Profissionais de Beleza

Tratamentos personalizados de estética: entenda por que é a melhor opção

O tratamento personalizado se sobressaem como melhor opção de terapia estética e deve alcançar também profissionais de beleza.

tratamento personalizado
Por Redação em 30 de agosto de 2021

Os procedimentos estéticos tem se tornado cada vez mais populares entre clientes que querem manter pele, cabelos e unhas jovens e saudáveis. No entanto, muitas vezes os resultados não são satisfatórios por diversos motivos: falta de capacitação do profissional; desalinhamento entre a expectativa e as possibilidades reais de mudança e; ausência de uma avaliação criteriosa das especificidades de cada pessoa. É nesse ponto que os tratamentos personalizados se sobressaem como melhor opção de terapia estética.

Ao aplicar as mesmas técnicas e produtos em qualquer indivíduo, os resultados podem ser diferentes e, inclusive, prejudiciais. Sarah Brasil, dermatologista na Clínica Dra. Sarah Brasil em Belém do Pará, acredita que o tratamento personalizado é o mais indicado. “Ele tem como objetivo tratar o paciente como um ser único, com suas individualidades e características próprias.  Cada paciente tem características faciais e corporais que o tornam quem ele é.  A prioridade é ressaltar o que ele tem de mais bonito e prevenir que a idade ‘apague’ isto”, argumenta.

Sem estereótipos

Dra Sarah Brasil Dermatologista

O tratamento personalizado foge de um padrão único de beleza e, por isso mesmo, oferece resultados mais harmônicos e naturais. “Não sou a favor de esteriótipos como ideias comumente difundidas de que bonito é ter bocão,  homem deve ter mandíbula proeminente ou toda mulher precisa ter rosto fino. Após avaliação, e juntamente com a queixa do paciente, chegamos a um denominador comum em que a beleza natural de cada um é ressaltada”, defende a dermatologista.

Para Sarah, esse tipo de atendimento é considerado a melhor opção já que não distorce a fisionomia das pessoas. “O paciente continua se enxergando no espelho como ele realmente é, sem mudanças exageradas”, ressalta.

Mas e quando o cliente pede um procedimento específico?

Hoje, ainda vemos muitos profissionais que, por medo de perder o cliente ou por falta de qualificação, realizam exatamente o que o indivíduo quer, desconsiderando muitas vezes o que, de fato, seria melhor para ele.

Por isso, Sarah recomenda que, quando uma pessoa já chega com uma ideia fixa de procedimento, é necessário explicar algumas características e levar todo o processo em parceria com ele. “Faço a avaliação com o paciente se olhando no espelho, mostrando para ele o objetivo em questão e benefícios do tratamento indicado. Geralmente chegamos juntos à melhor opção”, revela.

Nesse cenário, o tratamento personalizado é capaz de deixar clientes mais satisfeitos, prolongando a juventude e mantendo suas características próprias. Assim, Sarah dá uma dica importante: “O envelhecimento natural é a forma mais adequada de lidarmos com esse processo que todos estamos sujeitos. E prevenir é a melhor opção sempre”, aconselha.

Para além da dermatologia

Procedimentos estéticos mais simples também são realizados diariamente por profissionais de beleza, como cabeleireiros, podólogos, esteticistas, maquiadores, manicures e depiladores. Cada hidratação capilar, coloração, alongamento de unhas, aplicação de maquiagem, deve levar em consideração as peculiaridades de cada pessoa.

Por isso, é muito importante que todas essas especialidades estejam preparadas para oferecer tratamentos personalizados e, principalmente, devem ficar de olho para indicar um dermatologista quando necessário. A parceria entre profissionais é fundamental. “O médico dermatologista tem formação média de 10 anos para poder indicar os tratamentos adequados e, além disso,  sabe lidar com as possíveis complicações que os tratamentos podem gerar. Fazemos atualizações constantes para poder ajudar os pacientes da melhor forma. Porém, nenhum profissional consegue ser auto suficiente. Precisamos das outras especialidades para nos dar apoio e nos ajudar nos acompanhamentos”, diz Sarah.

A dermatologista ainda sugere que os profissionais de beleza fiquem atentos à questões mais sérias. “Qualquer pinta, queda de cabelo, problemas nas unhas são alguns exemplos que profissionais de beleza devem ficar de olho e encaminhar para um dermatologista”, finaliza.

Quer se aprofundar na sua área e estar mais apto a oferecer tratamentos personalizados dentro da sua especialidade de atuação? Invista nos Congressos Beauty Fair em 2021. As áreas contempladas são estética e cosmetologia, depilação, maquiagem, barbearia, extensão de cílios, manicures e podologia. Clique aqui e saiba mais.