A NRF de anos atrás chegou a decretar a morte do varejo físico e acendeu um alerta nos negócios de muitos empresários. Depois de um tempo, o evento começou a discutir e a dar exemplos para mostrar que há, sim, espaço para a loja física no mundo moderno. A missão não é fácil, mas fundamental para trazer – de volta – os consumidores.
Ao reinventar a loja física, a palavra de ordem é a colaboração e co-criação com a comunidade de fãs da marca e precisa ser um hub de relacionamento e conexão com os consumidores. O brasileiro Eduardo Serrentino, especialista em varejo, palestrou na NRF e apresentou cases inspiradores das marcas Farm, Rituals e Melissa. “As lojas continuarão a ser um destino para os clientes, mas precisam evoluir para entregar mais valor aos consumidores, elevando o nível de experiência”, disse Serrentino.
E, considerando que o centro de qualquer estratégia para o varejo deve estar ancorado no consumidor e em dados, Serrentino compartilhou 4 perspectivas importantes para o sucesso do negócio:
Perspectiva de estratégia
⁃ Aquisição de clientes e retenção
⁃ Captura de dados
⁃ Relacionamento e engajamento
– Entrega e fulfillment
⁃ Plataforma de serviços (não só venda de produtos)
Perspectiva operacional
⁃ Dados orientados por localização, sortimento, preço, promoção, inventário e força de trabalho
⁃ Omnichannel
Perspectiva financeira
⁃ Novos KPIs (novas formas de mensurar investimentos)
⁃ Novas receitas (serviços, fornecedores)
Perspectiva do consumidor
⁃ Relacionamento sem atritos
⁃ Processo de compra fácil
⁃ Conveniência
⁃ Personalizável
⁃ Alta experiência