Não é de hoje que as semanas de moda funcionam como projeções para ficar de olho no que estará em voga no setor de beleza. Logo após grandes eventos como esse, o varejo começa a se movimentar. A ideia é dar destaque e comercializar produtos com alto potencial para bombar no mercado. Daí vem a importância de conhecer as tendências da Semana da Moda de Nova York.
Esse ano, a perspetiva é ainda mais intensa. Com a volta dos acontecimentos presenciais, a promessa é de que a área da beleza comece a ferver. Foi nesse panorama que, depois de dois anos, a New York Fashion Week voltou às passarelas no início de setembro. O evento revelou as novidades que estarão em alta em 2023.
Assim, para antecipar quais produtos farão mais sucesso nas perfumarias, separamos algumas tendências de cabelos, peles e unhas que foram destaques nos desfiles. Confira:
Tendências da Semana de Moda de Nova York para Cabelos
- Sleeky hair
Estilo que deixa os fios bem colados à cabeça, também é chamado de efeito molhado ou glossy. Os cabelos podem ficar soltos, partidos lateralmente ou presos em coques atrás da cabeça. Esse estilo, que é associado à elegância, esteve presente nos desfiles de diversas marcas.
- Moicanos
Outra tendência que reapareceu foi o moicano, o qual traz um efeito mais dramático aos cabelos e remete à moda dos anos 1980. Na atualidade, é utilizado com coques contorcidos ou com apenas alguns fios espetados.
- Ondas e tranças
O ondulado continua com tudo, de acordo com a semana da moda de Nova York. A proposta é de cabelos com aspecto mais natural, mostrando que o estilo “menos arrumado” é o visual do momento. Já as tranças, amarradas em coques ou em rabos de cavalo no topo da cabeça, representam personalidade e poder.
Na perfumaria: o ideal é investir em produtos para a texturização, como géis, pomadas e fixadores, que garantem o efeito molhado e brilhante. Para os ondulados e tranças, cremes e sprays modeladores têm um bom apelo.
Tendências da Semana de Moda de Nova York para a Pele
- Natural
Uma pele bem preparada com hidratantes e séruns garante um aspecto iluminado e saudável. A skincare continua com tudo e teve até desfile de modelos usando máscara facial transparente, que deram o efeito “glass skin” (pele de vidro) junto aos looks. Nesse estilo, o efeito de pele “glow”, iluminada, ganhou as passarelas e se apresentou como tendência.
- Maquiagens marcantes
Batom vermelho, olhos coloridos, glitter e cílios postiços foram algumas das maquiagens que marcaram presença nas passarelas. As cores vibrantes também, que remetiam ao universo primavera/verão. Junto com a tendência de pele natural, as maquiagens marcantes em pontos estratégicos, como olhos e boca, ganharam realce.
Na perfumaria: investir em produtos, como hidratantes, máscaras faciais, óleos, séruns, com fator de proteção solar (fps) e tecnologia anti-sinal, que ajudam na preparação de uma pele mais natural. Além disso, será fundamental dar foco ao consumo de maquiagens com tons marcantes.
Tendências da Semana de Moda de Nova York para Unhas
- Unhas destacadas
As unhas das modelos também não ficaram de fora da composição dos looks. Febre há anos na internet, as “nail arts” (unhas artísticas), apareceram também como tendência na semana da moda de Nova York, em efeitos como brilhos, tons perolados e francesinhas coloridas.
Na perfumaria: evidenciar as cores vibrantes, esmaltes nutritivos, películas para nail art e materiais para alongamentos. Ampliar o mix de marcas também é uma boa estratégia para atender um público cada vez mais exigente com a qualidade da esmaltação.
Divulgação das Tendências da Semana de Moda de Nova York
As redes sociais são prova de que muitas tendências de moda e beleza surgem primeiro ali para depois aparecerem nas passarelas. As perfumarias devem aproveitar esse universo para realizar pesquisas diariamente e ativar os canais digitais para vendas, fazendo a divulgação de produtos, tutoriais, parcerias com influencers e blogueiras para conquistar a clientela fashionista.
Além disso, o contato via e-mail marketing com o consumidor deverá ressaltar que aqueles são produtos altamente procurados no mercado. Além disso, são os queridinhos das passarelas em grandes eventos.
Esse tipo de comunicação também deve ser incorporado no treinamento dos funcionários. Eles devem saber o que está em evidência para conduzir os clientes de forma mais assertiva.