Profissionais de Beleza

Cabelos brancos e liberdade feminina: uma tendência para o seu salão ficar atento

O número de mulheres que assumem os cabelos brancos está cada vez maior, fato fortalecido pelo distanciamento social durante a pandemia.

Cabelos brancos
Por Gleicy Palheta em 21 de dezembro de 2021

Já refletiu sobre a ideia de que homens grisalhos sempre foram elogiados, enquanto mulheres tentavam esconder os cabelos brancos a todo custo? Essa realidade mudou e o empoderamento feminino veio para ficar. Não se trata de uma simples tendência, mas um caminho de mudança da sociedade que transforma as velhas ditaduras da beleza em objetos de libertação. Dentre tantos resultados dessa emancipação, os cabelos brancos vem ganhando cada vez mais destaque.

Não à toa, o número de mulheres que assumem os fios naturais está cada vez maior, fato fortalecido pelo distanciamento social durante a pandemia, onde muitas mulheres ressignificaram a beleza e bem-estar, priorizando conforto, naturalidade e qualidade de vida. “Eu me questionava bastante sobre colocar tanta química no meu cabelo. Então decidi tentar e pensei: se eu gostar do que vejo no espelho, vou continuar. Acontece que gostei e foi um grito de liberdade muito simbólico”, declara Giovanna Manetta, professora de italiano em São Paulo e modelo.

Com olhares que já vinham sendo construídos, os cabelos brancos ganharam ainda mais holofotes quando famosas começaram a assumir o visual. Esse é o caso de Samara Felippo, a atriz que fez a transição dos fios tingidos para os naturais grisalhos, o que causou um grande alvoroço nas redes sociais, além de muitas adeptas.

Esse movimento abre espaço para uma reestruturação dos salões de beleza, que podem apostar em técnicas que auxiliem essas mulheres na valorização dos cabelos grisalhos, consolidando uma grande oportunidade de mercado.

Personalidade e beleza

Cada vez mais, cabelos brancos são entendidos como sinônimo de estilo, beleza e naturalidade. Esse é o primeiro passo para atender essas clientes cheias de personalidade que resolveram abandonar as colorações e aderir aos fios naturais.

Dessa forma, o papel que os profissionais de beleza exercem para evidenciar a beleza desse estilo é fundamental. Segundo o hairstylist Diego Marcsant, são esses profissionais que vão orientar, tratar e deixar os fios mais saudáveis. “É muito importante que a pessoa que deseja fazer a transição ou que já use os cabelos grisalhos frequente o salão, já que estes fios tem uma textura diferente, vai perdendo massa, o que exige hidratações mais frequentes, propícia para cada tipo de cabelo e para evitar o amarelamento”, explica.

Além disso, é no salão de beleza que as clientes devem encontrar identificação, profissionalismo e parceria para assumir esse passo de libertação e reencontro. “É interessante também investir em um corte estiloso e frequente para que a cliente mantenha uma identidade mais jovial e moderna”, declara o cabeleireiro.

Cuidados que os cabelos brancos exigem

Se você é profissional de beleza, já deve saber que os cabelos brancos exigem cuidados especiais, afinal, são fios que passaram por um processo de despigmentação, o que os tornam mais vulneráveis às agressões diárias como calor, poluição, química, etc. “Aconselho o acompanhamento profissional a todas as minhas clientes com cabelos grisalhos, para que mantenham os cabelos com mais brilho, mais saúdáveis e com a textura alinhada”, diz Diego.

Por isso, incentive suas clientes a manterem as rotinas abaixo:

1. Uniformize o tom

Para conseguir o efeito perfeito grisalho ou platinado, não basta somente parar de colorir as madeixas. Se a pessoa ainda não tiver cerca de 80%  dos cabelos brancos, será necessário alcançar a cor correta através de procedimentos que envolvem retirada da coloração e adição do tom cinza desejado.

1. Corte em dia

A descoloração dos fios ocorre em razão da ausência dos melócitos, responsáveis pelo pigmento do bulbo capilar, consistindo em um processo natural do organismo.

Acontece que, em razão dessa despigmentação, os fios ficam mais frágeis e quebradiços. Assim, manter o corte em dias evita que as pontas duplas apareçam, além de prevenir a quebra e queda, o que deixa os fios bonitos e saudáveis.

2. Evite altas temperaturas

Os cabelos brancos, por serem mais delicados, são mais vulneráveis a altas temperaturas, que danifica esses fios.

Por isso, sempre que puder, evite processos térmicos, como secador, chapinha, etc. Agora, se for o caso de usar, jamais se esqueça dos protetores térmicos, eles são excelentes ferramentas para manter a saúde desses cabelos.

3. Produtos específicos

Os produtos específicos para cabelos brancos são indispensáveis. Isso porque os fios grisalhos possuem características únicas, o que torna importante o uso de produtos que atendam a essas necessidades:

  1. O uso de shampoos neutralizantes ajudam a eliminar o amarelado dos fios; 
  2. Produtos com ativos vegetais, ricos em minerais, vitaminas e nutrientes ajudam a deixar os cabelos fortes e saudáveis;
  3. O protetor solar capilar nunca deve ser esquecido;
  4. Produtos reconstrutores na reposição da massa capilar;

Pacotes para cabelos grisalhos

Com cada vez mais mulheres procurando o salão de beleza para alcançar grisalhos estilosos e bem cuidados, criar pacotes para esse público pode ser uma excelente estratégia de negócio.

A dica é que, além de sugerir esses serviços, você deixe bem clara a necessidade de cada um desses procedimentos e dê dicas de como cuidar dos cabelos brancos em casa, que vai auxiliar em todo o tratamento profissional.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de beleza, além de receber dicas para sua carreira e seu negócio? Assine nossa newsletter e siga-nos no Instagram!