Indústria

Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário

Este é um dos mantras da CEO da Cosmobeauty, Fernanda Sanches, uma das principais empreendedoras de estética e beleza do país, que fala com exclusividade à série Quem faz o mercado de beleza no Brasil.

Cosmobeauty
Por Redação em 12 de março de 2024

Fernanda Sanches despertou cedo para a importância dos cuidados com a pele. Mais especificamente aos 15 anos, quando começou a trabalhar como recepcionista de grandes eventos, como Salão do Automóvel e Couromodas, que exigiam boa aparência. “Por curiosidade, passei a pesquisar sobre cosméticos, maquiagens e perfumes, o que acabou me levando à me graduar como farmacêutica bioquímica, me especializar em homeopatia e realizar vários cursos de extensão em manipulação de cosméticos e MBA em marketing de vendas”, conta ela, que, no ano 2000, fundou não uma, mas duas empresas de beleza: a Cosmobeauty, focada em produtos profissionais, e a Biomarine, para o público geral.

Nestas mais de duas décadas de atividade, a inovação e a educação serviram de norte para a Cosmobeauty, que está em franco processo de expansão. “Já inauguramos duas lojas-conceitos, uma em Brasília e outra em São Luiz, no Maranhão. Para 2024, já temos mais seis contratos assinados. Quero solidificar cada vez mais a marca no mercado, ampliar sua visibilidade, entregar o melhor produto, e fazer isso de forma rápida e gerando experimentação para o consumidor. Para tanto, todas as lojas dispõem de Centro de Treinamento Educacional. Ainda temos a

Cosmobeauty Academy, uma ferramenta de acesso ao profissionais que oferece cursos de extensão e aprimoramento”; e em 1º de outubro vamos promover o Cosmo Estética, evento voltado exclusivamente a esteticistas, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, médicos e profissionais da beleza”, lista a CEO, que já conquistou inúmeras premiações, entre elas o Prêmio Nacional de Inovação Estética Beauty Fair.

Na entrevista a seguir, ela fala mais sobre sua gestão e o futuro da marca; acompanhe.

Uma das assinaturas da sua gestão é o investimento na educação do seu público consumidor, o profissional da estética. Como isso traz ganhos para a marca?

Ao fornecer informações detalhadas sobre os produtos, seus benefícios e como usá-los corretamente e de maneira eficaz, construímos e fortalecemos a relação de confiança e fidelidade com os consumidores e o ajudamos a obter melhores resultados. Como consequência, essa educação também ajuda a diferenciar a empresa no mercado, mostrando seu compromisso com a satisfação e o bem-estar dos clientes.

Na sua visão, quais são os principais desafios para as mulheres empreendedoras do mercado da beleza e estética?

Acredito que entre os principais desafios estão os altos custos de manter um negócio neste setor, a necessidade de estar sempre atualizada com as tendências e inovações, as dificuldades de acesso a financiamento e

networking e ter que equilibrar a vida pessoal e profissional. Por isso é que, como empreendedora, é fundamental buscar apoio, capacitação e se conectar com outras mulheres do ramo para enfrentar esses desafios.

Quais dicas você dá para quem deseja empreender em beleza e estética hoje no Brasil?

Esteja sempre atualizada com as tendências do mercado, as demandas dos consumidores e as inovações da indústria. Com essas informações, sua empresa pode desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades reais dos clientes, criar estratégias de marketing mais eficazes e garantir a satisfação do público-alvo. E, invista em pesquisa contínua, pois ela ajuda a manter a relevância da marca e a competitividade no setor de cosméticos.

Você está apostando pesado na expansão da marca para outros estados brasileiros por meio das lojas-conceitos. Qual a estratégia por trás disso, visto que o foco hoje é no e-commerce?

Apesar da crescente tendência de compras on-line, investir em lojas de rua ainda pode ser uma estratégia relevante no mercado da beleza e estética. Afinal, o espaço físico oferece uma experiência sensorial que o e-commerce muitas vezes não consegue proporcionar, como a possibilidade de experimentar produtos, realizar compras imediatas, receber orientação personalizada e interagir diretamente com a marca. Vale destacar que esse ponto de contato ainda ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes, construir uma presença local sólida e aumentar a visibilidade do negócio. No entanto, é importante que essas lojas estejam alinhadas com as estratégias de omnicanalidade, integrando-se ao ambiente on-line por

meio de estratégias, como o clique e retire, disponibilidade de informações sobre os produtos nas redes sociais e site, entre outros.

O que o futuro reserva para a Cosmobeauty?

Prever o crescimento de uma indústria de dermocosméticos como a Cosmobeauty depende de diversos fatores, como tendências de mercado, inovações tecnológicas, concorrência, regulamentações e mudanças no comportamento do consumidor. No entanto, nosso mercado tem demonstrado um crescimento consistente nos últimos anos, impulsionado pela busca crescente por produtos de cuidados com a pele e beleza. Fatores como o envelhecimento da população, maior conscientização sobre cuidados com a pele e o aumento da procura por produtos naturais e sustentáveis podem contribuir para um crescimento contínuo no setor. Além disso, a expansão para novos mercados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e estratégias eficazes de marketing também podem impulsionar a Cosmobeauty. Estamos sempre atentos às mudanças e preferências dos consumidores, além de nos adaptarmos às novas tecnologias e tendências sustentáveis. Com uma estratégia sólida, foco na inovação e atenção às demandas, afirmo que, com a Cosmobeauty, temos boas perspectivas tanto a curto prazo quanto no futuro. É acompanhar para ver.