Indústria

“O desejo de promover saúde e bem-estar sempre me moveu”

A história da fundadora e CEO da By Samia Maluf, uma das marcas pioneiras em óleos essenciais no Brasil, é contada na série Quem faz o mercado de beleza no Brasil.

Samia Maluf
Por Redação em 27 de março de 2024

Os aromas sempre fizeram parte da vida da aromaterapeuta, aromatóloga e psicóloga Samia Maluf, e despertam nela intensa curiosidade. Além de sua casa cheirar às ervas usadas no preparo de receitas naturais para tratar males como gripes e resfriados, ainda criança ela se encantava com os perfumes que o pai libanês e a mãe lituana tinham trazido de seus países de origem. O primeiro contato com os óleos essenciais aconteceu na adolescência, durante uma viagem à Califórnia. Ali, ela sentiu que o produto guiaria sua vida.

Durante os anos seguintes, na década de 1980, Samia teve oportunidade de viajar pelo mundo devido à profissão do marido, e aproveitou a oportunidade para aprofundar seu conhecimento em óleos essenciais. E fez isso das mais variadas formas: participou de cursos, conversou com estudiosos que eram referência no assunto, fez pesquisas sobre os diferentes usos culturais dos óleos, visitou centros terapêuticos e estéticos que usavam o produto. Após tanta dedicação aos estudos, buscou na psicologia subsídios para pôr em prática o desejo de promover saúde e bem-estar. Seu projeto, de usar a aromaterapia como coadjuvante na

reabilitação de jovens com histórico de uso recorrente de álcool e drogas, foi o primeiro de cunho acadêmico no Brasil.

Em 1998 surgiu um grande movimento nos Estados Unidos em prol da divulgação da aromaterapia, e o Brasil começou timidamente a se despertar para a novidade. Com a estratégia de trazê-la para o Brasil, Samia fez dois movimentos importantes: começou a dar cursos e palestras e foi a universidades para falar com o máximo de pessoas e gerar demanda; e retomou as viagens para conhecer, in loco, seus fornecedores, suas plantações e processos de extração realizados em países como Turquia, Bulgária e Indonésia para garantir a qualidade de seus insumos.

Em 2000 nasceu a By Samia Maluf Aromaterapia, que começou com uma lojinha de 20 produtos. Hoje, a marca é distribuída para todo o Brasil, boa parte de sua matéria-prima vem da Europa e da África e ela terceiriza apenas os vidros que usa para recheá-los com suas mais de 150 fragrâncias diferentes, que chegam a mais de 20 mil revendedores e lugares como spas, clínicas de estética, hotéis e farmácias.

Compartilhar conhecimento continua sendo um braço forte da empresa, associada a sinônimos como qualidade, segurança, eficácia, confiança, sustentabilidade, inovação e conhecimento. Isso porque Samia segue ministrando cursos, dando palestras, consultorias e treinamentos, além de aceitar convites frequentes para participar de pesquisas científicas em enfermarias, clínicas e hospitais. Confira a seguir a entrevista que esta empreendedora tão inspiradora deu à série Quem faz o mercado de beleza no Brasil, especial do Dia Internacional das Mulheres.

A By Samia Maluf Aromaterapia é uma empresa pequena, e mesmo assim investe em programas de plano de carreira, o que tende a ser mais comum em negócios maiores. Como empreendedora, quais as vantagens de oferecer incentivos e benefícios a colaboradores?

Temos hoje 26 funcionários. Independentemente das oscilações financeiras que o país enfrenta, acredito, como pessoa, ser humano e empreendedora, que devo ter uma visão do que espero dos colaboradores quando são contratados, claro, mas que também devo prezar por eles. Na prática, faço isso oferecendo benefícios para que se sintam confortáveis em atuar em uma empresa que trabalha com o conceito de saúde e bem-estar e que atua de maneira coerente com o serviço que vende.

Você roda o mundo em busca de matérias-primas e trabalha para conquistar certificações, o que demanda tempo e investimento. Por outro lado, sabemos que as pessoas ainda têm pouca informação sobre aromaterapia e aromacologia, o que as leva, muitas vezes, a optar por produtos mais baratos e inferiores. Essa também é a realidade de muitas empreendedoras, que se desdobram para criar cosméticos seguros e com qualidade diante de uma concorrência, por vezes, desleal. Qual é o seu segredo para levantar todos os dias querendo continuar fazendo o seu melhor em vez de jogar a toalha?

Todos os dias eu tento ter coerência em tudo o que o faço, acreditando no que vivo e executando o que prego. Então, me levanto muito cedo, faço exercícios físicos, me alimento dando preferência a alimentos com ação

anti-inflamatória, me respeito, tenho autocuidado e fico atenta para não ser hipócrita. Levando isso para a By Samia, quando digo que ofereço matéria-prima de alta qualidade e com pureza certificada, isso é o que eu realmente entrego. E afirmo isso com total confiança e tranquilidade.

Se pudesse voltar no tempo, quais três dicas você daria para a jovem Samia?

A primeira dica seria, com certeza, planeje-se. No início, não fui empreendedora e agi muito guiada pelo coração e por crenças. O tempo me mostrou que fazer planejamento é essencial para toda e qualquer empresa. A segunda dica seria fazer contratos de confidencialidade com todo fornecedor de matéria-prima e serviço; e a terceira, importantíssima, seria: não faça absolutamente nada sem consultar um advogado!