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Qual o segredo de Hirofumi Ikesaki?

Tive a honra de tomar café da manhã várias vezes com o fundador da Ikesaki e aprendi muito com as suas histórias

Sandra Takata
Por Sandra Takata em 1 de novembro de 2022
Jornalista, Presidente do Instituto Mulheres do Varejo, Diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho. É também especialista em mapeamento de código humano pela Human Code.

Trabalhei durante muitos anos como editora do International Press, mais conhecida por ser a retransmissora da Globo no Japão. Entrevistei Hirofumi Ikesaki várias vezes e passei a respeitá-lo como empreendedor.

Por esse contato, fui também assessora de imprensa da Beauty Fair e da EBC Atacado de Beleza, da Ikesaki. Todos os anos eu pedia um horário para secretária do senhor Ikesaki, bem próximo do Natal, e levava um panetone de 4 quilos.

Eu marcava sempre 1 hora, mas o papo se estendia para bem mais. Admirava o olhar visionário que ele tinha.

Acho que gostava tanto, que o Universo me deu um presente que poucos sabem.

Eu tinha um terapeuta bem perto de uma das travessas da Avenida Paulista e uma vez cheguei cedo demais, pois era dia do meu rodízio. Resolvi então tomar café num flat ao lado. E quem eu encontro? Senhor Ikesaki, que logo me convidou para sentar em sua mesa.

Me contou que ia para o flat, pois já tinha sofrido algumas tentativas de sequestro e por isso, tinha de mudar a rotina. Ele dormia por lá, depois ia para casa e para o empresa.

Então quase todos os meses, eu chegava mais cedo para minha sessão de terapia e ia tomar café no flat.

Eu sentava e ficava ouvindo suas histórias e duas me marcaram: ele começou vendendo produtos de limpeza de porta em porta. E sempre levava um não. As donas de casa diziam que não precisam comprar no momento. Depois de bater muita perna e receber diversas negativas, ele não desistiu.

A genialidade começa então a entrar em ação. O que hoje falamos da experiência, do cliente no centro, em seus desejos, Ikesaki já sabia disso na época.

Ele se ofereceu, gratuitamente, para arrumar as prateleiras da lavanderia, que antigamente, ficavam no fundo das casas. Pelo menos, a minha casa era assim. Ele limpava e, espertamente, dizia para a dona de casa:

“Tem alguns produtos de limpeza que estão quase no fim. Você não quer fazer pedido e eu trago amanhã?”

E foi assim que as vendas aumentaram, fazendo com que fosse o melhor vendedor da empresa que representava.

Um outro aprendizado foi: um dia fui almoçar com ele e os seguranças tinham de ficar muito espertos, pois ele andava rápido e se desvencilhava deles.

Eu perguntei para ele qual era o segredo de tanta vivacidade e longevidade. Ele me respondeu: “eu sempre marco compromissos a longo prazo. E para mim, compromissos tem de ser cumpridos”.

Por acaso, este ano, como assumi a presidência do Instituto Mulheres do Varejo, eu não consegui marcar meu horário com ele. Ele se foi, mas deixou um legado incrível que quero também deixar para minhas filhas e para as próximas gerações que virão.

O empreendedorismo não é fácil. Levamos muitos nãos, mas o verdadeiro empreendedor não desiste.

Sempre pensa em algo diferente para se superar. E um dos segredos está aí, conversar muito com diversas pessoas para que você possa expandir seu nível de aprendizado e entender cada vez mais o ser humano. Eu tenho certeza que ele sabia o que seus clientes queriam.

Talvez devesse ter escrito isso logo depois do falecimento de Hirofumi Ikesaki, no dia 1º de maio, que não poderia ser uma data mais significativa (Dia do Trabalho), mas escrevo agora, pois essa era a época que eu já comprava o panetone, levava até a sua sala e aprendia mais um pouco.

O que faço hoje? Ainda vou continuar mandando o panetone aos Ikesakis como forma de agradecer tudo o que aprendi com ele, principalmente porque quero marcar compromissos a longo prazo para viver ainda durante muito tempo.