Pesquisa revela escassez de profissionais qualificados

35% dos entrevistados informaram que sua equipe está atendendo a domicílio.

2 minutos de leitura

ShutterStock
Por Redação em 19/05/2022 Atualizado: 04/11/2022 às 19:56

Os salões de beleza brasileiros estão encontrando dificuldades de repor suas equipes de cabeleireiros e manicures que possuíam antes da pandemia. É isso que revela a “Pesquisa sobre salões de beleza pós restrições da pandemia”, publicada pela 8ª ABSB News em sua Edição Pós Covid-19, realizada em maio de 2022.

Os dados vem para comprovar o que donos e gestores de salão já estavam sentindo na prática. Ter profissionais aliados, fiéis e comprometidos é fundamental ao crescimento dos negócios mas, no mercado de beleza, nem sempre essa é a realidade.

No entanto, segundo o levantamento, a escassez de profissionais capacitados não é o único desafio enfrentado pelos espaços de beleza. O faturamento tem se mantido menor, com apenas 23% obtendo uma renda maior do que em abril de 2019. O dado, na verdade, pode também estar relacionado ao problema de mão de obra. Por isso, é fundamental ficar atento ao relacionamento com os trabalhadores do setor.

Relação distante

O estudo levanta o alerta para um problema crônico de parcerias entre colaboradores e salões de beleza. Um exemplo é que o atendimento a domicílio tem sido realizado de maneira independente pelos profissionais. Nesse sentido, 35% dos entrevistados informaram que sua equipe está atendendo a domicílio, mas sem a parceria com o salão, enquanto 45% não estão atendendo fora do salão e apenas 20% estão atendendo em parceria com o negócio.

Outro sintoma dos problemas de colaboração está no fato de que as vendas de produtos só são realizadas dentro do espaço de beleza, ou seja, os profissionais não parecem ter o intuito (ou não são incentivados) de expandir suas capacidades vendedoras através de outras plataformas. Não por menos,  73% dos entrevistados informam que seus profissionais não fazem nenhum tipo de venda de produtos ou serviços em parceria com o salão pelas redes sociais.

Liderança forte pode ser a solução

Quando os colaboradores estão desmotivados e manifestam uma relação enfraquecida com o salão, é hora de dar atenção à liderança. O gestor de salões de beleza deve saber administrar conflitos, assumir uma postura motivadora, promover uma comunicação clara, traçar metas desafiadoras e atingíveis, além de integrar o grupo de profissionais para que se sintam, de fato, parte de uma equipe vencedora.

Tags