria no futuro?

Ainda não posso contar os ativos específicos dos próximos lançamentos, pois são segredos bem guardados, mas adianto que temos três planos bastante arrojados ainda para este ano. O primeiro deles chegará em breve, e estamos impactados com os resultados alcançados nos testes.

Outro foco para 2024 é expandir a internacionalização, levando nossa marca ao maior número de países no mundo. Atualmente, estamos em 20, mas queremos mais. Para isso, além das certificações internacionais que já temos, como FDA e Halal, estamos obtendo novas, e, para isso, estamos a todo vapor.