Passos para Criar Uma Rede de Contatos na Indústria de Cosméticos

4 passos para criar uma rede de contatos na indústria de cosméticos

Veja quatro passos para desenvolver sua própria rede de contatos na indústria de cosméticos e expandir sua marca junto dos maiores players do setor.

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Por Redação em 24/02/2023 Atualizado: 20/12/2023 às 12:27

A criação de uma rede de contatos é fundamental para marcas de cosméticos que querem expandir suas oportunidades locais e até mesmo internacionais. Essas conexões podem levar planos adiante, auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e abrir as portas para os primeiros passos da expansão exterior do seu negócio.

Continue lendo e saiba o que você deve fazer para conseguir impressionar outros players da indústria e aumentar sua lista de contatos!

1. Prepare sua apresentação

A apresentação da sua marca pode variar em formato a depender da ocasião, mas é fundamental que você esteja totalmente preparado para explicar o seu negócio e a sua visão de mercado.

Isso envolve coisas como:

2. Conheça assuntos relevantes

Um elemento importante da construção de uma rede de contatos é conseguir transmitir autoridade e conhecimento, especialmente para players mais estabelecidos dentro da indústria.

Informe-se sobre tendências, como a inteligência artificial aplicada a cosméticos, e busque realizar ou acessar pesquisas de mercado relevantes para o seu nicho. É preciso passar confiança para outras empresas para que a parceria possa aflorar.

3. Tenha planos de negócio

Se você quer tomar as rédeas da negociação e chegar a um acordo que possa beneficiar sua marca, você precisa ter uma visão clara dos objetivos que quer conquistar e de como cada player pode contribuir para o planejamento — e, claro, como você pode ajudar os negócios deles.

Esse tipo de planejamento envolve, entre outros pontos:

  • prazos para alcançar objetivos;
  • KPIs — indicadores de performance que deverão ser atingidos e mensurados;
  • etapas desenhadas.

Esse framework pode ser usado em lançamentos ou expansão internacional, por exemplo.

4. Participe de eventos de beleza

Os eventos profissionais de beleza são fundamentais para ter contato direto com representantes das mais diversas empresas envolvidas com o setor. No Brasil, a Beauty Fair — a maior feira das Américas voltada ao mercado de cosméticos — ocorre anualmente e reúne mais de 2 mil marcas.

Além desse projeto, a Beauty também promove outros eventos voltados para o desenvolvimento da indústria nacional, desde delegações para os laboratórios mais inovadores a pavilhões exclusivos para produtos brasileiros na maior feira de beleza do mundo.

Saiba como a Beauty Fair pode levar seu negócio para a Cosmoprof Bologna e entre em contato com players internacionais!