Maquiagem vencida

Você usa maquiagem vencida? Entenda os danos que ela pode causar

Já se perguntou quais itens de maquiagem que você possui ainda estão no prazo de validade? Entenda os danos que a maquiagem vencida pode causar.

3 minutos de leitura

ShutterStock
Por Gleicy Palheta em 28/01/2022 Atualizado: 20/12/2023 às 12:28

Se você trabalha como maquiadora ou maquiador é possível que tenha muitos itens de maquiagem, mas já se perguntou qual deles ainda está no prazo de validade? Poucas pessoas se atentam para isso, mas o fato é que a validade não é apenas ilustrativa e deve servir como alerta para os danos que produtos vencidos podem causar. 

A data limite de uso de muitos produtos – inclusive de maquiagem – pode passar despercebida por grande parte das pessoas que, na correria do dia a dia, esquecem de fazer essa conferência básica. 

Para quem tem a maquiagem como profissão, o cuidado deve ser redobrado, pois o uso de itens vencidos pode causar danos à saúde das clientes, que vão desde uma irritação ou alergia, até sérias dermatites e outras infecções.

Quer saber mais sobre a data de validade de maquiagem e como fazer um controle eficiente? Leia até o final!

Entenda a validade da maquiagem

A data de validade de um item de maquiagem leva em consideração a composição do produto, além de testes dermatológicos, que são realizados previamente. De modo geral, o prazo médio é de 36 meses (3 anos), que pode ou não sofrer alterações de acordo com as características específicas de cada material.

Esse prazo pode ser influenciado pela forma como o produto é armazenado: exposição solar, exposição ao calor, umidade, lugares contaminados, etc. Esses fatores reduzem o tempo de vida da maquiagem, porque afetam diretamente nos componentes que ajudam a conservar o produto.

Quando esses conservantes perdem sua eficiência, deixa o produto sujeito a ação de fungos e bactérias, que podem trazer sérios problemas de saúde à quem usa.

Mas não é só isso. Uma maquiagem vencida também perde sua eficiência como pigmentação, aderência, capacidade de cobertura, etc. Por isso, observar esses fatores é fundamental para prevenir danos à saúde dos seus clientes, cabendo a você realizar esse controle.

Danos que a maquiagem vencida pode causar

Até parecem inofensivas, né? Mas as maquiagens vencidas são grandes vilãs de uma pele saudável e bonita. Mas não é só isso!

O vencimento altera a composição da maquiagem, por isso, o que era dermatologicamente liberado, passa a se tornar muito perigoso e pode gerar doenças como:

  • Acnes;
  • Alergias;
  • Ressecamento da pele;
  • Foliculite;
  • Dermatite (inflamação na pele);
  • Demodicidose (infecção por ácaro);
  • Conjuntivite bacteriana;
  • Blefarite (inflamação nas pálpebras);

É possível evitar que essas situações aconteçam, realizando o controle correto da validade dos itens de maquiagem, além de fazer o armazenamento correto, que pode contribuir para a durabilidade dos produtos.

Como fazer o controle da validade da maquiagem

Algumas atitudes são necessárias na hora de fazer o controle da validade dos seus itens de maquiagem. Em primeiro lugar, é preciso atenção à data de validade encontrada no rótulo ou embalagem do produto, assim, em caso de vencimento, o melhor a se fazer é realizar o descarte.

Claro, em algumas situações, fica difícil identificar a data de vencimento, por isso fique atento a características como alterações de cheiro, consistência, pigmentação. Todos esses são fatores indicativos de que seu produto pode estar prejudicado.

Além disso, você pode usar os seguintes parâmetros de datas de vencimento:

  • Rímel: 6 meses;
  • Batom: 24 meses;
  • Delineador: entre 6 e 12 meses;
  • Gloss Labial: entre 6 e 12 meses;
  • Corretivo: 18 meses;
  • Bases Aquosas: 12 meses;
  • Bases Oleosas: 18 meses;
  • Sombra Compacta: 36 meses;
  • Pó Compacto, Blush, Iluminador: entre 18 e 24 meses.

Outro fator que deve ser levado em consideração para aferir o vencimento da maquiagem é a forma de armazenamento. Por isso, sempre guarde seus itens em locais secos e abrigados da luz e calor, essas ações simples garantem maior durabilidade aos produtos. Além disso, fazer a higienização de pincéis, esponjas e outros acessórios previnem a proliferação de fungos e bactérias.

Outra coisa importante é checagens periódicas, com a finalidade de separar o que está vencido dos outros itens. Isso vai garantir segurança e saúde pra você e seus clientes, além de permitir que você desenvolva um trabalho sério e com credibilidade.

Gostou de saber mais sobre os danos que a maquiagem vencida pode trazer? Assine nossa newsletter e siga-nos no Instagram! Assim, você vai ficar por dentro de todas as notícias e tendências que rolam no mercado da beleza.