Diversidade e inclusão na área da beleza: aprenda a promovê-la em seu negócio

Em 2003, a campanha “Dove pela Real Beleza” já desencadeava um movimento importante para o setor. Agora é necessário ir além.

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Por Renata Tarrio em 14/09/2022 Atualizado: 20/12/2023 às 13:50

A necessidade de garantir um quadro de funcionários diverso e inclusivo, em qualquer setor econômico, vem se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho. O fenômeno é impulsionado também pela pressão social e midiática em torno do tema. Atender aos apelos dos consumidores para uma maior diversidade e inclusão na área da beleza em campanhas publicitárias, por exemplo, permitiu com que o ramo se adaptasse aos novos tempos. 

Em 2003, a campanha “Dove pela Real Beleza” já desencadeava um movimento importante para o setor. Nas peças, foi retratado que a beleza não pertencia a um padrão único, por meio de pessoas de origens diversas, como negras e ruivas, e diferentes corpos. A campanha, considerada a melhor do século XXI pela AdAge, se tornou um marco para a indústria da beleza. Ela provou como uma marca pode se conectar com a realidade social e trabalhá-la como posicionamento estratégico.

Após duas décadas, muitas mudanças foram promovidas em outras marcas e indústrias da área da beleza. As transformações vão além da publicidade e alcançam o desenvolvimento de produtos, as vendas e os processos internos das empresas. Fica claro que é hora de se adaptar aos novos tempos e começar a empreender nessa jornada. Aprenda sobre como é possível aplicar a diversidade e inclusão na área da beleza.

Mas primeiro, o que é Diversidade e Inclusão?

A noção de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) é recente. O conceito de diversidade no ambiente de trabalho cresceu nos Estados Unidos no final dos anos 1980, se difundiu pelo mundo nos anos 1990, e veio se transformando de lá pra cá. 

Segundo relatório da Organização Mundial do Trabalho (OIT), globalmente, as características mais aplicadas ao conceito de diversidade são: gênero sexual, etnia, raça, idade. Recentemente, esse conceito se ampliou e compreende também as habilidades, valores pessoais e deficiências.

Nesse mesmo relatório, vários estudos têm mostrado que a diversidade no ambiente de trabalho só é bem-sucedida quando acompanhada de inclusão. Apenas recrutar novos funcionários diversos para compor o quadro não garante que esse panorama permanecerá ao longo do tempo. O que garantirá a retenção e a permanência dessas pessoas são as experiências de integração pelas quais elas passarão. Isso para que haja um senso de pertencimento ao grupo, com foco na valorização de suas habilidades, experiências e identidades que se apresentam no ambiente de trabalho.

Assim, Diversidade e Inclusão passam a andar lado a lado e, se bem construídos, atendem não somente a uma obrigação trabalhista, mas se tornam uma ativo estratégico para as organizações.

Então, por onde começar a Diversidade e Inclusão na área da beleza?

Para além de garantir a diversidade e inclusão na área da beleza através do quadro de funcionários, é importante ter atenção especial ao mercado consumidor. Afinal, os produtos são direcionados a quem vai comprá-los na ponta e realizar a experiência de uso.

Investir em pesquisa é uma forma de entender quem é o seu público atual. Características como: percentual de homens e mulheres, quantidade de brancos, pardos e pretos, classe, região, entre outros aspectos são relevantes para o seu negócio. Compreender essas características é fundamental para entender se o seu público é diverso e se suas ofertas estão atendendo a essa diversidade.

E como promover DEI na indústria da beleza?

Além de empregar pessoas diversas e realizar pesquisas de mercado para compreender o seu público, é necessário promover Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para novos produtos. Ainda é fundamental investir em tecnologias que atendam às demandas de uma clientela diversa.

A profusão de produtos para cabelos afros, por exemplo, é uma prova disso. Diversas marcas observaram o crescimento da demanda de cosméticos para cabelos cacheados e crespos e investiram na criação de novas linhas. São produtos de uso contínuo e rotineiro, como shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação, mas que também impulsionaram o segmento e trouxeram a necessidade de desenvolvimento de novos produtos, como gelatinas, ativadores e modeladores, utilizados diariamente para penteados e modelagem dos cachos.

A isso, soma-se a necessidade de comunicação nos canais digitais, bem como se a comunicação coerente com o público, trazendo personagens, influencers e vendedores que também representem a diversidade, afinal, uma boa publicidade precisa estar alinhada aos valores que a sua marca visa oferecer.

Dessa forma, passando pelas estratégias mencionadas, você estará muito mais perto de promover a diversidade e inclusão na área da beleza, dentro do seu negócio e junto aos seus clientes.

Ideias de DEI para perfumarias e salões de beleza

Se você é proprietário(a) de um negócio físico, como perfumarias e salões de beleza, é essencial fazer treinamento para o atendimento correto, compreendendo que para cada tipo de pessoa, pele, cabelo há um produto que pode melhor beneficiá-la.

Treinamento em vendas, com foco em diversidade e inclusão na área da beleza, é essencial para que essa abordagem na ponta seja satisfatória para o cliente, afinal, o consumo é também subjetivo e os clientes tendem a se identificar com os valores da marca. A loja também deve estar preparada para receber consumidores diversos, sem perpetuar preconceitos e com espaço aberto à acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, em um possível processo de expansão, é importante também diversificar a localização dos pontos de venda e estar atento ao público-alvo. Por exemplo, ao manter pontos de venda em diferentes estados do país ou mesmo em diferentes bairros da cidade, pode levar seu negócio a ampliar horizontes e aprender novas especialidades devido à diversidade e inclusão na área da beleza. 

Seja em qual for o tipo de negócio na área da beleza, mantenha profissionais especialistas nos diversos tipos de peles e cabelos, treine-os para a análise correta e promova uma cultura de atendimento que reconheça a diversidade da clientela. 

Diversidade e inclusão na área da beleza não é uma moda

Moda é passageira. A diversidade e a inclusão na beleza vieram pra ficar e fazem bem aos negócios. Invista no seu. Atualize-se com as novidades do mercado, observe a sua concorrência, adapte-se aos novos tempos. Sua clientela vai agradecer por se identificar e se sentir incluída à sua marca. 

A diversidade e inclusão na área da beleza fazem parte de várias transformações que o mercado está vivendo. Para saber mais sobre tendências como essa, assine a nossa newsletter e se destaque no setor.