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NRF2020: Personalização na indústria cosmética

Sem robôs ou AI, L'Oréal já oferece assessoria ao consumidor por meio de plataforma digital.

indústria cosmética
Por Deborah Huff em 15 de janeiro de 2020

Olivier Blayac, gerente-geral da Color&Co, a mais nova marca da L’Oreál, se apresentou na NRF 2020 com a palestra “Os seres humanos estão de volta: por que as empresas estão valorizando o elemento humano na era digital” e mostrou um exemplo real de como a indústria de beleza também está aproveitando o modelo Direct to Consumer para oferecer produtos verdadeiramente personalizados. 

Enquanto algumas empresas se valem da tecnologia e acabam criando um distanciamento entre marca e consumidor, outras companhias já perceberam que inovar significa trazer a interação humana de volta, seja com especialistas ou resolvendo de forma imediata alguma necessidade. Nesse contexto, reinventar-se e criar novas formas de conexão com seus clientes é a forma ideal de oferecer experiências melhores e, principalmente, não automatizadas.

Seguindo essa ideia de aproximação humanizada com seus consumidores, a L’Oréal desenvolveu uma experiência de coloração capilar que entrega um kit de coloração feito sob medida para cada consumidora. Para fazer essa personalização, a companhia centenária, construiu uma plataforma digital na qual a cliente é assessorada por um colorista de verdade, sem robôs ou outras ferramentas de inteligência artificial. A ideia é levar a experiência de salão de alto padrão para os consumidores em sua própria casa.

Por meio da plataforma, a consumidora fala por vídeo com o profissional sobre qual resultado ela gostaria de atingir e ele, por sua vez, interage fazendo uma série de questionamentos, além de realizar uma análise visual do cabelo da cliente que permite fazer uma recomendação de cor, dando o máximo de informação, inclusive em relação ao que pode ser considerado o melhor resultado possível dentro do que ela deseja.

Apesar do envolvimento do profissional, a marca faz parte da divisão de consumo da L’Oréal, o que deixa clara a intenção da empresa de fazer o negócio escalar. Os kits de coloração são desenvolvidos na fábrica da L’Oréal, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, e de lá chegam às mãos de clientes de qualquer parte do País em até quatro dias.

Em conversa após a apresentação, Olivier – que trabalhou por quatro anos na L’Oréal Brasil – disse que a empresa fez um estudo de mercado e avaliou que esse modelo de personalização tem potencial para abocanhar até 20% do mercado de coloração.