Indústria

Salon Line: como a estratégia digital tem impulsionado as vendas

Do marketing ao e-commerce, executivos da marca comentam porque Salon Line virou a queridinha do mercado de beleza.

Por Redação em 29 de novembro de 2022

Ela está na pauta dos veículos de negócios, nos fóruns especializados, na boca das influenciadoras, nos grandes eventos de beleza, nos cases de sucesso. Estamos falando da marca brasileira de cosméticos, Salon Line.

As perfumarias são responsáveis pela maior parte do faturamento, mas a marca já está em grandes redes de supermercados como Carrefour, Atacadão, Zona Sul, Assaí e Roldão. E redes de farmácias como Raia Drogasil, Panvel e Drogaria Araujo.

A diretora de marketing da marca, Kamila Fonseca, deu entrevista recentemente para a Exame e teve a oportunidade de abrir um pouco da estratégia que fez a marca se tornar gigante do alto dos seus 27 anos de mercado e mais de 400 produtos nas 16 linhas no portfólio.

Por conhecer como ninguém a consumidora de seus produtos,  cria soluções personalizadas para a mulher brasileira, independentemente se ela prefere alisar, colorir ou assumir os crespos naturais.

“Entender a mulher brasileira que trabalha, estuda, tem mais de um emprego, família para cuidar, que pega condução diariamente e ainda assim quer cuidar da sua autoestima é o que nos permite entregar os melhores produtos com o melhor custo-benefício para elas”, explica Kamila.

Transformando insights em resultados

A Salon Line tem investido em tecnologia como nunca, o que a levou fechar 2020 e 2021 com crescimentos expressivos, apesar da pandemia.

Hoje, segundo a Nielsen, a marca está entre as líderes na categoria de pós-xampu nas perfumarias. No TikTok, a Salon Line tem o maior perfil de beleza da rede social, com quase 3 milhões de seguidoras. E, internet afora, uma rede de influência com 30 embaixadores e mais de mil “migs” que representam e advogam sobre a marca, conquistando novas consumidoras a cada dia.

“Queremos estar onde nossas consumidoras estão, independente do lugar, como um pano de fundo do universo feminino”, explica Kamila. “Essas mulheres ouvem playlists Salon Line no Spotify, ouvem SL no rádio, são impactadas pelas nossas embaixadoras, por mídias digitais, em eventos culturais e de grande afinidade com elas, interagem com nossos conteúdos sobre racismo, homofobia, feminismo, maternidade no YouTube… Quando ela chega em uma loja, a marca já está presente na cabeça dela e a compra acontece.”

Para a head de marketing Vivian Artigas, a inquietude da equipe é o principal trunfo da marca. “Nunca paramos de pesquisar, de perguntar, de tentar entender mais e mais a fundo os hábitos e costumes da mulher brasileira. Os resultados financeiros são consequência dessa estratégia.”

Stand da Salon Line durante a Beauty Fair, um dos espaços mais concorridos da feira.

Case no digital

A marca se tornou um case de marketing digital, com projetos como o Hub Tik Tok, Hub E-commerce (influenciadores com muito alcance para disseminar e-commerce), projeto Migs (microinfluenciadores que recebem uma caixa de produtos todos os meses), projeto Top Migs (microinfluenciadores que se destacaram e possuem contrato com a marca de 6 meses), Embaixadores Salon Line (influenciadores que disseminam o posicionamento), Me Ajude a Vender, Conecta e Projeto Giphy. Com este último, a marca espalhou a energia do poder feminino pela internet com gifs cujo alcance ultrapassou o da Disney na plataforma de gifs Giphy.

Palestras em eventos especializados

O sucesso na área digital levou Kamila Fonseca e o head de e-commerce, Henrique Dian Santos, para o palco do E-commerce  Brasil, fórum especializado em comércio eletrônico que aconteceu em setembro de 2022.,

“A Salon Line não vende só produtos, somos também agentes de transformação”, comentou Kamila na palestra em que dá um overview  do modelo de marketing digital  e como o e-commerce D2C da empresa está sendo construído.

Ela revela que o awareness ou consciência de marca não é tratado como uma etapa do funil de vendas na empresa. “Exposição de marca está em tudo o que a gente faz, é pano de fundo”, explica.

“O canal do youtube, por exemplo, pouco fala dos produtos. O tema lá é acolhimento em todas as necessidades da consumidora. Lá o usuário encontra uma amiga”, completa.

A estratégia na corrida pela conversão de vendas está no conteúdo em formato de infotenimento, com influenciadoras e gifs animados, que já acumulam mais de 10 bilhões  de visualizações no giphy, plataforma de vídeos em loop curtos.

Indústria e E-Commerce, é viável?

Para o Henrique Santos, head de e-commerce da marca, é viável apesar de toda complexidade na construção. “O modelo B2B é o protagonista na estratégia de vendas da Salon Line e o e-commerce atua como complementar para manter a pegada de inovação e digital”, revela Henrique.

Home do e-commerce Salon Line com campanha para Black Friday

Um dos nossos aprendizados na questão de geração de tráfego para o e-commerce é da importância da unificação dos nossos canais de comunicação. “A consumidora é uma só, por isso fortalecemos os canais já existentes”.

Outro ponto sensível abordado durante a palestra é a política de preços. “Procuramos manter a mesma política em todos os canais de vendas. Todo mundo que trabalha com e-commerce, e em empresa aonde o comércio eletrônico ainda está ganhando tração, sabe que é um ponto importante a ser tratado”, pontua o executivo.

O foco da Salon Line para vendas está nas campanhas semanais, mensais, de hora em hora, live commerce em plataformas simultâneas e o um atendimento por bot no próprio e-commerce. “É a nossa pitada de start-up dentro de uma empresa já consolidada”.

“Nossa estratégia de marca é unificada. Temos as mesmas metas e KPIs entre os times, os mesmos produtos e focos de campanha, a mesma comunicação em todos os touchpoints”, finalizou Kamila na palestra para o E-commerce Brasil.

Com informações do site Exame.com.br