Após mais de um ano de isolamento e medidas protetivas contra o vírus da Covid-19, as pessoas estão voltando, aos poucos, às suas diversas atividades. Assim como os cuidados permanecem nessa fase de transição, o mercado começa a observar que certas mudanças vieram para ficar. Na área de beleza não seria diferente. Diversas pessoas precisaram se reinventar para manter o autocuidado e construíram novos hábitos de beleza em suas rotinas.
Diante deste cenário, a Avon, quarta maior empresa do mundo do setor de beleza, realizou uma pesquisa no qual revela um novo olhar das pessoas sobre o padrão de beleza e as transformações no cotidiano dos consumidores.
Em um levantamento inédito, a marca ouviu cerca de 1.000 mulheres, nesse estudo feito em parceria com a consultoria Grimpa. A pesquisa destacou a transformação, a ressignificação e os novos olhares das mulheres sobre determinados temas, entre eles: autoestima, maquiagem, cuidados com a pele, fragrâncias, e a relação emocional das consumidoras com essas categorias em tempos desafiadores.
Beleza e emocional
Segundo o estudo, os novos hábitos de beleza estão ligados à questões para além da aparência. No relatório, os produtos cosméticos apresentam um papel emocional para 80% das entrevistadas, contribuindo para seu bem-estar e autoestima, sobretudo no isolamento social.
Outro dado relevante foi que 60% das mulheres passaram a ficar mais tempo em casa devido ao isolamento social, o que levou a um momento de mudança dos padrões estéticos e maior sensação de liberdade. Além disso, 67% das entrevistadas afirmaram que o e-commerce se tornou o principal canal de compras nesse período e a internet se tornou uma ferramenta essencial neste momento atípico.
Novos hábitos de beleza muda o consumo
Uma das análises comportamentais do estudo apresentou um crescimento no uso de perfumes, batons e máscaras de cílios, produtos que foram utilizados com maior frequência. A pesquisa apresenta que cuidados com a pele do rosto e do corpo foram o foco das compras e fizeram sucesso entre os consumidores.
O levantamento também aponta a força da mídia na influência do mercado de beleza: o programa Big Brother Brasil não foi sucesso só na TV e nas redes sociais. Pelo contrário, o batom vermelho vivo usado pela campeã Juliette Freire virou febre entre as consumidoras da Avon, que passaram a olhar para esta cor de outro modo: 78% das entrevistadas afirmam que o batom vermelho é algo que uma mulher usa para se sentir bem, e não para chamar a atenção de outras pessoas, e 74% dizem que maquiagem colorida, brilho e perfume também podem ser usados dentro de casa.
Campanha #OlhaDeNovo
O estudo realizado pela Avon faz parte da nova campanha intitulada de #OlhadeNovo, que marca o reposicionamento da marca e convida as consumidoras a ampliar seus olhares, criando novos hábitos de beleza e enaltecendo a beleza das mulheres, para que todos e todas vejam as pessoas além dos seus corpos.
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