Profissionais de Beleza

Os bastidores da bem-sucedida fusão do Sal Hair Lab com o Kapo

Saiba como os amigos Léo Moreira e Alexandre Paranhos driblaram os desafios de unir seus salões, como está a questão da marca, a comunicação com os clientes e as equipes, o peso da decisão atípica de não contar com serviços de manicure em escala e ainda assim ter a previsão de turbinar o faturamento em 25% em apenas seis meses.

Por Redação em 11 de setembro de 2023

Empresas concorrentes nem sempre são rivais. Em busca de vantagens para ambas, pode acontecer um processo de fusão para que o horizonte de negócios se expanda e haja um aumento de receita. Essa é mais ou menos a história da recente união do Sal Hair Lab com o Kapo – e esse “mais ou menos” se refere ao fato de que o estímulo maior para que os salões se juntassem foi a admiração mútua entre Léo Moreira, do Sal, e Alexandre Paranhos, do Kapo. Tudo muito simples, né? Só que não. Mesmo com uma amizade já consolidada e desejo de unir forças, a fusão entre as marcas não passou de imediato pela cabeça de Léo nem de Alexandre; foi preciso um olhar de fora, de uma gestora de salões, Dari Andrade.

Em março, ela começou a trabalhar com Alexandre, que não é administrador e sabia disso, tanto que sofria por ter que fazer esse papel no Kapo. “Cuidamos da organização do salão por quatro meses, período em que o faturamento cresceu 40%, houve um aumento de clientes e captura de profissionais. Ao saber dessa virada, o Léo pediu que eu analisasse o Sal. De cara vi que o administrativo roubava o brilho artístico dele e descobri seu sonho de atuar ao lado do Alexandre. Em vez de

buscar um sócio para o Sal, que era o caminho mais lógico, pensei no quão sensacional seria juntar os dois; e ousei questionar se tudo o que o Léo queria para o futuro poderia acontecer não no Sal, mas no Kapo. Repeti a pergunta para o Alexandre. Eles se surpreenderam com a proposta, que parecia obvia porque ambos sempre quiseram isso, mas nunca vislumbraram como essa fusão poderia acontecer, como seria possível uma realidade em que os dois permaneceriam como artistas e cresceriam como marca”, conta Dari.

Coragem para mudar

Um pseudo-ensaio de união entre Léo e Alexandre aconteceu há cerca de dois anos. Eles tinham a ideia de alugar uma sala para atenderem esporadicamente num formato artístico. Não queriam fazer isso no Sal nem no Kapo para não confundir os clientes e as equipes. Mas, inseguros com o impacto desse projeto, mesmo que ocasional, podendo gerar burburinhos de quebra dos salões, acabaram desistindo. “Financeiramente falando, o Léo e o Alexandre não precisavam se unir. Claro que juntos, agora, eles vão ganhar muito mais, porém, a ânsia de estarem sob o mesmo teto era visando a intensa troca artística que poderiam ter e os resultados que ela poderia gerar”, entrega Dari.

Essa história pode soar um tanto poética nestes tempos de concorrência acirrada e corrida alucinada por lucro. Por isso, vale conhecer um pouco da trajetória dos dois salões. O Sal Lab Hair, que aparece na nossa lista de Beauty Salons to Watch, tinha faturamento mensal em torno dos R$ 200 mil, mesmo estando num espaço de apenas 49 m2, composto por oito bancadas onde atendiam somente quatro cabeleireiros, todos com currículos impressionantes e larga experiência em cor. Localizado um uma

zona super nobre de Porto Alegre, dentro de uma galeria, tinha público jovem e estiloso e tíquete-médio alto até mesmo para os padrões de Porto Alegre. Organizadíssimo, o agendamento era 100% on-line e feito com, no mínimo, 24 horas de antecedência. À frente do negócio estava Léo, um cabeleireiro fora da curva: há dez anos na profissão, com base Toni&Guy, expert no corte a seco, mas que se destaca por ser um artista da cor. É seguidor e amigo dos hairstylists Anh Co Tran e Sal Salsedo, com quem já atendeu em Los Angeles.

