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O poder da colaboração para impulsionar o seu negócio de beleza

Penso que chegou o momento de jogarmos luz nessa questão: a importância da cultura de colaboração na construção de negócios de alto valor.

Negócio de beleza
Cesar Tsukuda
Por Cesar Tsukuda em 26 de maio de 2021
Diretor Geral na Beauty Fair

Em vinte anos como executivo do setor, 16 deles à frente da Beauty Fair, eu pude observar tendências e padrões comuns entre as marcas e pessoas que alcançaram o topo.

O mundo está na reta final de um período profundo, que vai mudar o modo como se constroem bons negócios e boas parcerias. Tudo indica que, com a retomada da atividade econômica, seremos mais exigentes ao decidir com quem queremos nos relacionar profissionalmente.

Por isso, penso que chegou o momento de jogarmos luz nessa questão: a importância da cultura de colaboração na construção de negócios de alto valor.

As oportunidades no mercado de beleza brasileiro são abundantes e muito escaláveis. Hoje, somos o quarto maior mercado do mundo e sei que podemos fazer ainda mais bonito. O fato de a Beauty Fair ser a maior feira de beleza das Américas, segunda no mundo, é uma sinalização clara disso.

Na minha visão, esse salto de desenvolvimento passa pela desconstrução da crença de que competição e colaboração não podem ser conciliadas. Explico:

É claro que você deve buscar melhorar diariamente os seus produtos e serviços com a meta de ser melhor do que os seus concorrentes. Mas isso não elimina a necessidade de contribuir de forma construtiva para criar um setor maior e mais forte.

Trata-se da conhecida analogia da pizza: um só pedaço de uma pizza enorme pode ser muito maior e mais saboroso do que dois ou três pedaços de uma brotinho.

Pode não parecer óbvio para você, até porque muitos de nós fomos ensinados a pensar que o individualismo é a melhor forma de construir uma marca – seja ela pessoal ou jurídica – reconhecida e de alto valor.

Aqui na Beauty Fair, a valorização da colaboração interna (da porta pra dentro) e externa (da porta para fora) sempre esteve em nosso DNA. Tanto na gestão dos nossos recursos humanos, quanto no relacionamento com parceiros, clientes, fornecedores e concorrentes, a nossa empresa sempre buscou estimular ambientes de trabalho colaborativo, porque temos uma certeza:

Por mais excepcional que um indivíduo ou empresa possa ser em determinada função, o individualismo nunca superará o coletivo. Nunca mesmo! Nem no salão, nem no ambiente corporativo, nem no universo digital.

Foi com esse princípio que chegamos até aqui, com uma marca comumente referida como “a nossa feira” por expositores, fornecedores e visitantes – tamanho é o carinho e o senso de pertencimento que construímos na Beauty Fair.

Para ilustrar, em alguns dos nossos projetos internacionais, como NRF e Cosmoprof, tivemos o privilégio de ver concorrentes “mortais” sentados à mesma mesa e deixando de lado suas diferenças em prol de um bem maior. Isso é colaboração.

Agora vamos para a parte prática. Seja você um empreendedor da Beleza, um executivo da indústria ou varejo, um profissional de salão ou influenciador digital, eu quero propor três exercícios:

Exercício 1

Olhe no espelho e reflita sobre quais os pontos que você tem dificuldade no trabalho. Exercite a humildade de admitir que você não precisa saber de tudo e anote num papel quais são essas habilidades, porque elas vão guiar os próximos passos. Sabe aquela pessoa que você sempre achou que não era tão boa quanto você, mas que mesmo assim hoje alçou vôos maiores? Pode ter certeza de que ela se abriu para a colaboração e se cercou de gente melhor do que ela.

Exercício 2

Pense sobre as pessoas que você admira ou se inspira no seu trabalho, mas que você nunca teve coragem para se aproximar de verdade. Anote num papel o nome de três delas e escreva como você acha que elas podem te ajudar num problema ou dúvida específica. Comprometa-se a fazer essa aproximação nas próximas semanas, com coragem e cara de pau mesmo. Você vai se surpreender como pessoas boas são mais abertas a interagir do que você imagina.

Exercício 3

Lembre-se que ninguém nasce sabendo como colaborar no ambiente de trabalho. Isso não é um dom ou talento natural, mas sim uma habilidade que precisa ser desenvolvida – mesmo que você esteja há anos com foco no individualismo. Portanto, exercite sem medo de errar, até porque os erros são uma certeza na vida de quem se arrisca a ser cada dia melhor.

Se você trabalhar esses três pontos com paciência e consistência ao longo da sua carreira, fazendo esse Espírito de Colaboração propagar-se no seu entorno, pode ter certeza de que os seus negócios irão prosperar.