Indústria

Inteligência artificial aplicada a cosméticos: por que investir e como aplicar

O mundo está mais tecnológico e os consumidores do mercado de beleza também. Confira no artigo exemplos de inteligência artificial aplicada a cosméticos e acompanhe essa tendência tão importante!

Inteligência Artificial Aplicada a Cosméticos: Por Que Investir e Como Aplicar
Por Redação em 18 de janeiro de 2023

A inteligência artificial aplicada a cosméticos não é mais só uma novidade, mas também uma necessidade. Cada vez mais, o público do mercado nacional e internacional busca opções capazes de personalizar produtos às suas condições específicas. Entenda mais sobre isso e veja exemplos de grandes marcas!

IA é tendência no mercado de beleza

O mercado de beleza tem a necessidade de responder às demandas atuais dos clientes de cosméticos, segundo o vice-presidente global da incubadora de tecnologia da L’Oréal, Guive Balooch.

Para resolver dores comuns do público, como a busca pelo tom de base perfeito ou a rotina de skincare ideal, a inteligência artificial tem sido aplicada por marcas de cosméticos e outros produtos relacionados à beleza. Cada vez mais, os consumidores buscam soluções inovadoras, personalizadas e precisas às suas necessidades.

Exemplos de inteligência artificial aplicada a cosméticos

A inteligência artificial já chegou a muitas marcas, em forma de produtos e softwares. A marca Proven Skincare, por exemplo, utiliza um quiz para determinar a melhor rotina de cuidados com a pele para o usuário, por meio de uma base de dados com mais de 4 mil artigos científicos.

Já a empresa taiwanesa New Kinpo criou um espelho inteligente, o HiMirror, que analisa a pele para determinar o melhor tratamento e oferecer dicas e recomendações totalmente personalizadas ao rosto de cada pessoa.

A L’Oréal também lançou um dispositivo capaz não apenas de analisar a pele para entender a melhor rotina de skincare, mas também de criar produtos personalizados de cuidados e maquiagem. Seu nome é Perso e é uma das novidades mais revolucionárias do mercado no momento.

Outro exemplo é o Studio Virtual Try-On da marca global MAC, ferramenta que encontra a base perfeita para cada usuário pela câmera do celular. Além disso, o aplicativo também tem funções para que as pessoas experimentem batons e sombras, a fim de descobrir as melhores cores.

Todas essas medidas conseguem se adaptar a novos clientes, que estão em um mundo tecnológico e inovador. Por isso, executivos da área devem-se manter antenados a novidades e estratégias de inteligência artificial.

Você pode ter contato direto com os maiores destaques globais do mercado da beleza participando da missão da Beauty Fair na Cosmoprof’23 para marcas brasileiras, em um pavilhão exclusivo com os maiores players da indústria. Confira!