Há três quadras do Sal, o Kapo, com seus 320 m2 e arquitetura fluida e moderna, tinha 21 bancadas, um time com incrível especialização em corte e apenas dois dos profissionais fazendo cor. Todos sob a liderança de Alexandre, cabeleireiro há mais de 15 anos, com uma forte veia de educação na Toni&Guy no Brasil junto com o ícone Jon Santos.

Nova identidade, mesma língua

Muito se discutiu sobre a escolha do novo nome e endereço para abrigar a fusão Sal Hair Lab e Kapo. “Provisoriamente, estamos chamando de Kapo Lab, uma estratégia para reforçar a união das marcas e manter o legado dos salões. Se isso vai mudar, veremos com o tempo. Quanto à localização, se cogitou escolher um novo CEP, mas ficou claro que o Kapo tinha um espaço incrível, já pronto e mais que suficiente para abrigar todos os profissionais e ainda assim manter o conforto do cliente. Para dizer que nada foi mexido, só a iluminação foi readequada para favorecer o serviço mais intenso de coloração que será oferecido”, diz a gestora Dari Andrade.

Cuidado extra especial foi tomado com a comunicação de todas as mudanças e também do que não iria mudar, isso tanto para as equipes do Sal e do Kapo quanto para os clientes. “Conversamos com os times separadamente, e deixamos muito claro para o pessoal do Sal que aquele clima maravilhoso que eles tinham, por serem um salão menor e mais intimista, não iria morrer. Para o pessoal do Kapo mostramos que a novidade só iria agregar ainda mais à trajetória deles. Também fizemos reuniões individuais, para ouvir o que cada profissional tinha a dizer. Depois, para promover o entrosamento, tivemos uma happy hour e um café da manhã de boas-vindas, fotos profissionais, união das recepções, treinamentos sobre como serão ofertados os serviços de corte e cor. Essa “costura” durou trinta dias, mas sabemos que sua consolidação 100%, em que se deixará de referenciar que “antes era assim ou assado”, se dará entre três e seis meses, o que é muito natural”, garante Dari.

Quanto aos clientes, segue sendo feito um trabalho direcionado de marketing nas redes sociais e uma forte comunicação individualizada no WhatsApp – tida como a ferramenta mais importante neste momento por falar diretamente com o frequentador assíduo e também com os esporádicos ou aqueles que já não vem ao salão e podem ser resgatados por toda essa atmosfera da fusão. Um curioso ponto que vale ser destacado é que no Kapo Lab continua valendo a opção do ex-Kabo e ex-Sal não terem serviços de manicure de escala. “Queremos que o Kapo Lab cresça focando em cabelo, o que, aliás, não é novidade para os clientes. Tanto que hoje contamos com apenas uma manicure, que não atende junto com o cabeleireiro, além de uma fisioterapeuta para massagens, uma especialista em remoção de tatuagem e outra em sobrancelhas”, lista a gestora.

Expectativas versus realidade

O Kapo Lab começou a funcionar em 29 de agosto, e a equipe de reportagem de NEGÓCIOS DE BELEZA BEAUTY FAIR conversou com Léo e Alexandre apenas seis dias depois da abertura oficial. Mesmo sendo pouco tempo para avaliar o novo salão, a dupla garante que a realidade superou os sonhos e expectativas de ambos. “Retomei minhas melhores características e o jeito que gosto de trabalhar, com leveza, arte, sorriso, sem o peso da burocracia e podendo me dedicar mais ao digital, que é uma grande parte da minha vida – e agora podendo contar com o olhar apurado do Alexandre para fazer as fotos. Também resgatei um projeto que amo e estava parado, de ter datas para atender a clientela que tenho em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sobre finalmente trabalhar ao lado do meu sócio, só digo que ele é um combustível de inspiração, alguém com quem posso trocar ideias e crescer cada vez mais”, comemora Léo.

Alexandre também se mostra super satisfeito e animado com a parceria. “Ao contrário do Léo, não sou de me expor muito, mas quero mudar urgentemente isso para fortalecer ainda mais a marca do Kapo Lab, a minha própria marca e levar à mais gente o trabalho com educação que eu adoro fazer e quero fortalecer mais para frente – minha cabeça está fervilhando! Nossa amizade e sociedade são guiadas por confiança e troca, já que a gente se completa nas nossas diferenças”, arremata ele.